Buscar

simulado 13

Prévia do material em texto

Questão 1/10
De acordo com o CPC, 2012c, citado por Abreu (2015, p.88) “Demonstrações consolidadas são as demonstrações contábeis de um grupo econômico, em que ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa da controladora e de suas controladas são apresentados como se fossem uma única entidade econômica”.
Sobre as visões nos processos de consolidação das demonstrações contábeis, relacione a 2ª coluna de acordo com a primeira e marque a sequência correta.
 
	
	A
	1 – 2 – 1 – 2
	
	B
	2 – 1 – 1 – 2
Você acertou!
Visão Segregada
 
As eliminações em cada demonstração e iniciam e se encerram nelas próprias, sem haver relação entre os demonstrativos.
A sua aplicação somente é possível, caso a Avaliação dos Investimentos tenha sido realizada previamente, com base no método da equivalência patrimonial.
 
Visão Integrada
Sempre que ocorrer uma eliminação a débito da DRE, haverá um débito no Balanço Patrimonial, geralmente na conta de resultados.
Caso ocorra a eliminação de dois valores idênticos na DRE (um crédito e outro débito), haverá a eliminação de ambos na conta de resultado do Balanço Patrimonial. Como o resultado não se alterará, esses lançamentos são restritos à DRE, sem reflexos no BP.
ABREU, Ari Ferreira, Aquisições  e Reestruturações Empresariais, Curitiba,  Intersaberes, 2015, p. 97
 
	
	C
	1 – 2 – 2 – 1
	
	D
	2 – 2 – 1 – 1
Questão 2/10
As empresas nascem, operam por um período de tempo, mas também podem morrer ou acontecer a dissolução das mesmas.
Analise as proposições e marque a sequência correta:
Observe as duas situações abaixo:    
  
1) As sociedades A e B se unem para formar a sociedade A, ou seja: A compra a B e forma a sociedade A.
2)  As sociedades A e B se unem para formar a sociedade C.
 
É correto afirmar que ocorreram, respectivamente, operações de
	
	A
	Cisão e incorporação.
	
	B
	Incorporação e fusão.
Você acertou!
Incorporação:
A incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações (Lei das S.A. - Lei n º 6.404, de 1976, art. 227; Código Civil - Lei n º 10.406, de 2002, art. 1116). Desaparecem as sociedades incorporadas, permanecendo, porém, com a sua natureza jurídica inalterada, a sociedade incorporadora.
Fusão:
A fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações (Lei das S.A. - Lei nº 6.404, de 1976, art. 228; Código Civil - Lei n º 10.406, de 2002, art. 1119). Com a fusão desaparecem todas as sociedades anteriores para dar lugar a uma só, na qual todas elas se fundem, extinguindo-se todas as pessoas jurídicas existentes, surgindo outra em seu lugar. A sociedade que surge assumirá todas as obrigações ativas e passivas das sociedades fusionadas.
ABREU, Ari Ferreira, Aquisições  e Reestruturações Empresariais, Curitiba,  Intersaberes, 2015, capítulo 03, P. 145 à148.
	
	C
	Fusão e cisão.
	
	D
	Fusão e incorporação.
Questão 3/10
Os acionistas dissidentes podem se retirar da sociedade e receber o reembolso do valor de suas ações nos termos dos arts.136 e 137 da Lei nº. 6.404/1976. Todavia, esse direito é restrito aos casos de cisão em que ocorram redução dos dividendos obrigatórios, mudança do objeto social ou participação em grupos de sociedade.
Neste contexto, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta.
No que diz respeito a Dissidentes  é correto afirmar que:
I – Em fusões e incorporações, esse direito somente é aplicável no caso de as ações da empresa não terem liquidez..
II – Se uma empresa tiver emitido debêntures, ela somente poderá passar por uma reestruturação societária  na hipótese de ser permitido o resgate dos títulos por um período de ao menos seis meses, a contar da publicação da ata da assembleia. Caso isso não ocorra, será necessária a aprovação da operação em assembleia de debenturistas, como determina o art. 231 da Lei nº 6.404/76.
III) Nos casos de incorporação ou fusão, o credor anterior que se sentir prejudicado por essas operações poderá pleitear judicialmente a anulação da operação a qualquer tempo.
IV – De acordo com o direito dos credores, a lei determina que, nos casos de cisão com extinção da empresa cindida, as sucessoras responderão solidariamente pelas obrigações da empresa.
Estão corretas
	
	A
	I – II – III
	
	B
	II – III
	
	C
	I – II – IV
Você acertou!
Está errada:
III) Nos casos de incorporação ou fusão, o credor anterior que se  sentir prejudicado por essas operações poderá pleitear judicialmente a anulação da operação a qualquer tempo. Correto é: No prazo de 60 dias depois de publicados os atos relativos à operação.
ABREU, Ari Ferreira, Aquisições  e Reestruturações Empresariais, Curitiba,  Intersaberes, 2015, capítulo 03, P. 155.
	
	D
	II – III – IV
Questão 4/10
Segundo Abreu (2011): “A contabilidade emprega métodos como a avaliação de investimentos e a consolidação de demonstrações contábeis para registrar as participações de empresas em outras companhias. ”
 
Analise as proposições e marque a correta.
De acordo com o CPC 18(R2) que trata sobre a Influência significativa, é correto afirmar que:
	
	A
	Em hipótese alguma pode existir influência significativa com uma participação inferior a 20% do capital votante.
	
	B
	Qualquer empresa tem influência significativa, se tiver com uma participação superior a 20% do capital votante.
	
	C
	Uma das evidências de influência significativa sobre a administração de uma investida é o intercâmbio de diretores ou gerentes.
Você acertou!
A única opção correta é: Uma das evidências de influência significativa é o intercâmbio de diretores ou gerentes.
ABREU, Ari Ferreira, Aquisições  e Reestruturações Empresariais, Curitiba,  Intersaberes, 2015, capítulo 01, P. 29.
	
	D
	A influência significativa é o poder de participar das decisões sobre políticas financeiras e operacionais de uma investida, desde que haja o controle individual ou conjunto dessas políticas.
Questão 5/10
De acordo com Abreu (2015) “As empresas brasileiras buscam recursos no exterior, em bancos e em organismos internacionais ou bolsas de valores.
Analise as proposições e marque (V) verdadeira e (F) Falsa, em seguida marque a sequência correta.
Sobre as moedas funcional, estrangeria e de apresentação é correto afirmar que:
(  ) A moeda em que serão apresentadas as demonstrações contábeis devem sempre coincidir com a moeda funcional.
(  ) A moeda que será apresentada as demonstrações contábeis, podem ou não coincidir com a moeda funcional.
(  ) Mesmo para empresas instaladas no Brasil, o real pode ser considerado uma moeda estrangeira
(   ) Uma das considerações para determinação da moeda funcional é “qual moeda influencia mais os preços e os custos.
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	V – F – F – F
	
	D
	F – V – V – V
Você acertou!
É Falsa
A moeda em que serão apresentadas as demonstrações contábeis devem sempre coincidir com a moeda funcional – correto é: A moeda que será apresentada as demonstrações contábeis, podem ou não coincidir com a moeda funcional.
ABREU, Ari Ferreira, Aquisições  e Reestruturações Empresariais, Curitiba,  Intersaberes, 2015, capítulo 03, P. 193 E 194.
Questão 6/10
Segundo Abreu (2011): “A contabilidade emprega métodos como a avaliação de investimentos e a consolidação de demonstrações contábeis para registrar as participações de empresas em outras companhias. ”
Analise as proposições e marque a correta.
Sobre o Método de equivalência Patrimonial é correto afirmar que:
	
	A
	Nesse método, independentemente de quando ou quanto foi gerado de lucro ou reserva, o que importa são as datas e os atos formais de sua distribuição, não reconhecendo na empresa investidora os lucros e as reservas geradas e não distribuídas pela empresa coligada.
	
	B
	Nesse método, os resultados e quaisquer outras variações patrimoniaisda investida são reconhecidas (contabilizados) na investidora no ato de sua geração, não importando o fato de serem ou não distribuídos pela empresa investida.
Você acertou!
Nesse método, os resultados e quaisquer outras variações patrimoniais da investida são reconhecidas (contabilizados) na investidora no ato de sua geração, não importando o fato de serem ou não distribuídos pela empresa investida.
 
ABREU, Ari Ferreira, Aquisições  e Reestruturações Empresariais, Curitiba,  Intersaberes, 2015, capítulo 01, P. 80 -81.
	
	C
	Baseia-se no fato de a investidora só registrar as operações ou as transações baseadas em atos formais, pois, realmente registram-se os dividendos como receita no momento em que são declarados e distribuídos, ou, então, reconhecidos pela empresa investida
	
	D
	Nesse método, prevê o registro do investimento com base em seu valor de aquisição, podendo haver redução do valor do teste de redução ao valor recuperável dos ativos. Nesse caso, os dividendos recebidos são considerados receitas e não influenciam o valor do investimento.
Questão 7/10
As empresas nascem, operam por um período de tempo, mas também podem morrer ou acontecer a dissolução das mesmas.
Analise as proposições e marque a correta.    
“Operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações”.
Estamos falando de:
	
	A
	Fusão de Sociedades
Você acertou!
Fusão de Sociedades - Operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações
ABREU, Ari Ferreira, Aquisições  e Reestruturações Empresariais, Curitiba,  Intersaberes, 2015, capítulo 03, P. 145.
	
	B
	Cisão de Sociedades
	
	C
	Incorporação de Sociedade
	
	D
	Dissolução de Sociedade.
Questão 8/10
Com relação aos aspectos contábeis e considerando a NBC TG* 15 (CFC,2011) e o Pronunciamento Técnico CPC ** 15 (R1) (CPC, 2011 a) que introduziram procedimentos contábeis aplicáveis à combinação de negócios. Inicialmente, cabe destacar alguns termos e conceitos empregados.
Assim, analise as alternativas que melhor definem os conceitos da questão e abaixo e marque a sequência correta.
a)____________________ é a entidade que obterá o controle do negócio, sucedendo ao proprietário.
b)____________________ é o detentor da participação em um negócio que será transacionado.
c)_____________________é a sociedade que está sendo negociada.
d)_____________________ é uma operação ou outro evento por meio do qual um adquirente obtém o controle de um ou mais negócio, independentemente da forma jurídica da operação.
	
	A
	Proprietário; Adquirente; Adquirida e Combinação de valores.
	
	B
	Adquirente; Proprietário; Adquirida e Combinação de Negócios.
Você acertou!
Adquirente:  é a entidade que obterá o controle do negócio, sucedendo ao proprietário.
Proprietário: é o proprietário da participação em um negócio que será transacionado.
Adquirida: é a sociedade que está sendo negociada.
Combinação de negócios: é uma operação ou outro evento por meio do qual um adquirente obtém o controle de um ou mais negócio, independentemente da forma jurídica da operação.
 
ABREU, Ari Ferreira, Aquisições  e Reestruturações Empresariais, Curitiba,  Intersaberes, 2015, capítulo 03, P. 159.
	
	C
	Adquirida; Adquirente; Proprietário e Combinação de Contrato.
	
	D
	Proprietário, Adquirente, e Adquirida e Combinação de Operação.
Questão 9/10
De acordo com Abreu (2015) Derivativos são instrumentos derivados de outros ativos ou indicadores. Dessa forma, seus retornos estão associados aos ativos ou indicadores-base, denominados ativo – objeto.
Analise as proposições e marque a correta.
Sobre o Especulador mencionado no Contrato a Termo é correto afirmar que:
	
	A
	São prejudiciais ao mercado, pois buscam usar técnicas questionáveis de negociação.
	
	B
	Sua existência diminui a quantidade de negócios, o que dificulta a operação do Hedge.
	
	C
	Sua existência aumentam a quantidade de negócios, o que facilita a operação do Hedge.
Você acertou!
O Especulador - Sua existência aumentam a quantidade de negócios, o que facilita a operação do Hedge.
ABREU, Ari Ferreira, Aquisições  e Reestruturações Empresariais, Curitiba,  Intersaberes, 2015, capítulo 05, P. 230.
	
	D
	Um especulador tem menos informações que os demais agentes de mercados, portanto, não estão expostos a riscos.
Questão 10/10
De acordo com Abreu (2015) Derivativos são instrumentos derivados de outros ativos ou indicadores. Dessa forma, seus retornos estão associados aos ativos ou indicadores-base, denominados ativo – objeto.
Analise as proposições e marque a correta.
 
“Esse tipo de contrato são transacionados em bolsa em uma maior escala. Além disso, podem ser encerrados a qualquer tempo, sem a necessidade de aguardar a data do vencimento. ”
Estamos falando do:
	
	A
	Opções
	
	B
	Swaps
	
	C
	Contrato Futuro
Contrato Futuro
Esses tipos de contrato são transacionados em bolsa em uma maior escala. Além disso, podem ser encerrados a qualquer tempo, sem a necessidade de aguardar a data do vencimento
ABREU, Ari Ferreira, Aquisições  e Reestruturações Empresariais, Curitiba,  Intersaberes, 2015, capítulo 05, P. 231.
	
	D
	Contrato a Termo

Continue navegando