Buscar

1- A Filosofia da Natureza

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A FILOSOFIA DA NATUREZA
Vicente Keller
A reflexão inicial se ateve principalmente na tentativa de resolver problemas relacionados com a PHYSIS (φύσις) e na explicação da ARCHÉ (ἀρχή - princípio primeiro). Neste sentido, encontramos TALES (água), ANAXIMANDRO (ápeiron), ANAXÍMENES (ar), PITÁGORAS (número), XENÓFANES (terra), HERÁCLITO (fogo), EMPÉDOCLES (amor e ódio como elementos integradores ou desintegradores), DEMÓCRITO (átomo) etc... 
O principal elemento deste momento do nascimento da filosofia é o esforço realizado por estes pensadores. A diferença básica existente entre a explicação mitológica e a apresentada pelos filósofos é que o mito salvaguarda princípios e práticas morais, enquanto esta reflexão é racional e uma tentativa de encontrar resposta aos problemas enfrentados pelo ser humano, que, aos poucos, vai percebendo as diversas circunstâncias que o envolvem e o questionam.
	
Por volta do ano 500 AC surgem dois pensadores que são comumente apresentados como opostos pelos diversos filósofos, mas que marcam profundamente a sequência do pensamento filosófico posterior. Trata-se de HERÁCLITO e PARMÊNIDES que fazem a grande constatação da realidade do movimento e da permanência do ser. 
HERÁCLITO DE ÉFESO - Biografia - 540-476 AC
Auge da existência entre 504-500 AC Posterior a Xenófanes e anterior a Parmênides. Provavelmente pertencente à aristocracia de Éfeso. Teria abdicado ao governo da cidade, que talvez foi fundada por seus antepassados. Era considerado orgulhoso por seus concidadãos e levar vida à parte. Cognominado “o obscuro”. 
Pensamento - 
O Devir - ( o vir-a-ser, o movimento). Tudo está em constante movimento. Tudo flui, nada para (panta rei kai ouden menei). 
logos –  λόγος (razão - fogo) - Tudo gera - tudo tem início a partir do fogo. Como? Tudo gera - quem rege é a luz que vem do fogo. Princípio gerador. Comum unidade na variedade - da unidade saem os opostos, que retornam a ela.
Os contrários - baseado na ideia do Devir, um contrário gera o outro. Quando um acaba, o outro surge. Se algo existe, deve existir o seu contrário. 
A identidade e a harmonia dos contrários - os contrários se harmonizam perfeitamente. Um caminho traçado por um dos contrários é o mesmo do outro. Um contrário completa o outro. A unidade visível é reflexo da invisível do logos -  λόγος, presente à mente do homem, primeiro constitutivo da realidade universal. 
O conhecimento - 
Valor e dificuldade - O conhecimento possui valores, mas na sua busca existem dificuldades. Quanto maiores, maior é o valor. Algo conseguido sem dificuldade não tem graça, parece valer menos. A dificuldade valoriza o objetivo (conhecer). 
Conhecimento sensível - Não podemos confiar totalmente nos sentidos, que podem nos enganar.
Conhecimento racional - é através da razão que se consegue conhecer verdadeiramente. Nesse conhecimento podemos confiar.
A alma, o corpo, a morte - Corpo e alma estão unidos harmoniosamente. Não se sabe o que acontecerá após a morte. Alma e corpo - a morte de um é vida do outro e vice-versa.
Política - a lei vem do logos, porque os homens são maus. Os homens devem defender a lei, quando ela não é respeitada.
Ética - A felicidade não consiste na busca dos prazeres do corpo. Cada um será julgado segundo seu comportamento. A felicidade consiste no cumprimento da vontade do logos. O bem e o mal se confundem. .
	Para o universo é essencial o movimento. Tudo corre, tudo é mutação, tudo está em constante devir. Entretanto, para abarcar o essencial do sistema de Heráclito é preciso compreender o sentido do logos.
Logos indica regularidade, uniformidade, regra e estabelece a relação entre os fatos. Assim, podemos interpretar o nosso pensador como defensor de um eterno devir, mas que no final da explicação encontra a unidade, a medida, a lei do mundo. 
PARMÊNIDES - Nasceu entre 540-5 em Eléia e morreu em 465 AC. 
Contatos - Pitagorismo (teve como professor Amínias (pitagórico). Mas foi além e mesmo contra o pitagorismo). Xenófanes (conheceu elementos da filosofia de Xenófanes). Heráclito (certamente ou provavelmente conheceu a doutrina de Heráclito contra o qual teria ido contra). 
Atributos do Ser - “O ser é e o não-ser não é.
Uno - se houvesse dois seres distintos, o que haveria entre eles? O não ser. Mas este não existe. Portanto o ser é uno.
Eterno - O ser existe. De onde veio? Do não-ser não pode provir, porque o não-ser não existe. Daí, o ser é eterno, ou seja, não tem começo nem fim.
Imutável - vemos movimento por causa da sensibilidade que é fonte de opinião, de engano.
Completo e esférico (homogêneo) - a partir de um centro, complementa-se numa massa esférica.
Limitado - (finito) a limitação é sinônimo de perfeição, Mas, se é limitado, o que existe fora dele? O não-ser? (contradição). Parmênides, portanto, nega a multiplicidade, o movimento e toda diversidade quantitativa e qualitativa. Parmênides é um idealista ou também pode ser chamado de realista exagerado. 
Compacto

Outros materiais