Buscar

AVALIAÇÃO (1) MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS - Avaliação 1
1) O recolhimento compulsório é um dos instrumentos de Política Monetária utilizado pelo Governo para aquecer a economia. O que se entende por Política Monetária:
a) Política monetária é o controle da entrada e saída de moeda do país e das taxas de juros que garantam a liquidez ideal de cada momento econômico, ou seja, é a maneira como o Estado controla a quantidade de dinheiro que circula na economia.
b) Política monetária é o controle da entrada de moeda estrangeira e das taxas de juros que garantam a liquidez ideal de cada momento econômico, ou seja, é a maneira como o Estado controla a quantidade de dinheiro que circula na economia.
c) Política monetária é o controle da oferta da moeda e das taxas de juros que garantam a liquidez ideal de cada momento econômico, ou seja, é a maneira como o Estado controla a quantidade de dinheiro que circula na economia.
Alternativa assinalada 
d) Política monetária é o controle da saída da moeda do país e das taxas de juros que garantam a liquidez ideal de cada momento econômico, ou seja, é a maneira como o Estado controla a quantidade de dinheiro que circula na economia.
2) O Selic é o depositário central dos títulos que compõem a dívida pública federal interna (DPMFi) de emissão do Tesouro Nacional e, nessa condição, processa a emissão, o resgate, o pagamento dos juros e a custódia desses títulos. Sobre o Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC) é correto afirmar que:
a) o Selic visa promover a segurança e a eficiência na administração dos títulos, de forma a operacionalizar os negócios no mercado e reduzir o risco e mal-entendidos.
b) o Selic visa promover a segurança e a eficiência na administração das taxas de juros, de forma a operacionalizar os negócios no mercado e reduzir o risco e mal-entendidos.
c) o Selic visa garantir a administração dos títulos, de forma a operacionalizar os negócios no mercado e reduzir o risco e mal-entendidos.
d) o Selic visa promover o controle da taxa de câmbio e a eficiência na administração dos títulos, de forma a operacionalizar os negócios no mercado e reduzir o risco e mal-entendidos.
Alternativa assinalada 
3) O processo de intermediação financeira pode ser entendido como a captação de recursos junto as unidades econômicas superavitárias por instituições financeiras e o seu subsequente repasse para unidades econômicas deficitárias.
Os atores centrais desse processo são os agentes superavitários e os agentes deficitários. Acerca desses dois agentes, assinale a alternativa correta:
a) Os agentes superavitários são os conseguem do governo poupança e os agentes deficitários estão na posição inversa, ou seja, que precisam de poupança alheia para complementar as suas necessidades.
b) Os agentes superavitários são os que geram excedentes aos que consomem (poupadores) e os agentes deficitários estão na mesma posição, ou seja geram poupança para as suas necessidades.
c) Os agentes superavitários precisam de poupança alheia para complementar as suas necessidades e os agentes deficitários são os que geram excedentes aos que consomem (poupadores).
d) Os agentes superavitários são os que geram excedentes aos que consomem (poupadores) e os agentes deficitários estão na posição inversa, ou seja, que precisam de poupança alheia para complementar as suas necessidades.
Alternativa assinalada 
4) O Sistema Financeiro Nacional do Brasil é formado por um conjunto de instituições, financeiras ou não, voltadas para a gestão da política monetária do governo federal. É composto por entidades supervisoras e por operadores que atuam no mercado nacional e orientado por cinco órgãos normativos. A estrutura do SFN se divide em: Subsistema de Intermediação e Subsistema Normativo.
Sobre o Subsistema de Intermediação, assinale a alternativa correta:
a) É formado pelos seguintes membros: Banco Central do Brasil; Conselho Monetário Nacional; Comissão de Valores Imobiliários e através das Instituições Especiais que possuem como finalidade promover o desenvolvimento equilibrado do país e a servir os interesses da coletividade.
b) Tem a finalidade de viabilizar o atendimento das necessidades financeiras de curto, médio e longo prazo, manifestados pelos agentes econômicos carentes de recursos, aplicando ao mesmo tempo o excedente monetário dos agentes superavitários, com um mínimo de riscos.
Alternativa assinalada 
c) É formado pelos seguintes membros: Banco Central do Brasil e pelos ministérios e secretarias estaduais que possuem como finalidade promover o desenvolvimento equilibrado do país e a servir os interesses da coletividade.
d) É formado pelos seguintes membros: Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal e pelo Central do Brasil que possuem como finalidade promover o desenvolvimento equilibrado do país e a servir os interesses da coletividade.
5) O CETIP foi criada em 1984 como um braço operacional da ANDIMA, sob a forma de sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos. A Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip) é o local onde:
a) se vende e liquida financeiramente as operações feitas com todos os papéis privados e os títulos estaduais e municipais que ficaram fora das regras de rolagem.
b) em que se custodia e compra financeiramente as operações feitas com todos os papéis privados e os títulos estaduais e municipais que ficaram fora das regras de rolagem.
c) em que se vende, compra e registra financeiramente as operações feitas com todos os papéis privados e os títulos estaduais e municipais que ficaram fora das regras de rolagem.
d) em que se custodia, registra e liquida financeiramente as operações feitas com todos os papéis privados e os títulos estaduais e municipais que ficaram fora das regras de rolagem.
Alternativa assinalada

Outros materiais