Buscar

Recursos terapeuticos manuais I avaliando aprendizado 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
  RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS I
�
 1a Questão (Ref.: 201501086606)
Pontos: 0,0  / 0,1
O objetivo da massagem consiste em dispersar as matérias gastas (metabólicos) formadas nos músculos e não expelidos pelo exercício. Ela faz com que a matéria gasta se disperse, removendo, assim, a fadiga. I. Pressão leve produz dilatação instantânea e temporária e a pressão profunda produz dilatação mais prolongada. II. Os efeitos primários da massagem consistem em produzir deformações mecânicas dos tecidos por meio de uma pressão e estiramento ritmicamente aplicados. III. As ações mecânicas, fisiológicas e psicológicas unidas desencadeiam a ação terapêutica da massagem. A justificativa desta ação fisiológica da massagem se relaciona com os itens:
 
I, II e III.
I e III.
I e II.
 
II e III.
Nenhum item justifica.
�
 2a Questão (Ref.: 201501028818)
Pontos: 0,1  / 0,1
A drenagem linfática manual (DLM) é uma técnica massoterápica, criada e desenvolvida pelo biólogo e fisioterapeuta Dr. Phil Emil Vodder, no começo da década de 1930, que favorece a drenagem da linfa da periferia do organismo para o coração. Considere as seguintes afirmativas: I. A aplicação da DLM auxilia o aumento do transporte da linfa, que melhora a vascularização, a anastomose linfolinfática e linfovenosa e proporciona maior resistência defensiva-imunitária do organismo, em razão do aumento de células imunitárias que veiculam no próprio sistema linfático. II. A DLM drena os líquidos excedentes que banham as células, mantendo, assim, o equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais. III. A DLM também é responsável pela evacuação dos dejetos provenientes do metabolismo celular. IV. A DLM deve sempre ser iniciada pelo segmento proximal, pelas manobras que facilitem a evacuação, feitas nos linfonodos regionais, e só então deve seguir para as manobras de reabsorção e captação, realizadas ao longo das vias linfáticas e nas regiões de edemas. Dentre as afirmativas, está(ão) correta(s):
Somente a I.
I, II e III.
I e IV.
 
Todas as afirmativas.
I e II.
�
 3a Questão (Ref.: 201501028819)
Pontos: 0,1  / 0,1
A drenagem linfática manual (DLM) é uma técnica massoterápica, criada e desenvolvida pelo biólogo e fisioterapeuta Dr. Phil Emil Vodder, no começo da década de 1930, que favorece a drenagem da linfa da periferia do organismo para o coração. Pode-se afirmar que, em virtude dos seus efeitos fisiológicos, é indicada nos casos de:
Retenção hídrica, período de TPM (tensão pré-menstrual), pré e pós-intervenção cirúrgica, principalmente oncológica.
Pré e pós-intervenção cirúrgica, tratamento de rejuvenescimento, tratamento do fibroedema geloide e na trombose venosa profunda.
 
Retenção hídrica, período de TPM (tensão pré-menstrual), pré e pós-intervenção cirúrgica, tratamento de rejuvenescimento e tratamento do fibroedema geloide.
Pré e pós-intervenção cirúrgica, tratamento de rejuvenescimento, tratamento do fibroedema geloide e na dermatite aguda.
Em casos de hipertensão não controlada, tratamento de fibroedema geloide e de retenção hídrica.
�
 4a Questão (Ref.: 201501602853)
Pontos: 0,0  / 0,1
A Massagem tem como objetivo" facilitar o retorno venoso", quando aplicada em atletas pré e pós competições. Ela produzirá o efeito:
 
Todas as alternativa estão corretas.
 
Analgésico.
Descontraturante.
Descongestionante.
Calmante.
�
 5a Questão (Ref.: 201501603298)
Pontos: 0,1  / 0,1
Na terapia manual quando os exercícios são realizados no paciente pelo profissional fisioterapeuta são considerados teoricamente passivos. Com base em seus conhecimentos, nas aulas ministradas em sala e o material de apoio didático da Faculdade Estácio. Assinale as alternativas verdadeiras (V) e para as falsas (F):
 
Os exercícios passivos são benéficos no estágio agudo da lesão em que há um processo inflamatório tecidual, pois a movimentação ativa pode ser prejudicial ao processo de regeneração do tecido.
 
Os exercícios passivos atuam na prevenção da atrofia muscular, no ganho de força ou resistência física e no auxílio da circulação na mesma medida em que ocorre a contração muscular voluntária ativa.
 
Os exercícios passivos são utilizados somente quando o indivíduo não está apto a mobilizar ativamente o segmento corporal.
 
São indicados para indivíduos que são submetidos a cirurgias e encontram-se com sinais inflamatórios locais, hipotrofias musculares e restrições na amplitude de movimento ativo.
 
A dor muscular e articular é uma contraindicação absoluta aos exercícios passivos.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes