Buscar

Prova I Sociedade e Meio Ambiente (Redação)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (325403)
Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
Prova: 4291328
QUESTÃO:
Um dos problemas enfrentados pelos primeiros grandes aglomerados humanos foi a ocorrência de epidemias, entre as quais se pode citar a peste bubônica. Esta doença, considerada como um castigo pelos atos pecaminosos da sociedade, afetava as pessoas tanto no âmbito físico quanto mental. Diante do exposto, cite o principal motivo que facilitou a disseminação dessa doença na Europa e pontue ações de saúde pública que resultaram na melhoria das condições higiênicas da região.
RESPOSTA ESPERADA:
A disseminação da peste bubônica foi facilitada pela falta de saneamento básico nos aglomerados europeus, já que os resíduos sólidos, sejam restos alimentares ou excrementos humanos, eram simplesmente jogados porta afora das residências. Essa prática criou um ambiente propício à proliferação de pulgas e ratos, transmissores da doença. As ações de saúde pública foram justamente o estabelecimento de sanções para quem despejasse os resíduos domésticos nas ruas, alterando as condições higiênico-sanitárias da época.
QUESTÃO:
O crescimento populacional está intimamente ligado ao aumento da utilização de recursos naturais do planeta. A exploração desses recursos está baseada em um consumo desregrado, o que traz implicações significativas na destruição de tais recursos. Partindo deste pressuposto, explique o que significa degradação ambiental e cite três exemplos.
RESPOSTA ESPERADA:
O uso desenfreado e desmedido dos recursos naturais resulta na degradação ambiental, ou seja, uso desenfreado de recursos, não observando o período de carência para a renovação deste bem. Um dos responsáveis pelo surgimento da degradação é a exploração da natureza sob o foco consumista que se dá de maneira desregrada, visando a atender à demanda populacional. Como eventos de degradação ambiental podemos citar a poluição do ar, perda de biodiversidade, desertificação do solo, entre outros.
QUESTÃO:
Com o final da Segunda Guerra e um saldo assustador de mortos, feridos e mutilados, viu-se a necessidade de criar algum documento que reprimisse as barbáries cometidas durante esse período. Foi então redigida a Declaração dos Direitos Humanos (DUDH) como forma de suprir essa necessidade e de responsabilizar os estados por suas atrocidades. Nesse contexto, cite quatro acontecimentos ocorridos no período da Segunda Guerra que contribuíram para a criação da DUDH.
RESPOSTA ESPERADA:
No período da Segunda Guerra foi imposta a suspensão de todos os acordos e documentos que contemplassem as questões sobre Direitos Humanos. Por esse motivo, diversos acontecimentos ocorreram nas regiões de abrangência da Segunda Guerra, como: ideias antissemíticas e de racismo, principalmente pelo grupo nazista; holocausto que exterminou diversos grupos de pessoas, como judeus, comunistas, homossexuais, ciganos, entre outros. Ocorreram também mortes por fome, doenças, genocídio e experiências médicas; e bombas atômicas. Todos esses fatores foram preponderantes para que se elaborasse a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Outros materiais