Buscar

RESUMO TOUR - introdução ao estudo direito - base prova G1

Prévia do material em texto

RESUMO TOUR
Hierarquia das leis
1-constituição 2 – emendas constitucionais 3- leis complementares 4 – leis ordinárias 5- leis delegadas
Direito subjetivo: pode ser entendido como poder jurídico. É permissão dada por meio de norma jurídica válida. São direitos subjetivos: casar, constituir família, adotar filhos, ter domicílio inviolável, vender seus pertences, usar, gozar e diz por de propriedades, alugar sua casa, cobrar uma dívida.
Teoria Geral do direito: ao colocar o problema de cientificidade do direito é considerada uma disciplina epistemológica (Epistemologia significa ciência, conhecimento, é o estudo científico que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento, sua natureza e limitações. É uma palavra que vem do grego.)
Proposta de Emenda Constitucional – PEC -: não pode abolir cláusula pétrea, mas pode promover contenção necessária a ampliação de outras clausulas ex. pec do trabalho escravo) artigo 60 ₰ 4º = não pode alterar cláusula pétrea e art. 5º da CF= possibilidade de ocorrer contenção a ampliação de outras cláusulas pétreas.
Lei complementar: não poderá ser revogada em nenhuma hipótese por lei ordinária, pois lei complementar trata de matéria definida pela CF 88 e seu quórum de aprovação é qualificado. Lei complementar possui hierarquia superior a lei ordinária (art. 59 da CF)
Direito positivo: é o conjunto de normas (leis) estabelecidas pelo poder político legislativo; é a norma posta; leis que compõem e regulam a vida das pessoas em seu cotidiano; engloba os direitos objetivos e subjetivos das pessoas; é o direito vigente; garantido por sanções, coercitivamente aplicadas; conjunto de regras jurídicas em vigor num determinado país e numa determinada época.
Direito subjetivo: é a faculdade ou possibilidade que cada um tem de agir dentro das regras da lei; permissão dada por meio de norma jurídica válida, para fazer ou não alguma coisa, para ter ou não algo.
Processo legislativo: compreende a elaboração de emendas à constituição, decretos legislativos e resoluções; elaboração de Leis complementares e Leis ordinárias; elaboração de medidas provisórias, leis delegadas e leis Complementares. (Art. 59 da CF)
Leis Complementares e Leis ordinárias: conforme art. 61da CF, todas as pessoas\cargos que estão no exercício podem propor lei complementar e ordinária, EXCETO os MINISTROS DE ESTADO.
Medida provisória: pode ser adotada pelo Presidente da República art. 62 da conforme art. 62 da CF, em caso de relevância Urgência, com força de Lei, devendo submetê-la de imediato ao congresso nacional
Derrogação: supressão (cancelar ou extinguir) parcial da norma
Revogação: é gênero de ab-rogação (revogação ou abolição total de uma lei.) e derrogação (revogação parcial de uma lei feita pelo poder competente).
Ab-rogação: supressão (extinção) total da norma
Antinomia: é o conflito de normas; presença de duas normas conflitantes, sem que se possa saber qual delas será aplicada
Princípio de continuidade: a norma revogada continua vinculante para os casos anteriores a sua revogação; a norma atinge os defeitos de atos jurídicos praticados sob o império da lei revogada; há incompatibilidade matéria tratada pela anterior e a antiga se a nova regular inteiramente

Continue navegando