Buscar

TRABLHO DE ANATOMIA SISTEMA DIGESTIVO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Trabalho de anatômia humana
Sistema digestivo
E seu funcionamento
O SISTEMA DIGESTÓRIO
O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso.
 O trato digestório é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamado de canal alimentar ao qual estão associados órgãos e glândulas que participam da digestão. Apresenta as seguintes regiões; boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus
O trato digestório e os órgãos anexos constituem o sistema digestório. 
FUNÇÃO DO SISTEMA DIGESTÓRIO
Mastigação
Desintegração parcial dos alimentos, processo mecânico e químico.
Deglutição
Condução dos alimentos através da faringe para o esôfago
ingestão
Introdução do alimento no estômago
Digestão
Desdobramento do alimento em moléculas mais simples
defecação
Eliminação de substâncias não digeridas do trato gastro intestinal. 
Absorção
Processo realizado pelos intestinos
Divisão do sistema digestório estar dividido em duas partes
Canal alimentar 
Orgãos anexos
Cavidade bucal
Faringe
Esôfago
Estômago
Intestinos delgado 
Intestinos grosso
Reto
ânus
Glândulas salivares
Fígado
Pâncreas
dentes
língua
vesícula biliar
Boca e cavidade bucal
A boca é formada pelas bochechas, pelos palatos duro e mole e pela língua e os dentes.
Cortar 
rasgar
triturar
esmagar
A LINGUA
A língua movimenta o alimento empurrando-o em direção a garganta, para que seja engolido. Na superfície da língua existem dezenas de papilas gustativas, cujas células sensoriais percebem os quatro sabores primários: amargo (A), azedo ou ácido (B), salgado (C) e doce (D). De sua combinação resultam centenas de sabores distintos. A distribuição dos quatro tipos de receptores gustativos, na superfície da língua, não é homogênea.
DENTES
Existem 20 dentes decíduos e 32 dentes permanentes em uma dentição completa.
Coroa
Colo
Raiz
Dentes:
Homem adulto
32 dentes
8 incisivos
4 caninos
8 pré-molares
12 molares
Primeira dentição- dentição de leite
20 dentes aparecem a partir dos 6 meses de idade
8 incisivos
4 caninos
8 molares
Glândulas salivares
A saliva lubrifica e dissolve os alimentos e começa a decomposição química dos carboidratos e lipídios
Localização das glândulas salivares
Deglutição: Durante a etapa faríngea da deglutição, a língua se mantém contra o palato, a parte nasal da faringe é fechada, a laringe sobe, a epiglote fecha a laringe e o bolo é conduzido ao esôfago.
Faringe
Esôfago
Porções do esôfago
Localização
O esôfago situa-se ventralmente à coluna vertebral e dorsalmente a traquéia. 
Pode-se distinguir três porções no esôfago: cervical, torácica e abdominal
O peritônio
Os órgãos abdominais são revestidos por uma túnica serosa em maior ou menor extensão, o peritônio apresenta duas lâminas: peritônio parietal reveste as parede da cavidade abdominal e o peritônio visceral envolve as vísceras
Peritônio
O peritônio é a mais extensa membrana serosa do corpo. A parte que reveste a parede abdominal é denominada peritônio parietal e a que se reflete sobre as vísceras constitui o peritônio visceral. O espaço entre os folhetos parietal e visceral do peritônio é denominada cavidade peritoneal. 
Estômago
O estômago está situado no abdome, logo abaixo do diafragma, anteriomente ao pâncreas, superiormente ao duodeno e a esquerda do fígado. É parcialmente coberto pelas costelas. O estômago está localizado no quadrante superior esquerdo do abdome (Ver quadrantes abdominais no menu principal), entre o fígado e o baço. 
O estômago é divido em 4 áreas (regiões) principais: cárdia, fundo, corpo e piloro.
piloro
cárdia
Intestino delgado
A principal parte da digestão ocorre no intestino delgado, que se estende do piloro até a junção iliocólica (ileocecal), que se reúne com o intestino grosso. O intestino delgado é um órgão indispensável.
O intestino delgado, que consiste em duodeno, jejuno e íleo, estende-se do piloro até a junção ileocecal onde o íleo une-se ao ceco, a primeira parte do intestino grosso.
2) Parte Descendente ou 2ª porção - é desperitonizada.
Ducto colédoco - provêm da vesícula biliar e do fígado (bile) 
Ducto pancreático - provêm do pâncreas (suco ou secreção pancreática)
Duodeno
É a primeira porção do intestino delgado. Recebe este nome por ter seu comprimento aproximedamente igual à largura de doze dedos (25 centímetros). É a única porção do intestino delgado que é fixa. Não possui mesentério. 
Apresenta 4 partes: 
1) Parte Superior ou 1ª porção 
Origina-se no piloro e estende-se até o colo da vesícula biliar. 
4) Parte Ascendente ou 4ª porção 
3) Parte Horizontal ou 3ª porção 
É o último segmento do intestino delgado que faz continuação ao jejuno. Recebe este nome por relação com osso ilíaco. É mais estreito e suas túnicas são mais finas e menos vascularizadas que o jejuno.Distalmente, o íleo desemboca no intestino grosso num orifício que recebe o nome de óstio ileocecal.
Juntos, o jejuno e o íleo medem 6 a 7 metros de comprimento. A maior parte do jejuno situa-se no quadrante superior esquerdo, enquanto a maior parte do íleo situa-se no quadrante inferior direito. O jejuno e o íleo, ao contrário do duodeno, são móveis. 
É a parte do intestino delgado que faz continuação ao duodeno, recebe este nome porque sempre que é aberto se apresenta vazio. É mais largo (aproximadamente 4 centímetros), sua parede é mais espessa, mais vascular e de cor mais forte que o íleo.
Íleo
Jejuno
As partes do intestino grosso são o ceco, o colo, o reto e o canal anal.
Intestino Grosso
É dividido em 7 porções: (com aproximadamente 1,5 metros de extensão)
1. Ceco 
Primeira porção do intestino grosso. Recebe o bolo alimentar da parte final do íleo. Fica localizado na parte inferior direita do abdômen. Dá origem ao apêndice vermiforme (local da apendicite aguda), que tem cerca de 9 a 10 cm e não tem função definida. É a porção mais larga porém mede apenas cerca de 7 cm. O ceco tem pouca movimentação no abdômen.
2. Cólon ascendente
Recebe este nome por estar acima do ceco ocupando a parte direita do abdômen. Mede cerca de 15 a 20 cm e se estende até o fígado
3. Cólon transverso 
Mede cerca de 40 a 45 cm e cruza a porção superior do abdômen do lado direito para o esquerdo (indo da região do fígado, passando sobre o estômago e terminando próximo ao baço). Tem mais mobilidade
4. Cólon descendente 
Posicionado do lado esquerdo do abdômen, mede cerca de 20 a 25 cm.
5. Cólon sigmóide 
Mede cerca de 40 cm, saindo da porção inferior esquerda do abdômen e segue para trás e para baixo até encontrar o reto
6. Reto 
Órgão situado na pelve, porção baixa do abdômen, mede cerca de 12 a 15 cm de comprimento. É a última parte do intestino antes do cretal retal.
7. Cretal retal 
Tem cerca de 3 a 4 cm. Possui um mecanismo de manter o bolo fecal no reto. É formado por uma porção interna e outra externa, com uma linha de transição chamada de pectínia. Contêm cerca de 12 a 16 glândulas anais produtoras de muco.
Grandulas anexas
Fígado
Pâncreas
Grandulas salivares 
O fígado é o maior e, em alguns aspectos, o mais complexo órgão do corpo humano. Uma de suas principais funções é degradar as substâncias tóxicas absorvidas do intestino ou produzi das em outras áreas do corpo e, em seguida, excretá-las como subprodutos inofensivos pela bile ou pelo sangue. 
Fígado 
O pâncreas é um órgão que contém dois tipos básicos de tecido: os ácinos, produtores de enzimas digestivas, e as ilhotas, produtoras de hormônios
Pâncreas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando