Buscar

ESTUDO DIRIGIDO DE Citoesqueleto UFRB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Prof. Fábio David Couto 
Aluno 
Estudo dirigido citoesqueleto
Cite os elementos que fazem parte do citoesqueleto das células eucarióticas. R= Os Microfilamentos, os Microtubulos e os Filamentos intermediários
2.	Os organismos procarióticos apresentam citoesqueleto ? Discutir com o docente. R= Não, os procariotos possuem proteínas semelhantes.
3.	Descreva a estrutura de cada elemento que compõe os elementos do citoesqueleto e a sua organização molecular. R=Os microfilamentos formados por proteínas denominada actina, Microtubulos formado por proteínas chamada tubulina, e os filamentos intermediários formado por proteínas queratina.
4.	Descreva a(s) função(ões) de cada elemento que compõe o citoesqueleto das células eucarióticas. R=Os Microfilamentos geralmente se localizam próximo a MP ligando as proteínas da MP intracelular e tem como funções manter a forma e da sustentação a célula como microvilosidades , auxilia na contração muscular. Os filamentos intermediários tem como função sustentar as organelas citoplasmática e nas junções celulares. Os Microtulos é importante para transporte de vesículas e organelas citoplasmáticas e na formação e movimentação de cílios e flagelos .
5.	Cite os diferentes tipos e algumas funções dos filamentos intermediários.
 R=Existem três classes de filamentos intermediários: os filamentos de queratina (nas células epiteliais), a vimentina (nas células musculares) e os neurofilamentos (nas células nervosas). Os filamentos intermediários encontrados no núcleo são responsáveis pela formação da lâmina nuclear, constituindo uma espécie de malha bidimensional que reveste e reforça a superfície interna da membrana nuclear.
6.	Qual o tipo de elemento do citoesqueleto que compõe a lâmina nuclear ? 
 R=Filamentos intermediários.
7.	Descreva o processo de desorganização da membrana nuclear, descreva o papel do citoesqueleto neste processo, e qual a importância da desorganização da membrana nuclear no processo da divisão celular. 
8.	Cite exemplos de doenças genéticas, decorrentes de mutações em genes que codificam proteínas do citoesqueleto, descrevendo objetivamente a patogênese da doença. 
�

Outros materiais