Buscar

Resumo- Mitose e meiose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mitose e Meiose
	Mitose é o processo de divisão celular pelo qual uma célula origina duas células filhas com o número de cromossomos igual ao da célula mãe. A mitose é importante para regeneração dos tecidos, crescimento dos organismos e para reprodução assexuada.
	Para acontecer a mitose é necessária uma etapa que acontece entre as divisões chamada interfase no qual a célula cresce e se prepara para a divisão. A interfase compreende os seguintes períodos: G1, S e G2.
	O período G1é caracterizado pela síntese de RNA e proteínas que estavam interrompidas. O período S é marcado pela síntese de DNA e duplicação do material genético pelo processo denominado replicação. O período G2 tem como característica a checagem da replicação do DNA, afim de, verificar se houve algum dano a ser reparado, antes que o erro seja passado para as células filhas.
	Após a interfase a célula está pronta para a divisão mitótica que compreende quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
	A prófase é caracterizada pela condensação da cromatina em cromossomos, ruptura do envoltório nuclear, desaparecimento do nucléolo, migração dos dois centrossomos para pólos oposto da célula quais polimerizam microtúbulos que irão se ligar ao cinetócoro dos cromossomos. Na célula animal os centrossomossos são constituídos por dois centríolos que emanam fibras formando o áster, já a maioria dos vegetais e eucariontes unicelulares não possuem centríolos não formando áster, fazendo uma mitose anastral.
	A metáfase é caracterizada pelo alinhamento dos cromossomos na região equatorial da célula, alinhamento em função da ligação dos microtúbulos nos cromossomos.
	A anáfase tem como característica a migração e separação das cromátides para os pólos da célula em função do encurtamento dos microtúbulos.
	Na telófase quando os cromossomos filhos alcançam os pólos, os microtúbulos desaparecem, ocorrendo a reconstituição do núcleo, descondensação cromossômica, reorganização do nucléolo e a divisão do citoplasma, formando duas células filhas.
	A meiose é o processo de divisão celular no qual uma célula diplóide (2n) dará origem a quatro células haplóides (n) resultando na formação dos gametas tornando possível a reprodução sexuada. Assim como a mitose a meiose é precedida por um período de interfase com eventos similares.
	Para que ocorra a redução do número cromossômico é necessário que aconteçam duas divisões sucessivas, a meiose I (divisão reducional) e a meiose II (divisão equacional) e esse processo de divisão também consta das fases de prófase, metáfase anáfase e telófase.
	A prófase I da meiose é um evento longo se comparado a prófase da mitose, ela é dividida em cinco fases: leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese.
	O leptóteno é caracterizado pela condensação da cromatina em cromossomo, nessa fase pode ser observada a condensação dos cromossomos em determinadas regiões na mesma posição dos homólogos denominadas de cromômeros.
	O zigóteno tem como característica principal a aproximação e pareamento dos homólogos chamado de sinapse em função da formação do complexo sinaptonêmico.
	No paquíteno acontece a troca de segmentos de DNA entre os cromossomos homólogos, evento chamado de crossing-over, permuta ou recombinação gênica. A troca ocorrem em somente uma das cromátides dos homólogos.
	No diplóteno grande parte do complexo sinaptonêmico é removido e observa-se a separação entre os homólogos que não chega a ser total, pois os cromossomos continuam unidos em certas regiões que são denominadas de quiasmas, considerados vestígios do crossing-over.
	Na diacinese os quiasmas migram para as extremidades dos cromossomos, desaparecem os nucléolos, a ruptura do envoltório nuclear, e inicia a formação dos fusos para se ligarem aos cromossomos.
	Na metáfase I os cromossomos homólogos são alinhados na região equatorial da célula.
	A anáfase I é a fase na qual acontece a divisão reducional, pois ocorre a separação dos cromossomos homólogos reduzindo a (n) o número de cromossomos que migram para pólos opostos da célula em função do encurtamento do fuso. Nesta fase os cromossomos ainda possuem duas cromátides.
	Na telófase I os cromossomos atingem os pólos da célula ocorrendo a descondensação cromossômica, a reorganização do nucléolo, a reconstituição do núcleo e a divisão citoplasmática originando duas células haplóides.
	Entre a meiose I e II acontece a intercinese, que não caracteriza uma interfase típica pois não ocorre a fase S, ou seja não tem síntese de DNA. Em seguida acontecerá a divisão equacional ou seja a meiose II com eventos similares a mitose, originando na telófase quatro células haplóides.

Outros materiais