Buscar

Diego Faculdade Estácio de Sá de São Luís 3 PERIODO

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio de Sá de São Luís
Curso de Direito
Disciplina: DIREITO CIVIL II
Professor (a): MILTON RICARDO LUSO CALADO
Turno: Noturno Semana: 02 Turmas: 3006
Aluno (a): DIEGO SANTOS NASCIMENTO Matrícula: 2015.06.80005-1
Atividade de Direito Civil II
SEMANA 2 Caso Concreto 1
(CESPE TJ-CE 2012 adaptada) Marina comprometeu-se com Carla a entregar-lhe determinada quantia em dinheiro quando esta terminasse o curso superior. Ao perceber que Carla havia entregado a monografia de conclusão do curso, Marina entregou-lhe o valor prometido. Um mês depois, ela descobriu que Carla ainda não havia terminado o curso. Com base nessa situação hipotética, Marina poderia pedir a restituição do valor? Justifique sua resposta.
Resposta: Sim, pelo artigo 876 C.C. constitui pagamento indevido o recebimento de obrigação condicional antes de realizado o evento futuro e incerto. No caso concreto a credora devera devolver. (RESPOSTA) Sim, pois se trata de uma obrigação condicional, em que não há obrigatoriedade de ressarcimento caso a condição não seja devidamente cumprida. Obrigação condicional evento futuro e incerto e neste caso Marina poderá pedir a restituição do valor pago demonstrando que não havia o implemento da condição. 
Caso Concreto 2 
Considere que no último sábado à noite você foi a um bar com seus amigos para realizar um happy hour. No momento de pagar a conta, voluntariamente, você destinou 10% (dez por cento) de gorjeta ao garçom que lhes atendeu. No entanto, durante a aula de Direito Civil na segunda-feira seguinte, você descobriu que a gorjeta não é devida e não pode ser cobrada. Você, então, pergunta ao seu professor se pode retornar ao bar e pedir ao garçom a restituição dos valores a esse título pagos. O que o seu professor lhe respondeu? Justifique sua resposta explicando a que tipo de obrigação se refere. 
Resposta: A gorjeta constitui uma obrigação natural já que existe o debito, mas não existe a responsabilidade. (RESPOSTA) Não, pois se trata de uma obrigação natural, cuja fonte é uma ação unilateral de vontade, em que não há obrigatoriedade da parte ativa em devolver o recebido à parte passiva. Trata-se de uma obrigação natural, não é obrigação pagar gorjeta e com isso não será possível pedir restituição. A gorjeta é considerada uma obrigação natural. Portanto, a gorjeta voluntariamente paga não gera o direito à restituição nos termos do art. 884, CC.
Questão Objetiva 1 
(CEPERJ 2012 - PROCON RJ) No Direito Civil, podem ser classificadas as obrigações sob ótica diversa. Assim, quanto ao modo de execução, elas podem ser consideradas: 
a) de meio (INCORRETA) Esta característica é pertinente à classificação da obrigação quanto ao conteúdo.
b) instantânea (INCORRETA) Esta característica é pertinente à classificação da obrigação quanto ao tempo.
c) condicional (INCORRETA) Esta característica é pertinente à classificação da obrigação quanto a elementos acidentais. 
d) cumulativa (CORRETA)
e) modal (INCORRETA) Esta característica é pertinente à classificação da obrigação quanto a elementos acidentais. 
Letra D 
Questão Objetiva 2
(TRT 20a.Região - 2004) No tocante à obrigação natural é correto afirmar que: 
a) Há nela elementos "debitum" e "obligatio", segundo a teoria dualista de Brinz do vínculo obrigacional. (INCORRETA) Apesar de haver debitum por ser uma obrigação natural não é existe obligatio.
b) Se trata de uma consequência dos contratos bilaterais válidos. (INCORRETA) Os contratos bilaterais válidos são uma das fontes do direito das obrigações que geram debitum e obligatio, não configurando assim uma obrigação natural.
c) É sempre nula por ilicitude do objeto. (INCORRETA) Não pode ser considerada nula pela ilicitude do objeto, pois o objeto da obrigação pode ter ser lícito, como no caso da prescrição de dívidas.
 d) Não encontra previsão no Direito brasileiro. (INCORRETA) Existe previsão das obrigações naturais, tanto que em caso de quitação da dívida, esta é considerada como legítima e a repetição não pode ser exigida pelo devedor.
e) É inexigível, entretanto, depois de validamente cumprida não enseja repetição. (CORRETA)
Letra E – art. 882 CC.

Continue navegando