Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS AULA 9

Prévia do material em texto

Retornar
	
	
		  FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
		
	 
	Lupa
	 
	
	
	 
	Exercício: CCJ0100_EX_A9_201408383501 
	Matrícula: 
	Aluno(a): 
	Data: 23/03/2016 08:13:23 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201408439836)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 10)       Saiba  (0)
	
	"Não faz muito tempo, houve no Rio de Janeiro, um congresso internacional de turismo e seus planejadores sentiram que os visitantes não poderiam converter em espetáculo os setores excluídos da vida tecno-civilizada da cidade. Convocaram-se as empresas de tabuletas (out-doors como manda o figurino) para tapar o que não se podia mostrar: os pardieiros, o lixo, as favelas. Ficou evidente que, além de apregoar salsichas e alpargatas, os tapumes coloridos tinham a importante função social de modernizar a paisagem, de reajustar uma imagem da terra às exigências estéticas das retinas. Veja-se bem: não se cogitou nem uma vez sequer de restruturação do espaço social, mas das atitudes prováveis diante desse espaço. É exatamente isto o que chamamos de tele-visão do mundo." ( Muniz Sodré) Com base no texto acima e nas aulas de Fundamentos das Ciências Socias, assinale a única alternativa que explique o texto acima:
		
	
	O texto faz uma crítica severa à formação do povo brasileiro que em tudo dá um jeitinho, revelando uma completa falta de cultura.
	
	O texto faz uma crítica severa ao consumismo, mostrando que o encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
	 
	O texto faz uma crítica severa à forma como o espaço urbano é organizado, gerando a desigualdade social.
	 
	O texto faz uma crítica severa à industria do lazer , que cada vez mais deve primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria de cada país.
	
	O texto revela a preocupação dos governantes com a questão do meio ambiente, cuja degradação deve-se à falta de consciência da população mais pobre.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408664883)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 10)       Saiba  (0)
	
	Recentemente o Brasil recorreu à OMC contra os EUA a propósito dos subsídios que este país dá aos produtores de algodão e que, segundo o governo brasileiro, afeta a competitividade do nosso algodão. Sobre a Globalização podemos dizer que:
		
	 
	Ela se dá de forma desigual e os países ricos utilizam sua força para estabelecer relações comerciais injustas que lhes são vantajosas.
	 
	Ela promove o fim do protecionismo.
	
	Ela vem diminuindo a distância entre os países ricos e pobres.
	
	Ela promove relações de comércio justas baseadas na livre concorrência.
	
	Ela vem tendo como resultado a diminuição da miséria e da exclusão a nível mundial.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408650813)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 10)       Saiba  (0)
	
	"Família é um conceito em construção. Hoje, há o direito à felicidade em primeiro lugar" (Maria Berenice Dias). Em relação aos modelos contemporâneos de família é correto, do ponto de vista socioantropológico, afirmar que:
		
	 
	Esses arranjos familiares colocam em xeque a estrutura e os valores da família tradicional.
	
	As modificações nos modelos de família não possuem relação com as transformações dos papéis masculinos e femininos na sociedade.
	
	Esses novos modelos acarretam o fim da família como instituição social.
	
	A expressão família homoafetiva não pode ser considerada correta, pois não corresponde ao modelo tradicional de família.
	 
	Esses novos modelos não podem ser considerados como família, pois esta só pode ser constituída por marido, mulher e filhos.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408650802)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 10)       Saiba  (0)
	
	FUNERAL DE UM LAVRADOR Esta cova em que estás Com palmos medidos É a conta menor Que tiraste em vida É de bom tamanho Nem largo nem fundo É a parte que te cabe Deste latifúndio Não é cova grande É cova medida É a terra que querias Ver dividida (...) (João Cabral de Mello Neto). O texto acima é um trecho da obra MORTE E VIDA SEVERINA; ele nos fala de vários problemas sociais que permanecem no campo, mesmo com o considerável desenvolvimento econômico que o Brasil experimentou nos últimos anos. Marque a alternativa que representa um desses problemas que afetam a vida rural brasileira:
		
	
	A redução da desigualdade social, que se dá de forma homogênea em todo o país.
	 
	A má distribuição das terras no país, que gera uma série de conflitos no campo.
	
	O respeito aos direitos dos homens que trabalham no campo.
	
	A má distribuição das terras, que não gera violência nas áreas rurais do Brasil.
	
	A equitativa distribuição das terras no país, que permite reduzir a desigualdade no campo.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408431880)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 10)       Saiba  (0)
	
	Ao analisar a desigualdade social no espaço urbano, a imagem abaixo demonstra:
		
	
	Um processo de integração entre classes sociais distintas dividindo espaços em comum para melhor qualidade de vida de ambas.
	
	A necessidade de uma reurbanização que possa levar as camadas sociais menos favorecidas a locais onde vivam somente com pessoas de seu nível.
	
	A convivência harmoniosa existente entre diferentes níveis sociais num mesmo espaço urbano.
	 
	A nítida divisão social existente entre dois tipos de classes sociais distintos, destacando a grande discrepância entre níveis de qualidade de vida.
	
	Uma barreira nitidamente construída pelas camadas mais pobres da população para não serem vítimas de preconceito.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408439824)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 10)       Saiba  (0)
	
	"Muitas pessoas continuam a pensar que os grupos humanos apresentam diferenças biológicas consideráveis. [...] A pesquisa genética está revelando exatamente o oposto. Os grupos humanos são geneticamente próximos demais para diferir em algo mais do que detalhes irrelevantes. O estudo genético de nosso passado está mostrando que as diferenças culturais entre grupos não podem ter origem biológica. Estas diferenças se devem às experiências dos indivíduos." (OLSON, Steve. A História da Humanidade. Rio de Janeiro: Campus, 2003. p. 17.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre diferenças entre os indivíduos, analise as afirmativas a seguir. I. Longe de ter fundamentos biológicos, o preconceito racial é uma atitude socialmente transmitida e estimulada no cotidiano. II. A pesquisa genética revela que o conceito de raça possui fundamentação científica, tornando legítima a discriminação pautada em diferenças significativas. III. Variações externas como cor da pele, feições e forma do corpo refletem diferenças profundas de raça e delineiam o temperamento e inteligência dos indivíduos. IV. As diferenças culturais existentes entre os povos têm sido equivocadamente interpretadas como diferenças biológicas. Estão corretas apenas as afirmativas:
		
	 
	I, III e IV.
	
	II, III e IV.
	 
	I e IV
	
	II e III.
	
	I e II.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Retornar

Continue navegando