Buscar

Resenha Crítica

Prévia do material em texto

De título original The Servant escrito em 1998 por James C. Hunter que é consultor – chefe da J. D. Associados, uma empresa de consultoria na aera de RH e treinamento. Com mais de 20 anos de experiência, Hunter desenvolveu uma carreira como instrutor e palestrante.
	A história de um homem que passava por dificuldades nos seus relacionamentos pessoais, mesmo contra a sua vontade o ele foi a um retiro em um pequeno mosteiro, lá aprendeu varias coisas, inclusive o valor de um abraço da sua mulher.
	Um homem que tinha tudo para ser feliz pois tinha uma vida bem sucedida, ganhava muito bem o que o dava uma boa condição, porém num tudo ia as mil maravilhas pois sua relação com a mulher se seus filho estava um fracasso e seu trabalho estava passando por um pequeno tumultuo. Por ironia do destino e não muito feliz John aceitou proposta de ir a um pequeno mosteiro, lá teria aulas de como estabelecer liderança.
	No primeiro dia, não muito conformado em acorda cedo para ir a uma cerimônia deu de cara com o seu companheiro de quarto chamado Lee. Logo se levantou e foi a primeira evento do dia. John tinha uma grande admiração por irmão Simeão (Len Hoffman), pois foi um dos maiores ex- empresários já existente. Logo entrou em contato com ele, pedindo para tomar café com ele um dia, mais como ela tinha que pedir autorização ao reitor John teve que esperar, porém eles marcaram de se encontrar todos os dias antes da primeira cerimônia. Na primeira aula todos os seis participantes se apresentaram e o irmão pediu par que fizessem lista do caráter de uma pessoa que tiveram autoridade na vida de cada um, logo perceberam que as listam eram muito parecidas umas com as outras. Tomaram posse das palavras ditas e discurtiam cada uma.
Seu primeiro encontro foi com Simeão, partilharam ate a hora da primeira cerimônia. Após as nove badaladas a aula se deu inicio, começaram a falar sobre novos e velhos paradigmas, voltado para a administração montaram uma estrutura piramidal que logo entrando em discução e botaram – a de cabeça para baixo, afirmando que era a melhor forma de aplicar o que foi falado. Pela a seção da tarde de acordo com Maslow foi montada outra pirâmide sendo que agora com as necessidades humanas.
	Após o encontro com Hoffman, John se dirigiu a sala, uma de suas colegas chamada Teresa pergunto – o que seria o maior líder de todos os tempos, a resposta foi altamente precisa, Jesus Cristo. Então começaram a fazer uma pirâmide ao contrario com o modelo de liderança e autoridade, uma tinha ligação com a outra, foram por definir o que era serviço e sacrifício e por terminar amor e vontade.
	Começaram a aula falando de amor, como se definia esse sentimento no qual entre os seis estava um pouco a desejar, viram que o amor não era apenas um sentimento, perceberam que o era difícil de definir, aos pouco galgavam em busca de um conceito, após algum tempo definiram amor com as seguintes palavras: paciência, bondade, humildade, respeito, abnegação, perdão, honestidade e compromisso dando as suas devidas definições. Muito assustados ao ver que era muito difícil amar uns aos outros com Jesus diz, mais assim montaram um tabela de amor de liderança.
	Pela a primeira vez John chegou cedo ao seu encontro com Simeão. Dando – se inicio a aula o irmão mudou o assunto e começou a falar sobre ambiente saudável e sucesso, deram por exemplo um jardim, que para obter sucesso deve ter todo um cuidado e um ambiente dedicado e exclusivo a ele. Discutiram também que para que isso aconteça na vida tem que haver um relacionamento muito bom para com as pessoas, doando – se ao o Maximo, mostrando que uns precisam dos outros, isso é a essência de uma equipe, de uma administração.
	Era um dos últimos dias de John no mosteiro, ele o irmão começou a falar sobre responsabilidade e escolha, na discussão surgiu uma palavra interessante a se debater o determinismo chegando a uma conclusão que pra tudo que acontece há um causa. Falaram também dos hábitos e das habilidades.
	Após o seu ultimo encontro com Simeão, John foi para a sala de aula um pouco antes que os outros colegas, ao chegar lá que percebeu que a semana passou rápido e que ele teria que voltar para casa começou a rolar alguma lagrimas em seu rosto, logo se recuperou e ao se iniciar seus ultimas horas de aula, conversaram sobre tudo aquilo que tinham apreendo no retiro, sabiam que não seria fácil por em pratica na vida mas que iriam tentar.
	Ao se encerrar, os participantes tiveram o seu ultimo encontro juntos em um almoço muito amigável, um a um foi embora e só ficou John que sentia a necessidade de se despedir de Simeão, então correu ate onde ele estava e deu o ultimo abraço se despedindo. Chegando no ponto viu ao longe sua mulher chegando, que lhe deu um abraço forte sem que ele o revidasse.
	Este livro mostra a historia de um homem muito bem sucedido da vida, porém muitas turbulências aconteceram o que levou ele ao um retiro num mosteiro, onde aprenderia o valor das pessoas e como lidera – las sem que as machucassem.
	Por sentir um forte admiração pela pessoa de Simeão, os dois obtiveram uma um vinculo, aprendendo um com o outros as lições do retiro, sempre se encontravam pela a manhã e conversavam sobre as aulas anteriores, mesmo John as entrando em contradição.
	Descobriu que aprender a liderar, ter autoridade, fazer sacrifícios, servi ao outro tendo e amor e vontade era tudo virtude do ser humano podendo apenas aperfeiçoar e interagir com isso.
	O autor fala muito bem sobre a administração, porém ele esboça tudo na vida, a forma que ele fala parece seu muito fácil, mais que para alguma pessoas não é bem assim, mesmo Simeão falando que já aconteceu com ele.
	Uma das partes que mais chama a atenção, é quando o irmão fala do amor, isso sim foi a base do livro, nada se dar valor, compromisso, liderança e vontade se não houver esse sentimento. 
	O fim deixa um pouco a desejar pois não mostra o aconteceu com ele após o retiro, explicita bem apenas a mudança dele em dar valor ao um abraço, isso mostra o que ele mudou com a família, mais o time que ele era voluntario e o trabalho dele como ficou? Poderia ter ido mais afundo nesta questão.
	Aos amantes da administração e de livros de auto – ajuda que deseja ter uma experiência de como situar a sua vida, de como administra – la, é uma ótima escolha. Neste livro você se encontra, no intimo das suas atitudes.
Resenhista: 
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Estudante de Ciências Contábeis

Continue navegando