Buscar

apostila dir

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
TEMA
DIREITO CONSTITUCIONAL
COMENTÁRIOS AOS ARTS. 1º AO 4º CF/88
Joice Medeiros de Carvalho
joicecarvalho@hotmail.com
*
Direito Constitucional
1.Conceito
Direito Constitucional- o ramo do direito público que estuda os princípios e as regras estruturadoras do Estado e garantidoras dos direitos e liberdades individuais. 
Tem por objeto a constituição política do Estado, no sentido amplo de estabalecer sua estrutura, a organização de suas instituições e órgãos, o modo de aquisição e limitação do poder, inclusive da previsão de diversos direitos e garantias fundamentais. 
*
2. Constituição
2.1. Conceito
-É o objeto de estudo do Direito Constitucional.
-É o conjunto de princípios e regras relativas à estrutura e ao funcionamento do Estado. 
-Na Constituição são encontradas várias regras de Direito Tributário, Internacional, Administrativo, Penal, do Trabalho, da Seguridade Social etc. Há um pouco de cada um dos outros ramos do Direito. 
*
2.2 Classificação da CF/88
a) Promulgada (votada, popular): a constituição é fruto de um trabalho de uma Assembléia Nacional Constituinte, eleita diretamente pelo povo. # outorgada (imposta de maneira unilateral pelo agente revolucionário). 
b) Formal: organizada de forma escrita, por meio de documento solene estabelecido pelo poder contituinte originário. 
c) escrita- maior segurança jurídica
*
2.2 Classificação da CF/88
d)Dogmática: apresenta-se como um produto escrito e sistematizado por um órgão constituinte, a partir de princípios e teorias fundamentais da teoria política e do direito dominante. (não é histórica)
e)Rígida: poderá ser alterada por um processo legislativo mais dificil do que o existente para as demais espécies normativas. 
 
*
2.2 Classificação da CF/88
f) Analítica: aborda todos os assuntos que os representantes do povo entendem fundamentais (não é sintética, enxuta, veiculadora apenas dos princípios fundamentais ou estruturais do estado).
 
*
1. Preâmbulo Constitucional
“Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.”
*
-Documento de intenções do diploma;
-Apesar de não fazer parte do texto constitucional propriamente dito ,o preâmbulo não é juridicamente irrelevante, uma vez que deve ser observado como elemento de interpretação e integração dos diversos artigos que lhe seguem. 
1. Preâmbulo Constitucional
*
2. Fundamentos da República Federativa do Brasil (art. 1°)
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”
 
*
2. Fundamentos da República Federativa do Brasil (art. 1°)
26 (vinte e seis) estados-membros, 
01 (um) Distrito Federal 
 5.548 Municípios.
Forma de governo- Relação entre governantes e governados.
 República- a sucessão é feita pelo voto e não por hereditariedade. Isso significa que seus representantes são eleitos pelo povo (ao contrário da Monarquia) para mandatos eletivos temporários (com início e término) e seus eleitos (presidente, governadores, prefeitos, etc.), podem ser punidos pelos seus atos. Tendo seus representantes eleitos pelo povo, podemos afirmar a existência da soberania popular, ou seja, da vontade do povo.
*
2. Fundamentos da República Federativa do Brasil (art. 1°)
Forma do Estado- maneira pela qual o Estado organiza sua população, o território e estrutura o seu poder.
 Federação- é formado por um conjunto de Estados-membros com relativa autonomia para se organizar política e juridicamente e regulamentar os assuntos relacionados à suas obrigações.
 Os Estados, Municípios e o DF são reunidos de forma indissolúvel.Sem direitos de secessão ou separação, e qualquer tentativa nesse sentido caracteriza crime contra a Segurança Nacional.
-Cada Estado tem sua Constituição, adota as leis de acordo com a CF. O município tem uma certa autonomia, não possui Constituição e sim Lei Orgânica.
*
2. Fundamentos da República Federativa do Brasil (art. 1°)
Sistema de governo- a maneira pela qual o poder político é dividido e exercido -Presidencialista.(Presidente é a figura mais importante, eleições populares -apoio popular).
A República Federativa do Brasil é um Estado Democrático de Direito, baseada no princípio da soberania popular, ou seja, o povo tem a participação efetiva e operante nas decisões do governo, através de vários instrumentos como o plebiscito( manifestação popular por meio de votação), o referendo, etc., e que também está fundado na idéia da defesa dos direitos e garantias fundamentais e sociais.
IMPÉRIO DA LEI. Aqui todos estão submetidos à lei – inclusive o legislador. 
*
2. Fundamentos da República Federativa do Brasil (art. 1°)
a) Soberania-consiste em um poder supremo e independente. É o poder de organizar-se com suas leis, suas normas, e de fazer valer, dentro de seu território a universalidade (a abrangência) de suas decisões, nos limites éticos de convivência e de não estar submetido à nenhuma potência estrangeira. 
b) Cidadania -status da nacionalidade brasileira acrescido dos direitos políticos, isto é, do direito de participar do processo político como candidato aos cargos do governo ou como eleitor dos governantes. 
*
2. Fundamentos da República Federativa do Brasil (art. 1°)
c)Dignidade da Pessoa Humana -é um valor espiritual e moral inerente à pessoa, e traz consigo a pretensão e o respeito por parte das demais pessoas. 
d) Valores Sociais do Trabalho- são todos os direitos que possibilitam que o exercício das profissões seja realizado com dignidade, entre eles, obrigação de uma remuneração justa e condições mínimas para o desenvolvimento e a sobrevivência da atividade. 
*
2. Fundamentos da República Federativa do Brasil (art. 1°)
e)Livre Iniciativa -significa que as pessoas possuem inteira liberdade para desenvolver seus empreendimentos de qualquer tipo e de possuir bens como terras, empresas, etc., desde que respeitem as normas existentes. 
OBS: Isso reserva para o Estado o direito de regulamentar as atividades empresariais e profissionais, estabelecendo obrigações, penalidades, etc.
f)Pluralismo político- ampla e livre participação popular nos destinos políticos do país, garantindo a liberdade de convicção filosófica e política e, também, a possibilidade de organização e participação em partidos políticos. 
*
2. Fundamentos da República Federativa do Brasil (art. 1°)
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”
Poder é exercido pelo povo indiretamente, através dos representantes (deputados), pelo voto direto e universal.
Ou diretamente, quando têm o poder de decidir sobre certas matérias que lhe são propostas, através de plebiscitos, referendos e iniciativa popular. 
Ex: Em 2005 – 1º Referendo Popular no Brasil, - votação o artigo 35 do Estatuto, que determinava que a proibição do comércio de armas e munições para civis seria decidida pela população
brasileira.
*
3. Tripartição de Poderes
Art. 2°. São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.”
-Montesquieu
-Visa impedir a interferência de um poder na esfera do outro.
*
3. Tripartição de Poderes
A)Poder Executivo
-Exercido pelo Chefe de Governo que, no Brasil, é o Presidente da República. 
-Função típica e essencial é governar e administrar o país. 
-atos de chefia de Estado, chefia de Governo e atos de administração.
OBS: Mas também tem funções atípicas.
*
Sede do Poder Executivo –Palácio do Planalto
*
3. Tripartição de Poderes
B)Poder Legislativo:
-Exercido pelo parlamento que, no Brasil, corresponde ao Congresso Nacional, composto pela Câmara dos Deputados (representantes do povo) e pelo Senado Federal (representantes dos Estados). 
-Sua função típica é legislar (elaboração das Leis). 
*
Camara dos Deputados
*
Senado Federal
*
3. Tripartição de Poderes
C) Poder Judiciário: 
-Exercido pelos juízes e tribunais. 
-Função típica julgar (função jurisdicional), dizendo o direito no caso concreto e dirimindo os conflitos que lhe são levados, quando da aplicação da lei.  
*
Poder Judiciário
*
*
4.Objetivos fundamentais (art. 3°)
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; (objetiva estimular os valores da liberdade, justiça e solidariedade)
II - garantir o desenvolvimento nacional; (vincula o Poder Público ao dever de trabalhar pelo desenvolvimento nacional).
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; (compromisso com programas de combate à pobreza, à desigualdade social e de distribuição de renda entre as pessoas e entre as regiões do país).
 
 
*
4.Objetivos fundamentais (art. 3°)
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. (compromisso com programas de combate a todas as formas de preconceitos; defesa dos direitos humanos) – retrata o princípio da isonomia. 
Ex: requerer o reconhecimento, para fins previdenciários, como companheiros preferenciais.E permitir a união estável. 
 
 
*
5. Princípios que regem a CRFB nas relações internacionais (art. 4°)
Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:
I - independência nacional; (é a não-submissão da República Federativa do Brasil a qualquer ordenamento jurídico estrangeiro: trata-se de uma questão de soberania e igualdade diante dos demais Estado-nações do planeta).
 
 
*
5. Princípios que regem a CRFB nas relações internacionais (art. 4°)
II - prevalência dos direitos humanos; (decorrem da simples condição da pessoa humana) -vincular (tanto quanto possível) sua convivência com os demais Estados soberanos à observância e respeito aos direitos humanos universalmente consagrados. 
III - autodeterminação dos povos; (pode ser traduzido como o respeito à soberania dos demais Estados. Nosso Estado exige respeito à nossa soberania; devemos então respeitar a dos outros Estados e nações) – Consiste na impossibilidade de intromissão
 
 
*
5. Princípios que regem a CRFB nas relações internacionais (art. 4°)
IV - não-intervenção; (consiste na vedação à ingerência de qualquer Estado, ou até mesmo organismo internacional, na vida e nos desígnios de algum outro Estado. Baseia-se no respeito a autodeterminação dos povos e na igualdade entre os estados). 
V - igualdade entre os Estados; (todos os Estados, em face do Direito Internacional, devem ter iguais direitos e deveres, uns em face dos outros. É a igualdade jurídica).
VI - defesa da paz; 
 
 
*
5. Princípios que regem a CRFB nas relações internacionais (art. 4°)
VII - solução pacífica dos conflitos;
OBS: Incisos VI e VII: são princípios de consenso universal; a paz é o ideal supremo das comunidades humanas. 
VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; (o legislador refere-se aqui ao terrorismo internacional, que não encontrará guarida no solo brasileiro 
Ex:terrorista estrangeiro seja extraditado para o país de origem.
 
 
*
5. Princípios que regem a CRFB nas relações internacionais (art. 4°)
IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; (o progresso da humanidade é objetivo comum de todos os Estados. Este princípio da cooperação independe de estipulação por envolver interesses nacionais e internacionais).
X - concessão de asilo político. (no caso, é a proteção oferecida pelo Estado brasileiro aos estrangeiros que estejam sofrendo perseguição política em sua terra natal ou no país em que estiverem-livre manifestação do pensamento).
 
 
*
OBRIGADA!
DÚVIDAS: joicecarvalho@hotmail.com

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando