Buscar

AV2 ETICA NA SAUDE

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 173368)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Independente da questão da gênese do ser humano, talvez o mais importante tema ético da atualidade no que se refere à reprodução, seja mesmo o debate sobre os procedimentos de reprodução assistida. J. Goldim relata que desde o século XVIII já existem relatos médicos sobre a tentativa de realização deste tipo de intervenção. No entanto, apenas em 1978, com o nascimento de Louise Brown (que ficou conhecida como o primeiro ¿bebê de proveta¿) na Inglaterra, esse assunto tomou grande notoriedade. Louise nasceu graças um procedimento:
		
	
	Doação de gametas para um banco de sêmen e posterior introdução de gametas no útero da mãe, técnica que ficou conhecida como inseminação de gametas.
	 
	De fertilização do óvulo da mulher com os espermatozóides fora do corpo da mulher, em situação laboratorial, e sua posterior reimplantação no útero, conhecida como fertilização ¿in vitro¿.
	
	De uso de medicamentos combinados que estimularam os hormônios maternos e evitaram qualquer necessidade de intervenção laboratorial.
	
	De reprodução com ato sexual normal em situação laboratorial, que ficou conhecida como reprodução laboratorial.
	
	Fertilização de um único óvulo saudável com dois espermatozoides, técnica que ficou conhecida como fertilização do óvulo saudável.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 86038)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma situação frequente em que a ocorrência de uma determinada ação acarreta em dois efeitos, um bom e outro mau, denomina-se:
		
	
	Acometimento de dupla face
	
	Enfrentamento duplo
	 
	Princípio do duplo efeito
	
	Estratégia de duplicidade
	
	Análise do duplo vínculo
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 86051)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O princípio que associa de modo absoluto o corpo à identidade pessoal, e assim, estende ao corpo do indivíduo os princípios de dignidade e indisponibilidade inerentes à pessoa humana, denomina-se:
		
	
	Princípio de vulnerabilidade
	 
	Princípio da intangibilidade corporal
	
	Princípio da tangenciabilidade emocional
	
	Princípio da solidariedade
	
	Principio do duplo efeito
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 47664)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A história da ética ganha um novo rumo, entre os séculos XIV e XVI (Renascimento) a partir da valorização do homem nas ciências e nas artes. Este período é marcado pela criação de uma nova sociedade que substitui a ordem feudal da Idade Média, sob uma série de mudanças. No plano econômico, incremento de forças produtivas em relação ao desenvolvimento científico, constituindo a ciência moderna, mediante uma perspectiva científica mais prática (Francis Bacon), e pela importância atribuída à técnica e experiência, inaugurando o método das ciências naturais, com Galileu-Galilei. No plano social, aparecimento de uma nova classe social "a burguesia" inicialmente na França (com a Revolução Francesa, 1789), desenvolvendo-se, no século seguinte, principalmente na Inglaterra. Implantação, assim, de um sistema em que o trabalhador, ao trocar sua força de trabalho por um salário, não é dono dos meios de produção; estes passam ao domínio da classe burguesa que, ao vender as mercadorias produzidas pelos trabalhadores, atribui um sobrevalor ao produzido, obtendo uma mais-valia ou lucro: o capitalismo. No plano espiritual, há a perda do papel de guia atribuído à Igreja Católica, pois a religião deixa de ser a forma ideológica dominante. Dessa forma, é correto afirmar que a dimensão humana:
		
	
	Coloca-se como dentro da Igreja Católica
	
	Retira-se do papel de centro da igreja católica.
	 
	Coloca-se no centro da filosofia, ciência, arte, política, e, também, da moral.
	
	Coloca-se à parte da filosofia, ciência, arte, política e, também, da moral.
	
	coloca-se como Deus.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 268545)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ricardo está desenvolvendo uma pesquisa que utilizará um medicamento experimental em seres humanos, para tal ele vai utilizar uma amostra de mil pessoas. Para que sua pesquisa seja desenvolvida, Ricardo precisa primeiramente:
		
	
	Contratar mil pessoas que serão submetidas ao tratamento experimental.
	
	Ter formação em bioética ou contratar um estatístico para aplicação dos medicamentos.
	
	Conseguir patrocínio financeiro de uma indústria farmacêutica.
	 
	Submeter sua pesquisa a um Comitê de Ética (CEP)
	
	Ter formação superior em nível de PHD, grau filosófico, cursado no exterior.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 180184)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A principal distinção entre a eutanásia ativa e passiva é que na primeira é cometida uma ação (injeção letal, por exemplo), enquanto que na eutanásia passiva há uma omissão como a não instalação de um procedimento terapêutico ou seu encerramento. É correto afirmar que:
		
	
	A eutanásia passiva é o mais agressivo tipo de eutanásia e o mais repudiado pelos médicos e pacientes.
	 
	A eutanásia passiva é mais invasiva do que a eutanásia ativa e, portanto, é menos aceita pela comunidade médica mundial.
	
	A eutanásia ativa é aceita em todos os países do mundo e é aceita pela comunidade médica mundial.
	 
	A eutanásia passiva acata a decisão do paciente de não se submeter a um determinado tipo de procedimento.
	
	A eutanásia ativa se dá em função de uma decisão do paciente e, portanto, nunca pode ser revogada.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 37191)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Maria é uma criança que nasceu de uma gestação complicada. Sua mãe é alcoólatra e vive em uma comunidade de baixa renda. Durante a gestação se alimentava mal e bebia muito. Maria nasceu com raquitismo e disfunção neurológica que pode prejudicar muito seu desenvolvimento. Ela é considerada uma criança com necessidades especiais e precisa de atenção especial no dia-a-dia; sua avó é quem cuida dela. Ofereça argumentos acerca das discussões bioéticas para atendimento a pacientes especiais correlacionando com a sentença.
		
	
	
Gabarito: A definição de paciente especial, segundo Fourniol (1998), diz respeito a todo indivíduo que possui alteração física, intelectual, social ou emocional - alteração essa aguda ou crônica, simples ou complexa - e que necessita de educação especial e instruções suplementares temporárias ou definitivamente. Na área da saúde, tornam-se mais preocupantes alguns procedimentos e cuidados aplicados a pacientes PNE¿s. Equipes multidisciplinares de modo geral conhecem melhor as necessidades destas pessoas e contam com psicólogos que auxiliam na elaboração de procedimentos, dinâmicas, no entendimento dos sentimentos do paciente e familiares envolvidos e na compreensão dos aspectos psicodinâmicos. O problema principal ainda tem sido a falta de informação e treinamento dos profissionais de saúde para lidar com estes pacientes. Há pouca informação técnica nos cursos de graduação e o número de profissionais que realiza tratamento especializado a pacientes com necessidades especiais é muito reduzido. De modo geral, os casos mais frequentes de atendimentos especiais, se dividem em três grupos: Crianças com necessidades especiais de saúde, idosos e pacientes psiquiátricos. Maria tem direito a atendimento de saúde e educação especializado e sua avó deve ter suporte e ser orientada quanto aos cuidados necessários para a manutenção da vida e o desenvolvimento de Maria.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 50603)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Natália é psicóloga e trabalha em uma clínica com um neurologista, um terapeuta ocupacional, uma fonoaudióloga, uma enfermeira, uma assistente social e um dentista. Ela domina a arte de trabalhar em equipe com todos tendo visões bem diferentes. A base e o principalfundamento de uma atuação em equipe estão:
		
	
	na colaboração de especialidades idênticas que apresentam conhecimentos e qualificações semelhantes.
	
	na competição de especialidades idênticas que apresentam conhecimentos e qualificações semelhantes.
	
	na competição de diferentes especialidades que apresentam conhecimentos e qualificações distintas.
	 
	na colaboração de diferentes especialidades que apresentam conhecimentos e qualificações distintas.
	
	na restrição do atendimento de diferentes especialidades que apresentam conhecimentos e qualificações distintas em um mesmo local.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 37164)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Lúcio é gerente de uma multinacional muito importante, ele ganha muito bem e só pensa em crescer na empresa até chegar a diretor, sem importar o que é necessário fazer para chegar a esse posto de trabalho. Ele só pensa em aperfeiçoar seu trabalho e não pensa em casar, ter filhos ou participar de grupos e atividades que o façam perder o foco. Correlacione a sentença com a noção das conseqüências sociais do ato moral.
		
	
	
Gabarito: O ato moral é provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, deve ser avaliado sob o código moral que vigora na sociedade. As referências históricas criam significados ou sentidos morais "específicos e particulares" com relação aos valores universais do Bem (certo/verdadeiro) e do Mal (errado/falso). As conseqüências sociais do ato de Lúcio é que a sociedade atual tem adiado o casamento em prol do estudo e trabalho; além do prejuízo de muitos para o progresso de poucos. A questão certo/errado é posta em questão.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 180222)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A sigla PNEs traduz-se por:
		
	
	Pacientes com Necessidades Exclusivas
	 
	Portadores de Necessidades Especiais
	
	Pacientes Necessários e Exclusivos
	
	Portadores de Núcleos Exclusivos
	
	Pacientes com Necessidades Enfáticas

Continue navegando