Buscar

Simulado de Geotecnia Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado de Geotécnia Ambiental
	 1a Questão (Ref.: 201603079149)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em muitas nações, o excesso de lixo foi resolvido mediante sua deposição em lugares próximos ao núcleo urbano: os aterros, definidos como instalações físicas utilizadas para recebimento, na superfície do solo, dos resíduos sólidos descartados. Assinale as alternativas Falsas ou Verdadeiras no contexto do problema apresentado:
		
	 
	A acumulação de lixos nos aterros não é a causa de uma grande quantidade de inconvenientes:
	 
	A gestão dos aterros sanitários implica: planejamento, desenho, exploração, fechamento e, finalmente, controle pós-fechamento.
	 
	Inclusive, com a implantação da redução de resíduos, da reciclagem e das tecnologias de transformação, a deposição em aterros de resíduos sólidos continua sendo um componente importante na estratégia voltada a sua gestão integral.
	 
	Historicamente, os aterros têm constituído o método mais econômico e ambientalmente aceitável para a deposição de resíduos sólidos em todo mundo.
	 
	Esta acumulação de lixos nos aterros é causa de uma grande quantidade de inconvenientes:
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603079151)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para evitar problemas de emanação de maus odores, fumaça e contaminação, foram criados os aterros sanitários. Assinale das alternativas abaixo, aquelas Falsas ou Verdadeiras na conformidade com o texto:
		
	 
	Consiste na escolha de um lugar determinado, não ao acaso, de forma que nem os maus odores, nem as fumaças, nem a contaminação cheguem aos núcleos urbanos, evitando assim a lixiviação dos efluentes líquidos.
	 
	O aterro sanitário consiste na escolha de um lugar disponível ao acaso, de forma que nem os maus odores, nem as fumaças, nem a contaminação cheguem aos núcleos urbanos, evitando assim a lixiviação dos efluentes líquidos.
	 
	Atualmente, o conceito de aterro sanitário está ligado a uma instalação de engenharia destinada ao recebimento de RSU, desenhada e explorada para minimizar os impactos ambientais e sobre a saúde pública.
	 
	Os aterros para deposição de resíduos perigosos são conhecidos como aterros de segurança.
	 
	No passado, o termo aterro sanitário controlado era utilizado para denominar um aterro no qual se cobria os resíduos depositados assim que finalizada cada operação.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603079153)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Uma das mudanças visando melhorar o meio ambiente, é o tratamento de coleta seletiva do resíduo sólido doméstico (plástico, metal e vidro). Assinale das alternativas abaixo, aquelas Falsas ou Verdadeiras na conformidade com o texto:
		
	 
	A manipulação e a separação dos resíduos sólidos urbanos só deve ser feita no destino devido a segurança;
	 
	Com efeito, a manipulação e a separação dos resíduos sólidos urbanos na origem, antes do recolhimento, é um passo de vital importância na gestão dos resíduos sólidos urbanos.
	 
	Uma das finalidades da operação de tratamento de coleta seletiva para facilitar as operações de recuperação e valorização é modificar sua granulometria;
	 
	Uma das finalidades da operação de tratamento de coleta seletiva para facilitar as operações de recuperação e valorização é reduzir o volume dos resíduos;
	 
	Uma das finalidades da operação de tratamento de coleta seletiva para facilitar as operações de recuperação e valorização é proporcionar maior comodidade no recolhimento e melhorar a eficácia destas operações.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603078421)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale as alternativas Falsas ou Verdadeiras na conformidade com o texto: Para compreender a importância dos recursos naturais e sua conservação, é importante que você conheça a matriz energética mundial, baseada nos combustíveis fósseis: Como estes combustíveis têm recursos finitos e seu término afetará profundamente a humanidade, é necessário entender a situação complexa que urge ações técnico-científicas baseadas em pesquisas, para maximizar seu aproveitamento e ampliar o período de sua utilização.
		
	 
	A vida que emana dos elementos do capital natural do planeta é composta pela BIODIVERSIDADE.
	 
	Centenas de milhares de formas de vida interagindo em seus ambientes distintos, ou, até mesmo, protagonizando novos ambientes e novas formas de vida caracteriza a BIODIVERSIDADE.
	 
	Mas, além desta preocupação mais eminente, é necessário observar também os principais elementos que compõem nossa biota e que nos proveem necessidades básicas à vida na Terra.
	 
	Centenas de milhares de formas de vida interagindo especificamente em seus próprios ambientes e formas de vida caracterizam a BIODIVERSIDADE.
	 
	Compondo o capital natural de nosso planeta, estão necessariamente presentes os seguintes elementos: AR, TERRA, SOLO e ÁGUA.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603151072)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando o campo magnético gerado em torno do nosso planeta, é correto afirmar que:
		
	
	o Leste e o Oeste das bússolas geológicas são trocados devido às variações magnéticas sazonais.
	
	há uma componente horizontal que indica o polo e outra vertical que aponta para o interior daTerra.
	
	há somente uma componente horizontal no campo magnético da Terra, que indica o polo Norte.
	 
	o magnetismo é invariável ao longo do tempo e os polos não se alteram.
	
	a declinação magnética é invariável ao longo do tempo para qualquer tipo de bússola geológica.

Outros materiais