Buscar

II Forum UVA Horizonte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

II Fórum Universitário de Horizonte: a inclusão social numa perspectiva interdisciplinar
11 e 12 de novembro de 2015
GERENCIAMENTO DA MARCA PESSOAL VOCÊ É SEU MAIO PATRIMÔNIO.
Professor orientador: Luis Aires de Queiroz Junior
Autor: Andréia Maria Ramos
Primeiro coautor: Lenilda Barros de Oliveira Miguel 
Segundo coautor: Eveline Carneiro Costa
Terceiro coautor: Mary Celia da Silva Ferreira
E-mail para comunicação: andreia.ramos@sucosjandaia.com
Tipo de apresentação: (  ) oral (x) painel
Palavras-chave – Marketing; Competitividade; Marketing pessoal; Mercado profissional; Necessidade organizacional.
	
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo explanar sobre a importância da comunicação e entrega do valor de uma marca pessoal, onde o profissional depois de identificar sua qualidade e pontos de melhoria em relação a um mercados alvo, deve posicionar-se levando em consideração as necessidades organizacionais desse mercado alinhados aos seus diferenciais criando assim uma vantagem competitiva de sua marca em relação a crescente concorrência. Entretanto é interessante ressaltar a maneira de comunicação deste profissional de forma ética, e suas consequências caso projete uma imagem dissonante ao produto divulgado, frustrando as expectativas do consumidor e desgastando a marca pessoal a longo prazo. A analise do gerenciamento da Marca Pessoal pode ser considerado como um conjunto de expectativas, imagem e percepções que são criadas nas mentes das pessoas quando elas veem ou ouvem um nome, produto ou logo.
Segundo Randall Hansen (2007:2) o gerenciamento da Marca Pessoal é mais importante do que todo tempo e dinheiro empregados em marketing e vendas. Assim como nos negócio o gerenciamento da Marca Pessoal é mais eficaz, poderoso e sustentável do que marketing e vendas e pode ser definido como uma promessa de valor do produto, comprovando que o produto é melhor que todos os seus concorrentes. 
Para Arthur Bender (2009) a maioria dos profissionais em quase todos os níveis, idades e fases da carreira sofre do mal de não saber gerenciar sua jornada profissional. Essa negligência com a administração da carreira tem sido a fonte de vidas frustradas, de profissionais anônimos, e extremamente infelizes com o que fazem todos os dias. Observa-se profissionais que acabaram de ingressar no mercado, recém-formados, com todo o gás possível, mas completamente perdidos com o destino de suas marcas e carreiras. Muitos deles estão cheios de sonhos, mas sem nenhum objetivo concreto nem ideia alguma da estratégia que utilizarão para realizar esses sonhos. 
A importância do gerenciamento da Marca Pessoal oferece uma excelente estrutura e um guia para construir, implementar, manter e cultivar uma Marca Pessoal autêntica, distinta, relevante, consistente, transparente e memorável. Sua marca pessoal deverá refletir sempre seu verdadeiro caráter e deve ser construída a partir dos seus valores.
Introdução
Com o mercado cada vez mais competitivo as empresas buscam pessoas   que tenha destaque e o gerenciamento da Marca Pessoal é essencial para o desenvolvimento de carreiras e ferramentas eficaz porque defini quem somos, em que acreditamos, o que nos torna únicos, especiais e diferentes, como somos ótimos e por que devemos ser contratados. Temos como forte influência as mudanças de como nos comunicamos, a internet elevou cada uma de nós a posição de editor. E-mails, grupos de discussão, quadro de avisos, blogs e networks de opiniões nos oferecem a oportunidade de aprender, de obter visibilidade para nos mesmos ou para nosso negócio. 
As pessoas desejam fazer negócio com quem já conheçam ou com pessoas em quem possam confiar, com quem tenham algum tipo de conexão e com quem se relacionem. Se você for uma presença ou marca conhecida, amigável e consistente, as pessoas terão o sentimento de que o conhecem e, assim serão mais receptivas a fazer negócio, portanto o Gerenciamento da Marca Pessoal é essencial para o desenvolvimento dos negócio. Especialmente nos dias atuais quando as empresas se tornaram símbolos de cobiça, fraude e corrupção, Para (Montoya, 2005:3) o fato de acreditar mais nas pessoas do que nas empresas, os clientes procuram uma experiência pessoal e intima com alguém que poderá moldar um serviço especialmente para elas. Um indivíduo pode ser responsabilizado mais facilmente do que uma empresa. As pessoas se preocupam mais com seus clientes e têm mais a perder do que as empresas. 
Para o autor (Hubert Rampersad, 2008:1) a maior parte das decisões de compras se baseiam em confiança com que as pessoas sentem em relação a um produto, serviço ou indivíduo. A marca vem falar de si mesmo quando se destaca pelo conjunto de expectativas, imagens e percepções são criadas por ela na mente das pessoas que as vêem ou ouvem um nome, produto ou logo. 
Atualmente constatou-se que a maioria dos profissionais em quase todos os níveis, idades e fases da carreira sofre do mal de não saber gerenciar sua jornada profissional. São pessoas habilidosas, com grande preparo, e estudiosas, mas que em certo momento da vida percebem que perderam as rédeas da carreira e que ela correu solta, para lugares e situações não planejadas. 
Ao longo dos anos, observou-se como tem sido alto o preço a pagar para aqueles que permitiram que sua carreira andasse ao sabor do vento, sem controle ou com o controle de terceiros, com objetivos e interesses que na maioria das vezes vão contra os seus próprios. Essa negligência com a administração da carreira tem sido a fonte de vidas frustradas, de profissionais anônimos, e extremamente infelizes com o que fazem. Boa parte dessas pessoas acreditou que, ingressando numa boa companhia, numa grande empresa, as coisas ficariam estabelecidas e deixou tudo correr. Outros sempre esperaram o reconhecimento que deveria ter havido e não houve, foram surpreendidos por processos de reestruturação, cortes e enxugamentos e, quando caíram do pedestal, já era tarde demais. Carreiras descontroladas e sem gerenciamento em todos os níveis e etapas, estudantes totalmente indecisos com o que de fato querem fazer e que preferem esperar até terminar o curso para pensar. Observa-se profissionais que acabaram de ingressar no mercado, recém-formados, com todo o gás possível, mas completamente perdidos com o destino de suas marcas e carreiras. Muitos deles estão cheios de sonhos, mas sem nenhum objetivo concreto nem ideia alguma da estratégia que utilizarão para realizar esses sonhos. Não conhecem o mundo fora da universidade, com uma competição extrema, cheio de excessos, com milhares de candidatos qualificados e uma disputa não muito justa. Os mais esclarecidos, com condições financeiras para isso, apostam na qualificação. Partem para especializações, dominam mais de um idioma, sentem-se preparados. Acreditam que rechear o currículo com bons cursos, às vezes com mais de uma especialização, será a garantia do futuro e de uma carreira brilhante. 
O problema está centralizado na confiança de que os currículos impecáveis, e o domínio do conhecimento na profissão, ou até mesmo o conhecimento profundo de um língua ou mais, serão o suficiente para garantir uma vaga no mercado. Assim percebemos a diferença entre os que estão conscientes do seu papel como gerenciadores de marca e a grande maioria que simplesmente entra no mercado como pessoas que esta perdidas em uma caçada por oportunidades de trabalho.
Nesta introdução pode-se perceber a importância do gerenciamento da Marca Pessoal que oferece uma excelente estrutura e um guia para construir, implementar, manter e cultivar uma Marca Pessoal autêntica, distinta, relevante, consistente, transparente e memorável. Sua marca pessoal deverá refletir sempre seu verdadeiro caráter e deve ser construída a partir dos seus valores, forças, singularidades e genialidade, se construído desta forma você estará criando também uma vida plena de realizações e automaticamente atrairá pessoas e oportunidades que seja perfeitas para você. 
Objetivos
Este trabalhocientífico tem por objetivo possibilitar a identificação da necessidade de construir a própria marca pessoal e, como comunicar essa marca ao mundo de forma persuasiva. Por focar numa perspectiva de melhoria e conhecimento do gerenciamento da marca pessoal esse tipo de pesquisa, segundo (Hubert Rampersad, 2008:65), busca analisar os pontos fortes e fracos, as correspondentes ameaças e oportunidades, realizado a auto avaliação e definindo seu estilo pessoal, com estas informações você deverá definir os objetivos da marca pessoal que devem estar relacionados às quatros perspectivas: Interna, externa, de conhecimento e aprendizado e financeiro. Como procedimento, optou-se por realizar uma pesquisa bibliográfica, já que o problema da pesquisa envolveu uma nova abordagem por isso encontrou-se na pesquisa bibliográfica a melhor alternativa para explorar o objeto deste trabalho. 
Metodologia
O presente trabalho referindo ao estudo o descritivo com abordagem qualitativa. Onde se aborda o desenvolvimento da marca pessoal com analise das qualidades de referências para a melhoria da performance do gerenciamento da marca pessoal, que prover uma excelente estrutura e um guia dos caminhos para formular e implementar uma marca pessoal sustentável poderosa e autêntica. 
Resultados e Discussão
O objetivo do Gerenciamento da Marca Pessoal é apresentar os profissionais ao mercado e aos públicos de interesse, administrar a comunicação entre eles e construir relacionamentos sólidos. Nesta pesquisa foi possível perceber que essa atuação da profissão se sustenta, principalmente ao considerar a pessoa assessorada como uma marca. Atualmente, o gerenciamento da marca pessoal está mais próxima das Relações Públicas que do marketing, isso faz com que o êxito seja alcançado quando as marcas pessoais são geridas a partir dos princípios e das técnicas adequada para formação desta.
A pesquisa bibliográfica sobre o tema tornou compreensível que investimento na marca pessoal pode aproximar as pessoas dos seus objetivos profissionais. O gerenciamento da Marca Pessoal deve, então, ser considerado uma importante ferramenta, pois é através de uma marca pessoal bem definido que os indivíduos afirmam sua identidade: seus valores, preferências, perspectivas e estilo de vida seja pessoal e profissional. É primordial, então, que os profissionais que buscam definir sua marca busquem atuar na gestão de marcas pessoais estejam atualizados sobre o tema abordado neste trabalho, conheçam as técnicas e mantenham uma rede de contatos com profissionais da área. A eficácia depende, exclusivamente, da capacidade do profissional de perceber as necessidades de mudanças e adequações para o fortalecimento da marca pessoal e da habilidade de guiá-lo por um caminho que o leve a um estado de melhoria contínua.
	
Considerações Finais
O gerenciamento da marca pessoal surge como uma ferramenta para alcançar o sucesso profissional sem se descuidar dos detalhes em todas as áreas. Em qualquer empresa há pessoas que se destacam, alcançam postos importantes nas empresas e a carreira é pontilhada pelo sucesso. Elas fazem gerenciamento da marca pessoal, considerando um fator positivo para a carreira. Cuida bem da imagem é garantir e ampliar as oportunidades de crescimento profissional, uma vez que é fundamental ter uma imagem de uma pessoa de valor, inteligente, simpática, ética e competitiva, ter a marca pessoal, é valorizar o ser humano em todos seus atributos e características. Visa possibilidade a utilização plena das capacidades e potencialidades na área profissional e na vida pessoal.  Sua capacidade auxiliar a inserção no mercado que é efetivamente, uma vantagem competitiva onde os Profissionais perdidos são aqueles que não buscam a diferenciação quanto ao desenvolvimento da Marca pessoal e a valorização do perfil profissional, os anônimos permanecem no esquecimento por não terem ambição da busca pela o poder da conquistar a sua marca pessoal. O Reconhecimento do profissionalismo como um modelo e autentico de marca pessoal corporativa e empresarial, ocorre para os que trazem a excelência, estrutura e um guia dos caminhos para formular e implementar uma marca sustentável, poderosa e autêntica.
Referências 
RAMPERSAD, Hubert O DNA da sua marca pessoal: Um novo caminho para construir e alinhar uma marca vencedora/Hubert Rampersad; tradução Ricardo Bastos Vieira. -Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
BENDER, Arthur Personal branding. Construindo sua marca pessoal. São Paulo: Integrare Editora, 2009.
�PAGE �
�PAGE �4�

Continue navegando

Outros materiais