Buscar

QUESTÕES DISCURSIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1-Considera-se suspeito para assumir a função, o Contador que (cite três). R: Tenha, com alguma das partes ou seus procuradores, vínculos conjugais ou de parentesco consanguíneo em linha reta, sem limites de grau, em linha colateral até o terceiro grau, ou por afinidade até o segundo grau; Tenha mantido nos últimos cinco anos, ou mantenha com alguma das partes ou seus procuradores, relação de trabalho como empregado, administrador ou colaborador assalariado; Tenha mantido ou mantenha, com quaisquer das partes ou seus procuradores, relação de negócio constituída de participação direta ou indireta como acionista ou sócio.
2-O que vem a ser quesito impertinente? R: É a pergunta dirigida ao contador e que foge do âmbito do exercício de sua profissão, ou seja, não se refere à matéria contábil.
3-Qual a diferença entre perícia e auditoria? R: a auditoria opera através de um processo de amostragem, e a perícia sobre um determinado ato, ligado ao patrimônio das entidades físicas ou jurídicas, buscando a apresentação de uma opinião através do laudo pericial. 
4-Como é composto o fundo de comércio? R: É composto de um conjunto de bens corpóreos ou incorpóreos que facilitam o exercício da atividade mercantil.
5-Quais os tipos de perícia contábil existente? R: Perícia judicial, semijudicial, extrajudicial, arbitral.
6- Considera-se suspeito para assumir a função, o Contador que (cite três). R: 1) For parte do processo; 2) Exercer cargo ou função incompatível com a atividade de perito-contador; 3) O seu cônjuge ou qualquer outro parente seu, consanguíneo ou afim, em qualquer linha, até o segundo grau, estiver postulando no processo.
7-O instrumento máximo da fiscalização do exercício profissional do Contabilista é o Conselho Federal de Contabilidade... Portanto, o que vem a ser princípios em perícia contábil? R: São os fundamentos, os postulados, os esboços primordiais do ato do conhecimento sobre seu objeto e seu objetivo.
8-Não deve o perito-contador utilizar-se dos espaços marginais ou interlineares para lançar quaisquer escritos no Laudo Pericial Contábil. Podemos afirmar que esta definição está? 
R: Correta.
9-As Perícias Administrativas, no campo do exame da gestão, dispõem notadamente ressaltar se certo gestor é esbanjador... Por serem diversas, exemplifique pelo menos seis, que se referem a trabalhos em processos judiciais de ações. R: Falências; Inventário; Liquidação de Firma; Prestação de Contas; Reclamações Trabalhistas; Reintegração de Posse.
10-Cite 3 (três) determinações do Conselho Federal de Contabilidade, mediante a NBC P-2, e em conformidade com o Código de Processo Civil, dispõe sobre a questão do impedimento do perito contador. R: O Perito-contador está impedido de executar perícia contábil, devendo assim declarar-se, ao nomeado, escolhido ou contratado para o encargo; Quando nomeado em Juízo, o perito contador deve dirigir-lhe petição, no prazo legal, justificando a escusa; e, Quando indicado pela parte, não aceitando o encargo, o perito-contador assistente deve comunicar ao Juízo, a recusa, devidamente justificada.
11-Laudo Pericial Contábil (LPC) é uma peça escrita... O LPC efetuado em matéria contábil somente seja executado por contador habilitado e devidamente registrado no? R: Conselho Regional de Contabilidade.
12-O objetivo da perícia contábil agrupa-se nesses itens comumente procedentes de polêmicas, imprecisões características ou previstas em lei que precisam definir o trabalho do perito. Dentro dessas restrições o perito deverá ser? R: Meticuloso e imparcial para que a manifestação da verdade dos fatos coopere para o desfecho da contenda.
13-A lei prevê a substituição do perito. Isto deve ser feito antes da entrega do laudo. 
Dentre as situações em que se pode pleitear ou determinar a substituição do perito tem-se: 
R: O perito não cumpre, no prazo determinado, a tarefa que lhe foi confiada, situação que pode acarretar em multa e/ou aplicação de pena atribuída pelo órgão de ¿ CRC; Não possuir capacidade e conhecimentos técnicos necessários para o bom desempenho dos trabalhos; e, Quando o profissional apresenta, em petição específica, recusa ou, impedimento.
14-A perícia contábil pode haver em qualquer área, sempre onde existir? R: A controvérsia ou a pendência, inclusive em algumas situações empírica.
15-Quais são algumas situações aplicáveis à perícia? R: Em ações de alimentos, em ações de inventários, em dissoluções de sociedade, em desapropriações, em reclamatórias trabalhistas, fundos de comércio. etc.
16-O que deverá se mostrado no conteúdo do laudo? R: Abertura, considerações iniciais a respeito de determinação judicial ou consulta, bem como os exames preliminares da perícia contábil, determinação e descrição do objeto e dos objetivos da perícia, informação da necessidade ou não de diligência, considerações finais onde conste a síntese conclusiva do perito a respeito da matéria analisada, transcrição e respostas aos quesitos analisados, encerramento do laudo e anexos (quando houver).
17-Muitos motivos podem gerar as desconfianças e as necessidades de exames, como produção antecipada de prova, através de Mandado do Juiz, mas, em geral, quase sempre, os mais frequentes, são 3: R: Não distribuição de lucro ou de lucro muito reduzido ou fora dos parâmetros estatutários; Dilapidação de Patrimônio Social, contratos tidos como ruinosos de venda de propriedades, desperdícios notórios, na comparação que se pode fazer com empresa congênere, por análise de balanço; e, Gastos nitidamente supérfluos ou ostensivos, como propaganda exagerada de produtos que são vendidos por monopólios ou oligopólios cartelizados, etc. 
18-Os anexos de um Laudo Pericial são, em comum, elucidações ou exames dos objetos delineados nas respostas dos quesitos. Portanto, pode-se afirmar que versam. R: Tentar que equivalham as mais precisas, sintetizadas, perfeitas as respostas, deixando os pormenores para os Anexos, ou oferecer constatações do objeto que se depara delineado.
19-Constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinado a levar à instância decisória elementos de prova necessários ... De que conceito falamos? R: Perícia Judicial.
20-Cite alguns objetivos da perícia contábil. R: A informação fidedigna; a certificação, o exame e a análise circunstancial do objeto; o esclarecimento e a eliminação das dúvidas suscitadas sobre o objeto; o fundamento científico da decisão; a formulação de uma opinião ou juízos técnicos; etc.
21-O que é perícia extrajudicial? R: É aquela realizada fora do Estado, por necessidade de escolha dos entes físicos e jurídicos particulares e privados. Divide-se em demonstrativa, discriminativa e comprobatória.
21-O que é perícia judicial? R: É aquela realizada dentro dos procedimentos processuais dentro do poder judiciário, por determinação, requerimento ou necessidade dos seus agentes ativos, e se processa segundo regras legais específicas. Divide-se em meio de prova ou arbitramento.
22-A quem é vedado assinar em conjunto ou emitir parecer pericial contábil sobre laudo pericial, quando este não tiver sido elaborado por Contador habilitado perante o Conselho Regional de Contabilidade? R: Ao Perito-Contador Assistente.
23-No caso de perícia judicial, o prazo estabelecido para a conclusão dos trabalhos, fixado pelo juiz, deve ser cumprido pelo perito-contador como forma de não obstar o quê? R: A celeridade processual. O perito-contador assistente deve cumprir o prazo fixado em lei, para suas manifestações sobre o laudo pericial, de forma a não prejudicar a parte que o indicou.
24-Em perícia contábil, defina o que é um laudo. R: É o documento, elaborado por um ou mais peritos, onde se apresentam conclusões do exame pericial. No laudo, responde-se aos quesitos (perguntas) que foram propostos pelo juiz ou pelas partes interessadas.
25-Quais as técnicas preliminares de perícia? R: Definir o objeto da perícia, levantar o objetivo da perícia e efetuar (caso necessário) comparecer ao local onde será realizada a perícia ou solicitação de documentosou em que serão ouvidas as pessoas.
26-No caso de incapacidade técnica do perito o que este deverá fazer de acordo com o Código de Ética Profissional do Contabilista? R: Este deverá recusar a indicação, quando não se achar capacitado para bem desempenhar o encargo.
27-A perícia contábil tem sua amplitude relacionada à causa que a deu origem. Esta afirmativa está certa ou errada. Justifique. R: Certa, porque uma perícia que envolva questões tributárias levará em conta não somente a contabilidade em si, como também a legislação fiscal que rege a matéria relacionada aos exames.
28-Como é composto o fundo de comércio? R: É composto de um conjunto de bens corpóreos ou incorpóreos que facilitam o exercício da atividade mercantil.
29- A luz da Norma Brasileira de Contabilidade da Perícia Contábil (NBC TP 01), a perícia contábil se classifica em. R: Judicial e extrajudicial. A extrajudicial, por sua vez, pode ser arbitral, voluntária e estatal.
30- As causas de apuração de haveres pode dar-se em razão de morte de sócio, morte de mulher de sócio, dissolução de sociedade, em suma nos casos em que se torna necessário apurar os direitos de alguém em uma massa patrimonial. Quais pesquisas devem ser feitas, cite ao menos três. R: Se os balanços atribuíram lucros e se esses foram pagos ou creditados; Se o sócio recebeu antecipações por lucros ou por retiradas; e, Se o sócio emprestou dinheiro à sociedade.

Continue navegando