Buscar

ATIVIDADES ESTRUTURADAS 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADES ESTRUTURADAS
SEXO E GÊNERO: ESTAMOS FALANDO DA MESMA COISA?
De início sexo e gênero nos remete a questões biológicas e socioculturais, e além disso, ambas retratam as características do ser humano em seu aspecto individual. Quando fala-se nesse assunto, ainda surgem grandes polêmicas e controvérsias instaladas na sociedade desde os primórdios da civilização.
Sexo nada mais é que, a formação física, orgânica, celular, particular que permite distinguir o homem e a mulher, atribuindo-lhes um papel especifico na reprodução. Já o gênero pode ser definido como aquilo que identifica e diferencia os homens e as mulheres, ou seja, o gênero masculino e o gênero feminino, mas de acordo com o ponto de vista das ciências sociais e da psicologia, o gênero é muito mais que isso, ele deve ser entendido como aquilo que diferencia socialmente as pessoas, levando em consideração os padrões histórico-culturais atribuídos para os homens e mulheres.
O gênero portanto, consiste no modo como determinado indivíduo se identifica na sociedade, com base no papel social do gênero e no sentimento individual de identidade da pessoa. Isso não pode ser relacionado apenas aos fatores biológicos, mais sim como o indivíduo se reconhece em determinado gênero (masculino, feminino). Por exemplo, uma pessoa nasce com o sexo feminino, mas se identifica com o papel social masculino, a mesma deve ser reconhecida socialmente como homem. Além disso, esta pessoa é denominada transgênera, pois possui uma identidade de gênero diferente da biológica.
É necessário que, as pessoas compreendam e respeitem as opiniões e as identidades que se formam no contexto social, visto que a violência de gênero cresce a cada dia, ocasionando transtornos, problemas psicológicos e mortes nas vítimas que sofrem esse tipo de agressão.
Esse tipo de violência é caracterizada por fatores de desigualdade e assimetria entre os gêneros, sendo muito comum nesses casos a violência do homem contra a mulher, podendo ocorrer nas relações íntimas entre parceiros, entre colegas de trabalho e em outros espaços relacionais. Pode ser explicada como uma questão cultural que age como fator ideológico, onde homens exerçam sua força de dominação e potência contra as mulheres, já que estas são dotadas de uma personalidade sensível.
A violência de gênero pode ser observada como uma problemática que, necessariamente, abrange questões ligadas à igualdade entre sexos. É um tema complexo que atualmente acontece também com pessoas de sexo masculino e trangêneros, promovida por questões sociais, de raça e etnia. 
Infelizmente essa violência-gênero está conduzindo homens e mulheres a atos violentos e criminais, sendo ambos como vítimas e autores, buscando acima de tudo afirmar suas identidades, socialmente construídas.	
Esses crimes cresceram, principalmente contra as mulheres ocasionando a criação da Lei n. 11.340, em 07- Lei Maria da Penha, de agosto de 2006- onde deve ser registrada em casos de violência doméstica e intrafamiliar, ocasionando crime que deverá ser esclarecido através de inquérito policial e ser enviado ao Ministério Público, esse crime deverá ser julgado por varas especializadas em violência contra a mulher. 
É necessário ressaltar que, não há apenas esse tipo de violência de gênero, pois é crescente a discriminação da orientação sexual dos indivíduos, essas agressões denominam-se homofobia, sendo esta a violência e o preconceito contra lésbicas, gays, travestis e trangêneros.
Muito já se discutiu a respeito dessas agressões no Brasil, visto que devam ser tratadas como crimes de discriminação de gênero, é fato que se faz necessária mais discussões sobre esse assunto, pois a ignorância surge a partir do momento que algo é desconhecido pelo o indivíduo. Isso nos mostra que essa problemática é muito maior do que pensamos, nos levando a acreditar que a educação é um dos fatores de intervenção e parte primordial na ação de compreensão e respeito das pessoas em sociedade.
Então, a partir do momento que existir essas discussões na escola e principalmente nos lares, as ações e pensamentos não serão mais padronizados e haverá o reconhecimento do direito de qualquer cidadão exercer sua posição ou orientação sexual perante a sociedade.
Portanto, gênero e sexo são papeis diferentes, exercem expressões culturais e sociais diversificadas que devem ser respeitadas, ambas se formulam no indivíduo, e movem questionamentos em sociedade promovendo opiniões diferentes e indiferentes ao conflito, que já podemos considerar histórico.

Outros materiais