Buscar

Consolidado Gerenciamento de Riscos Ambientais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMO SABEMOS GERÊNCIA DE RISCOS É O PROCESSO DE PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR OS RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS DE UMA ORGANIZAÇÃO, NO SENTIDO DE MINIMIZAR OS EFEITOS DOS RISCOS SOBRE ESSA ORGANIZAÇÃO, AO MÍNIMO CUSTO POSSÍVEL. DENTRO DESTE CONTEXTO, MARQUE A ÚNICA AFIRMATIVA POSITIVA EM RELAÇÃO AO GERENCIAMENTO DE RISCOS. GERENCIAMENTO DE RISCOS ENFOCA O TRATAMENTO DE RISCOS QUE POSSAM CAUSAR DANOS: HUMANOS, MATERIAIS, AO MEIO AMBIENTE E À IMAGEM DA EMPRESA.
O consumismo desenfreado em nossa sociedade representa uma questão importante quando se trata de práticas sustentáveis. O impacto ambiental mais significativo relacionado ao descontrole no consumo está principalmente relacionado a: Geração de grandes quantidades de resíduos.
Quanto à ambiente, podemos dizer que é correto afirmar: Ambiente é tudo o que cerca o ser vivo, que o influencia e que é indispensável à sua sustentação.
Quanto aos resultados da prática do desenvolvimento sustentável hoje numa projeção futura: Visa garantir as gerações futuras o usufruto dos recursos naturais do planeta.
O Gerenciamento de Riscos Ambientais baseia-se no importância da preservação do meio ambiente, o que inclui a vida sob todas as suas formas. Sobre a questão ambiental é correto afirmar que: É um processo evolutivo e suas modificações constantes inserem acontecimentos irreversíveis.
Podemos dizer que "o processo de estimativa da probabilidade de ocorrência de um evento e a magnitude provável de seus efeitos adversos (econômicos sobre a saúde e segurança humana, ou ainda ecológico) durante um período de tempo especificado)" é a melhor definição de: Riscos.
Os temas risco ambiental e vulnerabilidade ambiental, frequentemente associados, podem ser definidos, respectivamente, como: Probabilidade de um evento se tornar realidade tendo uma consequência e susceptibilidade de um sistema à degradação ambiental.
Realizar o acompanhamento do risco e de seu desenvolvimento ao longo do tempo, é também chamado de: Monitoração dos Riscos.
A realização de análise de riscos é fundamental na concepção de projetos, com a principal finalidade de mitigar as consequências danosas decorrentes de eventos indesejáveis. É considerado exemplo de cenário de acidente estudado na análise de risco ecológico: Explosão de reator seguido de incêndio em indústria química de grande porte.
Considerando a amplitude na análise de Riscos Ambientais, dividimos o estudo em três grandes grupos de interesse. Identifique-os abaixo. Saúde humana, segurança e ecologia.
No Brasil um grande acidente com repercussão mundial ocorreu em 1984 com vazamento de gasolina, que criou um novo modelo de Análise de Riscos. Em que localidade ocorreu este acidente: Cubatão.
Quanto a delimitação do contexto de risco, é incorreto afirmar: Riscos aos produtos.
Atividades antrópicas (ação humana sobre a natureza) atingem diretamente o ecossistema e levam a ......................de maior ou menor proporção atingindo, assim, a estrutura trófica (estrato autotrófico e heterotrófico) dos mesmos. Danos ambientais.
A Lei da Política Nacional do Meio Ambiente define degradação ambiental como "alteração adversa das características do meio ambiente" (art. 3°, inciso II), definição suficientemente ampla para abranger todos os casos de prejuízo à saúde, à segurança, ao bem-estar das populações, às atividades sociais e econômicas, à biosfera e às condições estéticas ou sanitárias do meio, que a mesma lei atribui à poluição. É característica de uma área degradada: A perda da resiliência e estabilidade.
Um posto de gasolina foi desativado e no local abandonados alguns tanques enterrados contendo combustíveis armazenados. Alguns anos depois foi identificada uma contaminação severa de solo e águas subterrâneas por conta da ruptura da estrutura de um destes tanques. O caso em questão é classificado como: Degradação ambiental.
A identificação de aspectos e impactos ambientais é parte fundamental da Gestão Ambiental de uma organização e está relacionada ao Gerenciamento de Riscos Ambientais porque: Assim é possível reduzir os riscos de danos decorrentes de acidentes ambientais.
Os acidentes severos preocupam as autoridades em função dos danos potenciais para todas as formas de vida, o que inclui consequências graves para as comunidades circunvizinhas ao empreendimento. Sobre acidentes severos está correto afirmar que: São mais frequentes em países em desenvolvimento.
As emissões atmosféricas, os lançamentos em corpos d’água, os lançamentos no solo, o uso de matérias-primas e recursos naturais e também o uso da energia, são conhecidos como: Impactos Ambientais;
A Gestão Ambiental contempla obrigatoriamente o gerenciamento de resíduos sólidos gerados em todas as fases de processo também nas mais diversas atividades existentes na organização. Sobre estes resíduos deve-se afirmar que: Danos ao meio ambiente relacionados a acidentes no transporte de resíduos perigosos são também responsabilidade do gerador do material.
É proibido o transporte de produto perigoso juntamente com: I - animais; II - alimentos ou medicamentos destinados ao consumo humano ou animal, ou com embalagem de produtos destinados a estes fins; III - outro tipo de carga, salvo se houver compatibilidade entre os diferentes produtos transportados. O texto acima faz parte do chamado: Transporte de Resíduos e Produtos Perigosos.
O desenvolvimento econômico e tecnológico em larga escala necessita da intervenção ativa do Estado para o socorro dos valores ambientais. Examinando a formação do Direito Ambiental, podem ser identificadas duas fases distintas, que são: Setorial e de aperfeiçoamento.
Uma determinada Lei veio complementar a Constituição Federal e criou o crime de poluir, fortalecendo a necessidade urgente da implantação de planos de gerenciamento ambientais. A Lei em questão é: Lei nº 9.605/98.
O transporte de cargas perigosas, incluindo resíduos perigosos, inclui o atendimento integral à legislação vigente sobre o assunto. No manual de emergência encontram-se todos os procedimentos relativos ao produto correspondente. Todo guia deve conter: Características do Produto, Atitudes quanto à Segurança Pública e Ações de Emergência.
A Constituição Federal Brasileira de 1988 abrange o critério da dignidade da pessoa humana, isto é, o homem deve ter o direito de desfrutar do meio ambiente. Sobre a relação da Constituição com os assuntos que tratam do meio ambiente está correto afirmar que: O estudo prévio de impacto ambiental e o licenciamento ambiental são exemplos de medidas administrativas para prevenir e reparar os danos ambientais.
De acordo com os fundamentos do Gerenciamento de Riscos, quando reduzimos a FREQUENCIA dos riscos estamos realizando uma ação de: PREVENCÃO.
Uma indústria petroquímica está realizando um Estudo de Riscos para uma nova unidade da empresa que será instalada em um distrito industrial. Ao identificar as unidades industriais e outros focos de concentração de pessoas nas circunvizinhanças, estão sendo obtidas informações sobre: Elementos de Risco.
O Gerenciamento de Riscos fundamenta-se nas análises de engenharia de confiabilidade, considerando que as probabilidades de acidentes podem ser obtidas por meio de caçulos matemáticos. A classificação clássica dos riscos estabelece uma separação fundamental entre os riscos naturais e riscos tecnológicos. Estão relacionados aos riscos naturais: Deslizamentos de encostas.
Um engenheiro de segurança está realizando um Estudo de Riscos e necessita identificar a probabilidade de ocorrência de vazamentos de produtos químicos de grande magnitude no setor de fabricação de uma indústria química. O conceito que está sendo utilizado neste caso é: Periculosidade.
O conceito que fala sobre o grau de perda para um dado elemento ou grupo de elementos dentro de uma área afetada pelo processo considerado, relacionado a probabilidade de uma vida ser perdida no processo, diz respeito a: Vulnerabilidade.
Assinale a opção incorreta quanto ao gerenciamento de risco: Redução de trabalhadores.O Plano de Ação de Emergência (PAE) é um documento que baseado nos resultados obtidos no estudo de análise e avaliação de risco, deve conter todas as informações necessárias para atuar, no caso da ocorrência de um acidente. Qual das seguintes assertivas NÃO deve ser apresentada no PAE? Registro no Ministério do Meio Ambiente.
Qual dos procedimentos abaixo NÃO faz parte de um Planejamento de Emergência? Comunicação de sinistro à seguradora.
O que é um Plano de Contingência? Um Plano de Contingência é um documento institucional com a finalidade de fornecer orientações procedimentais quando da necessidade de mitigação de danos à imagem da organização.
O Plano de Contingência é a representação do estado de preparação dos atores envolvidos para uma ocorrência acidental. Compõem o Plano de Contingência: Estudo de Análise de Riscos, Plano de Gerenciamento de Riscos e Plano de Ação de Emergência.
Entendendo análise preliminar do risco, culpa, confiabilidade e modelagem ambiental, podemos elaborar o: Plano de Contingência.
Com base na Lei nº 6.938/81, tem-se que para a caracterização do dano ambiental somente é necessária a ligação entre o causador da conduta ou atividade/omissão e o dano ambiental. Esta relação recebe o nome de: Nexo Causal.
Assinale a opção incorreta quanto as metodologias de análise de riscos: 
Análise dos 3 Rs.
Assinale a alternativa incorreta quanto a APP: Indutiva.
Existe risco ambiental nas atividades de importação e exportação em navios? Sim, existem riscos ambientais que precisam de uma análise preliminar de riscos.
A metodologia de Análise do Tipo e Efeito de Falha, é uma ferramenta que busca, em princípio, evitar, por meio da análise das falhas potenciais e propostas de ações de melhoria, que ocorram falhas no projeto do produto ou do processo. Como é conhecida esta metodologia para o gerenciamento de riscos com vistas a confiabilidade do processo? FMEA.
Uma das técnicas de Análises de Riscos mais conhecidas estuda as falhas humanas e de equipamentos, enquadrando as mesmas em categorias de severidade distintas, como desprezível, marginal, crítica ou catastrófica. A técnica citada é: APP.
Fazer a análise dos riscos mais críticos, com o intuito de identificar os eventos primários e intermediários, que levam à ocorrência do evento de topo é uma ferramenta de avaliação de riscos, chamada: Análise por Arvore de Falhas.
Em uma análise ambiental, o conhecimento da razão/proporção entre os fatores de perigo e suas distâncias, é conhecido como: Índice de Riscos.
O fator de distância é uma medida das salvaguardas, ou seja, é um dos fatores capazes de reduzir os efeitos danosos de liberações acidentais de substâncias perigosas. Quanto maior for a distância entre a fonte de perigo e o ponto onde se localizam os recursos vulneráveis: Menores deverão ser os danos e portanto os riscos.
Quando falamos em fatores de perigo e suas distâncias, temos que relacionar isso a: Índice de risco.
O fator de distância é uma medida das salvaguardas, ou seja, é um dos fatores capazes de reduzir os efeitos danosos de liberações acidentais de substâncias perigosas. Sobre salvaguardas é correto afirmar que: O risco está diretamente ligado à intensidade de perigo e inversamente à quantidade de salvaguarda.
O fator de distância é definido como: O quociente entre duas distâncias, sendo uma fixa (50metros).
Os recursos tipicamente vulneráveis a serem considerados num acidente são: Pessoas e recursos ambientais.
De acordo com a Norma Regulamentadora NR 9 que trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, os riscos que deverão ser apurados e estabelecidos nestes programa e considerados riscos ocupacionais são: Físicos, Químicos e Biológicos.
EM RELAÇÃO AO RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS, MARQUE A AFIRMATIVA CORRETA: RECONHECER OS RISCOS AMBIENTAIS É SE APROFUNDAR NAS ATIVIDADES DE UMA ORGANIZAÇÃO, ENTENDENDO AS EXPOSIÇÕES DOS GRUPOS HOMOGÊNEOS E SUAS ABORDAGENS EM GERAL. É A FASE POSTERIOR A ANTECIPAÇÃO.
EM RELAÇÃO AO PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRA É CORRETO AFIRMAR: O PPRA CONTEMPLA APENAS OS RISCOS OCUPACIONAIS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS.
Cite uma ferramenta que analise o ambiente laboral, o meio ambiente, além da prevenção e controle de impactos ambientais que podem causar também riscos a vida humana: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
Assinale a (s) alternativa (s) abaixo onde todos os Riscos Ambientais se classifiquem no grupo de Riscos Químicos: Gases e vapores.
Assinale a (s) alternativa (s) abaixo onde todos os Riscos Ambientais se classifiquem no grupo de Riscos Físicos: Ruído, Vibrações, radiação ionizante (raio-x, alfa, gama).

Continue navegando