Buscar

Avaliação de Gestão Pública Participativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0610_AVS_201404066276 » GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 201404066276 - 
	Professor:
	ANDRE DE JESUS MENEZES
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 1,5  Data: 06/04/2016 20:17:00
	
	 1a Questão (Ref.: 201404262507)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Você já imaginou como um gestor público pode administrar uma cidade sem a participação dos cidadãos e da própria sociedade local? Afinal, sem o princípio democrático da participação local, realmente, não se pode administrar qualquer proposta ligada a coisa pública. Desta forma e considerando o que estudamos nas aulas conceitue Administração Pública:
		
	
Resposta: Resposta: A Adminsitração Publica pode ser conceituada como um conjunto harmônico de princípios juriídicos que regulam os órgãos, os agentes e as atividades tendentes á execução da função administrativa do Estado, sempre voltado para o interesse público.
	
Gabarito: a Administração Pública significa a totalidade de serviços e entidades ligados ao Estado. De modo concreto, é esse mesmo Estado atuando solidamente visando a satisfazer o bem comum de indivíduos em uma coletividade sob seu domínio, nas esferas federal, estadual e municipal de governo, podendo estas duas últimas esferas gozarem de maior ou menor autonomia político-administrativa em relação à primeira.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): a Administração Pública significa a totalidade de serviços e entidades ligados ao Estado. De modo concreto, é esse mesmo Estado atuando solidamente visando a satisfazer o bem comum de indivíduos em uma coletividade sob seu domínio, nas esferas federal, estadual e municipal de governo, podendo estas duas últimas esferas gozarem de maior ou menor autonomia político-administrativa em relação à primeira.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404262803)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	O conceito de federalismo é muito amplo, pois incorpora em seu bojo um espectro de significados jurídicos que se imbricam entre si tais como a autonomia dos entes federativos, a repartição constitucional de competências, o princípio democrático, a separação de poderes, o conceito de soberania popular e muitos outros. Neste contexto a Constituição Federal de 1988 define regras consubstanciadas no chamado Pacto Federativo. Pergunta-se: Em linhas gerais, o que estabelece o Pacto Federativo?
		
	
Resposta: Resposta: O pacto federativo estabelece que o Estado soberano é a União (poder central) e que os demais entes da federação tais como: Estados, Distrito e municipios possuem autonomia politica,administrativa e financeira. Também ha uma constituição que regula os principios jurídicos do Estado federado.
	
Gabarito: O Pacto Federativo é um acordo firmado entre a União e os Estados federados. Este acordo estabelece as funções, direitos e deveres de cada um deles. Por ser o Brasil uma união federativa, teoricamente, o governo deveria ser descentralizado, assim como a arrecadação tributária, deixando ao governo federal funções como a defesa nacional, emissão da moeda, e a política externa.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O Pacto Federativo é um acordo firmado entre a União e os Estados federados. Este acordo estabelece as funções, direitos e deveres de cada um deles. Por ser o Brasil uma união federativa, teoricamente, o governo deveria ser descentralizado, assim como a arrecadação tributária, deixando ao governo federal funções como a defesa nacional, emissão da moeda, e a política externa.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404250265)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A respeito do paradigma do cliente na gestão pública, assinale a opção correta.
		
	
	A administração pública voltada para o cliente menospreza a qualidade dos serviços, uma vez que o seu objetivo é atender a demanda do cidadão no menor prazo possível.
	
	A administração pública com foco no cliente visa à construção de uma gestão eficiente, mesmo que os valores democráticos tenham de ser abandonados.
	
	As organizações governamentais recebem claros sinais do mercado e conseguem avaliar facilmente a necessidade dos seus clientes.
	 
	Uma das principais características de uma administração pública com alto desempenho é a reestruturação de seus serviços e processos de trabalho, para satisfazer as necessidades de seus clientes
	
	A gestão com foco no cliente pode ser facilmente adaptada da administração privada para o setor público, desde que a aplicação de alguns princípios básicos que regem as organizações públicas, tais como igualdade e transparência, seja amenizada.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404250297)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A habilidade gerencial voltada para o aprendizado da administração, a partir do estoque de conhecimentos existentes, desde a definição de objetivos e a formulação de políticas até ao conjunto de idéias sobre estruturas, processos e comportamentos organizacionais, é a habilidade.
		
	
	Da ação.
	 
	Cognitiva.
	
	Analítica.
	
	De relações pessoais.
	
	Comportamental.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404250255)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando se está diante de um ato administrativo oriundo de um órgão colegiado, e que representa a vontade majoritária dos seus componentes, o mesmo se materializa por meio de:
		
	
	Ordem de serviço.
	
	Resolução conjunta.
	
	Portaria conjunta.
	 
	Deliberação.
	
	Decreto.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201404775768)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O que é correto sobre o conceito de Governança Pública?
		
	 
	Reflete um novo paradigma de administração pública, pois busca a ampliação da participação de novos atores, como os agentes privados e o terceiro setor, na formulação e gestão das políticas públicas.
	
	Representa uma nova abordagem para a administração pública, pois, por ser um conceito importado do setor privado, privilegia a atuação privada na formulação e condução das políticas públicas.
	
	Representa uma continuidade dentro do paradigma dos modelos gerenciais de administração pública, baseando-se nos preceitos de centralidade, hierarquia e verticalização.
	
	Apresenta um novo modelo de administração pública que reduz a preocupação dos gestores com os resultados das políticas públicas, uma vez que privilegia a sinergia entre público e privado.
	
	Traz uma nova perspectiva para a administração pública, pois reafirma o papel do Estado como condutor exclusivo e executor direto das políticas públicas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201404250239)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Souza, J. A. R. (2007), em artigo publicado na Revista APASE nº 6 sobre o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), analisa alguns aspectos do controle social como parte do processo de democratização, com base nos preceitos constitucionais. A respeito do controle social de ações governamentais, ele afirma que
I. O controle social deve ser encarado como um pesado fardo pela sociedade civil; por não poder confiar nos governantes, ela se vê obrigada a vigiá- los e, se preciso, puni-los.
II. No processo de redemocratização, a expressão "controle social" passou a ser aclamada numa perspectiva de incorporar a participação da comunidade na gestão das políticas públicas, com reflexos na Constituição Federal/88, obtidos pela atuação do movimento social.
III. A participação da sociedade em funções de planejamento, acompanhamento e avaliação de políticas públicas levou à institucionalização dos Conselhos de Políticas Públicas, como espaços públicos legítimos de articulação entre governo e sociedade.
Está correto o contido apenas em:
		
	
	I e III.
	 
	II e III.
	
	I e II.
	
	Nenhuma das anteriores.
	
	I, II e III.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201404256665)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo a Constituição Federal, tem competência pararealizar a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União no que se refere à legalidade, legitimidade e economicidade:
		
	
	O Congresso Nacional e as entidades representativas da sociedade organizada.
	 
	O Congresso Nacional e o sistema de controle interno de cada Poder.
	
	O Ministério Público Federal, a Polícia Federal e as Comissões do Congresso Nacional.
	
	A Câmara dos Deputados, por intermédio de suas comissões permanentes e o Tribunal de Contas da União.
	
	A Comissão Mista de Orçamento e Planos e o Tribunal de Contas da União.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201404257196)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O planejamento estratégico na gestão pública pode constituir-se em um instrumento para tornar mais democrática a gestão no âmbito das políticas sociais. Quanto a esse tipo de planejamento pode-se afirmar que:
		
	
	Se caracteriza pelo poder de correlação de forças que o gestor estabelece no processo com os demais atores sociais, decidindo os caminhos a serem seguidos baseado apenas na sua experiência acumulada.
	
	Parte do conhecimento da realidade por meio de um único diagnóstico, ressaltando exclusivamente a importância da efetividade econômica nas decisões a serem tomadas.
	 
	Enfatiza a capacidade de ação dos atores envolvidos, em um determinado contexto histórico, considerando como central o componente político nas decisões a serem tomadas.
	
	Pressupõe comportamentos previsíveis e estáveis dos atores envolvidos sem considerar a realidade objetiva na qual estão imersos, resultando em transformações radicais nessa realidade.
	
	É um tipo de planejamento normativo, em que as propostas vão sendo construídas com os sujeitos envolvidos, de acordo com a realidade em que estão inseridos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201404258640)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O conceito de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) expressa o compromisso da empresa com a adoção e a difusão de valores, conduta e procedimentos que induzam e estimulem o contínuo aperfeiçoamento dos processos organizacionais para que resultem em melhoria da qualidade de vida da sociedade. Com base nesse conceito, que pressupõe um estágio avançado de RSC, afirma-se que essas empresas:
		
	 
	Implementam ações voltadas para os agentes com os quais interagem em uma perspectiva de longo prazo.
	
	Praticam ações voltadas ao seu público interno e familiares, em atendimento à legislação trabalhista.
	
	Adotam a educação ambiental como estratégia de comunicação, voltada para atender às demandas da comunidade.
	
	Estimulam os funcionários à prática de voluntariado, com a finalidade de aumentar os ganhos de capital.
	
	Divulgam as ações de RSC que praticam em modelo de relatório aprovado pela diretoria.

Outros materiais