Buscar

Nomenclatura de Compostos Orgânicos slides

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nomenclatura de Compostos Orgânicos
Professor: LEANDRO DILLMANN
Nomenclatura de Compostos Orgânicos
Para você isto é o que?
Nomenclatura de Compostos Orgânicos
Nomenclatura de Compostos Orgânicos
O metanol, é um biocombustível altamente inflamável. Pode ser obtido através da destilação destrutiva de madeiras, processamento da cana-de-açúcar ou por meio de gases de origem fóssil. Suas propriedades químicas são semelhantes ao etanol, porém, a toxidade é bem superior. Sua fórmula é: CH3OH. É bastante utilizado nas indústrias químicas, pois ele é um importante solvente industrial, apresentando grande eficiência no processo de dissolução de alguns sais. Também pode ser empregado na fabricação de plástico, preparo de vitaminas e hormônios, solvente em reações farmacológica, produção de biodiesel, combustível, entre outros.
O ácido acetilsalicílico é um fármaco do grupo dos anti-inflamatórios não-estróides utilizado como anti-inflamatório, antipirético, analgésico e também antiplaquetário.
Um dos medicamentos mais famosos à base de ácido acetilsalicílico é a Aspirina, o medicamento mais conhecido e consumido em todo o mundo. Em 1999 a Aspirina completou cem anos.
Nomenclatura de Compostos Orgânicos
Texto Introdutório: GASOLINA 
A gasolina é um combustível constituído basicamente por HIDROCARBONETOS. 	Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais “leves” do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica. A gasolina básica (sem aditivos) possui composição química complexa e variável, pois a sua formulação demanda do processamento do petróleo, que dependendo da origem tem características diferentes. A octanagem ou o índice de octanos (C8H18) na gasolina expressa sua qualidade. Quando se diz que uma gasolina tem, por exemplo, octanagem 80, significa que a mistura dessa gasolina com o ar no motor de explosão resiste à mesma compressão sem detonação que uma mistura de 80% de isooctano com 20% de heptano. Mas é importante ressaltar que o índice de octanagem não indica a composição da gasolina. 
Nomenclatura de Compostos Orgânicos
Texto Introdutório: GASOLINA 
Quanto maior o índice de octanos, melhor a qualidade da gasolina. No Brasil, a gasolina comum possui índice de octanagem ao redor de 85. Os antidetonantes são substâncias adicionadas à gasolina para elevar sua octanagem, isto é, aumentar sua resistência à compressão. Até a década de 80, adicionava-se à gasolina, chumbo tetraetila, mas esse deixou de ser utilizado por ser muito poluente, então, passou a ser utilizado o etanol e, no sul do País por alguns anos, o MTBE (metil terc-butil éter). Atualmente, no Brasil, usa-se como aditivo antidetonante o etanol. 
Nomenclatura de Compostos Orgânicos
Um pouco da história da Nomenclatura
 Poucos compostos orgânicos eram conhecidos;
 Novos compostos recebiam nomes escolhidos por seus descobridores;
 A Uréia (CH4N2O) , é uma substância isolada da urina;
 A Morfina (C17H19NO3) é um analgésico cujo nome provém de Morfeu, o deus grego dos sonhos;
 O ácido Barbitúrico é um agente tranquilizador, que recebeu esse nome em homenagem a uma amiga de seu descobridor, chamada Bárbara;
 O ácido fórmico, extraído de certas formigas.
Nomenclatura de Compostos Orgânicos
Um pouco da história da Nomenclatura
 Desenvolvimento da química orgânica no século 19;
 Número de compostos orgânicos conhecidos aumentou progressivamente;
 Houve a necessidade de um método sistemático para nomeá-los;
 
 O sistema de nomenclatura foi desenvolvido pela Internacional Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC - União Internacional de Química Pura e Aplicada)
Nomenclatura de Compostos Orgânicos
De acordo com a IUPAC, o nome oficial de um composto orgânico consta de três partes:
PREFIXO + INFIXO + SUFIXO
ou
RAÍZ + MEIO + TERMINAÇÃO
Nomenclatura de Compostos Orgânicos
Prefixo – indica o número de átomos de carbono existente na molécula do composto orgânico.
Infixo – indica o tipo de ligação existente entre os átomos de carbono da molécula do composto orgânico.
Sufixo – indica a função a qual pertence o composto orgânico. Cada função orgânica apresenta uma terminação característica.
Nomenclatura de Compostos Orgânicos
FUNÇÃO QUÍMICA
 O conjunto de compostos que apresentam comportamento químico semelhante é denominado função química.
 As funções químicas apresentam um agrupamento atômico denominado grupo ou radical funcional que as identifica. Este radical é responsável pelas propriedades químicas comuns aos diversos compostos pertencentes à função.
 Então, Grupo ou Radical Funcional é um átomo ou grupo de átomos que caracterizam uma função orgânica.
Nomenclatura de Compostos Orgânicos
Os compostos orgânicos podem ser classificados conforme os átomos constituintes, radicais ligantes ou natureza das ligações. Portanto essas características agrupam os compostos por semelhança que formam, assim, as funções orgânicas: hidrocarbonetos, alcoóis, fenóis, éteres, ésteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, aminas, amidas, haletos orgânicos.
Hidrocarbonetos
 Hidrocarbonetos são compostos formados apenas por átomos de hidrogênio e carbono;
 São substâncias apolares e consequentemente não conduzem corrente elétrica, além de serem os compostos mais simples da Química Orgânica.
 Conforme o tipo de ligações existentes entre os átomos de carbono eles podem ser classificados em: alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, cicloalcanos e aromáticos. 
Hidrocarbonetos
Alcanos - são compostos que possuem apenas ligações simples entre os átomos de carbono da cadeia. São também chamados de parafinas que do latim significa: com pouca afinidade. Isso se deve ao fato de serem pouco reativos. Um dos principais alcanos é o butano (C4H10) que juntamente com o propano (C3H8) compõe a mistura presente no GLP (gás liquefeito de petróleo) o comumente chamado gás de cozinha. 
Hidrocarbonetos
Alcenos - compostos que possuem uma ligação dupla entre carbonos em sua estrutura. Podem ser chamados também de olefinas devido à tendência de um dos principais compostos dessa classe, o eteno, através de reação com halogênios (grupo 7 A - F, Cl, Br, I, Astato, Ununséptio) formar produtos oleosos e apolares. 
Hidrocarbonetos
Alcinos - substâncias que apresentam em sua cadeia uma tripla ligação. O alcino mais simples é o etino (C2H2), ou acetileno que é utilizado em larga escala nas soldas além de ser parte do processo de síntese de pílulas anticoncepcionais. 
Hidrocarbonetos
Hidrocarbonetos Aromáticos - Esses compostos são cíclicos, ou seja, possuem cadeia fechada, onde o principal é o benzeno. 
Hidrocarbonetos
Para nomeá-los devemos considerar três partes:
Prefixo + intermediário + O
Exemplo:
O composto usualmente conhecido como eteno ou etileno (C2H4) é utilizado inclusive como anestésico, possui a seguinte nomenclatura conforme a IUPAC: 
ET (2 carbonos) + EN (uma dupla ligação) + O 
Nomenclatura de Compostos Orgânicos
Obrigado!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando