Buscar

ÉTICA PROFISSIONAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O que é para você?
ÉTICA PROFISSIONAL
	Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.
	Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa propriedade do caráter. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive.
TER ÉTICA PROFISSIONAL É...
	É o indivíduo cumprir com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.
	Cada profissão tem o seu próprio código de ética, que pode variar ligeiramente, graças a diferentes áreas de atuação. No entanto, há elementos da ética profissional que são universais e por isso aplicáveis a qualquer atividade profissional, como a honestidade, responsabilidade, competência.
CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL
	Código de ética profissional é o conjunto de normas éticas, que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seu trabalho.
	O código de ética profissional é elaborado pelos Conselhos, que representam e fiscalizam o exercício da profissão. O código de ética médica em seu texto descreve: O presente código contém as normas éticas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício da profissão, independentemente da função ou cargo que ocupem. A fiscalização do cumprimento das normas estabelecidas neste código é atribuição dos Conselhos de Medicina, das Comissões de ética, das autoridades de saúde e dos médicos em geral. Os infratores do presente Código, sujeitar-se-ão às penas disciplinares previstas em lei.
	Ser bom profissional, ter conhecimentos técnicos, dons, talentos, habilidades e capacidades bem desenvolvidas, cabe a qualquer pessoa que deseja ter uma carreira de sucesso. Ter bom relacionamento com os colegas, facilidade no trabalho em equipe, boa comunicação, flexibilidade entre outras características, são aspectos altamente valorizados nas organizações.
	Porém, uma conduta ética no trabalho, seguindo padrões e valores, tanto da sociedade, quanto da própria organização são essenciais para o alcance da excelência profissional. A dinâmica do mercado nos exige atualização a aperfeiçoamentos constantes, e uma postura ética é de suma importância no ambiente corporativo. Através dela ganhamos credibilidade e a confiança de superiores, liderados e demais colegas e colaboradores.
	As organizações seguem os padrões éticos sociais, porém criam suas próprias regras para o bom andamento dos processos de trabalho, e alcance de metas e objetivos.
	O profissional deve seguir tanto os padrões éticos da sociedade quanto as normas e regimentos internos das organizações. Um exemplo são as informações sigilosas, para a preservação de uma marca ou produto, onde este deve manter uma postura congruente com seu trabalho e manter para si os dados que lhe foram confiados, a fim de guardá-los.
	O profissional deve seguir tanto os padrões éticos da sociedade quanto as normas e regimentos internos das organizações. Um exemplo são as informações sigilosas, para a preservação de uma marca ou produto, onde este deve manter uma postura congruente com seu trabalho e manter para si os dados que lhe foram confiados, a fim de guardá-los.
	A ética no ambiente de trabalho proporciona ao profissional um exercício diário e prazeroso de honestidade, comprometimento, confiabilidade, entre tantos outros, que o conduzem tanto na tomada de decisões como no processo de adotá-las. Ao final, a recompensa é ser reconhecido, não só pelo seu trabalho, mas também por sua postura ética, de valores e conduta exemplar. 
	A ética profissional é o conjunto de práticas que determinam a adequação no exercício de qualquer profissão. É através dela que se dão as relações interpessoais no trabalho, visando, especialmente, o respeito e o bem-estar no ambiente profissional.
É importante lembrar que a ética é indispensável para conviver em sociedade. É através dela que se pratica o respeito. Portanto, dentro do ambiente de trabalho ela é ainda mais importante. Afinal, atitudes inadequadas podem afetar o desempenho e a reputação de uma empresa.
EXISTE UMA ÉTICA PADRÃO?
	Algumas profissões possuem conselhos responsáveis pela criação de códigos de ética específicos, como é o caso dos médicos, dos advogados, das engenharias, dos contadores, dos administradores, etc. No entanto, estes códigos se referem a procedimentos e normas padrões das áreas, e são necessários por uma questão de segurança. Eles preveem penas disciplinares em lei para violações. No entanto, há comportamentos que devem ser adotados em qualquer que seja a área, por contribuírem para o bom funcionamento do trabalho.
 
	O juramento, feito nas cerimônias de colação 
de grau de todos os cursos, não deixa de ser um 
código de conduta ético para cada uma das 
profissões. Como os códigos de ética, devem
 ser respeitados, caso contrário, geralmente 
implicam em danos à sociedade, consumidores, 
humanos ou empresas.
PRINCIPAIS FATORES COMPONENTES DA ÉTICA PROFISSIONAL
	Os elementos mais importantes da ética profissional são muito semelhantes aos da ética social. São eles:
Honestidade: É um preceito
 básico para a convivência tanto
 pessoal quanto profissional. 
Falar sempre a verdade, não 
culpar colegas por erros seus e 
assumir falhas próprias são atitudes
 honestas e de valor para uma vida 
profissional ética e reta.
	Sigilo:  Alguns assuntos são confidenciais por segurança, e não é nada ético sair falando aos quatro ventos sobre coisas que não dizem respeito a determinados públicos. Informações sigilosas geralmente estão protegidas por lei e, caso algum funcionário quebre este protocolo, a pena é certa.
	Competência:  A competência envolve também o compromisso, a organização e a capacidade de ajudar os demais, tudo com a finalidade de realizar um bom trabalho de forma geral.
	Prudência:  Ter noção da hierarquia, cuidado com comentários, brincadeiras e atitudes que podem até mesmo ofender os demais. É importante ainda ter prudência na realização das tarefas, fazer tudo da forma mais correta possível, sem “atalhos” ou “jeitinhos”.
Humildade: Perguntar 
quando há dúvidas, no 
caso do empregado. É 
ouvir os subordinados, 
no caso do líder. Ou, para 
ambos, reconhecer erros
 e aprender com eles.
	Imparcialidade:  Tratar a todos de maneira igual, independentemente do cargo que ocupam. Ser imparcial é mais importante ainda para os gestores. É comum as relações profissionais extrapolarem os limites 
do escritório, mas é 
imprescindível 
saber separar a relação 
pessoal da profissional.
	A ética profissional vale para todos, independentemente de cargo. Comportamentos antiéticos praticados por líderes invariavelmente abalam o clima organizacional, prejudicando o rendimento da equipe. Seja respeitoso e responsável, dessa maneira o sucesso profissional ficará mais próximo de você.
	A ética é a parte da filosofia que se dedica ao estudo dos valores morais e princípios ideais do comportamento social. Ou seja, a ética se refere ao caráter. Ela se diferencia da moral, porque busca fundamentar as ações exclusivamente pela razão, enquanto a moral se baseia em obediência a costumes e hábitos que variam de acordo com a cultura.
	Não é difícil ser ético. Seja respeitoso e responsável, e com certeza o sucesso profissional ficará mais próximo de você.
PROFISSIONAIS DE T. I.
Para os profissionais de TI existem os “Dez mandamentos para a ética na informática”. Não é oficial, mas muitas empresas utilizam. Veremos quais são:
1 º    O computador não deverá ser usado para produzir danos à outra pessoa;
2 º    Não interferir no trabalho de computação de outra pessoa;
3 º    Não interferir nos arquivos de outra pessoa;
4 º    Não usar o computador para roubar;
5 º    Não usar o computador para dar falso testemunho;
6 º    Não usar software pirateado;
7 º    Não usar recursos
de computadores de outras pessoas;
8 º    Não se apropriar do trabalho intelectual de outra pessoa;
9 º    Ter cuidados com as consequências sociais do que escrever;
10 º   Usar o computador de maneira que mostre consideração e respeito ao interlocutor.
RESPONSABILIDADES DE UM PROFISSIONAL DE T. I.
	A principal função de um Profissional na área de TI é de manter sigilo em relação às informações confidencias de uma empresa e de seus clientes. Os profissionais de TI são os principais profissionais que as empresas têm problemas com a falta de ética, por estarem trabalhando o tempo todo com essas informações, eles tem acessos ilimitados. É um problema que esta acontecendo quase todos os dias, podemos verificar com frequência nos jornais, cracker invadindo empresas e roubando informações sigilosas e as vendendo para empresas concorrentes, entre outras características que configuram a falta de ética e até mesmo atos criminosos.
	É de obrigação das empresas criarem seus códigos de éticas, verificar e punir se algum profissional estiver descumprindo as normas previamente estabelecidas.
PROFISSIONAIS DE T. I.
	Para ser um bom profissional de TI não basta ter conhecimento técnico na área de informática ou saber hardware ou software. Além disso, para que possa ter sucesso em sua vida profissional é necessário agregar algumas características como: cordialidade,
honestidade, respeito
e dignidade. Isso é 
base para qualquer 
área profissional, sem 
essas características é 
quase impossível ter uma
 carreira profissional de
 sucesso em uma grande
 empresa.
MAIS ALGUMAS CARACTERÍSTICAS
	Ter conhecimento da legislação que regulamenta sua atividade profissional e principalmente da empresa onde trabalha;
	Garantir a segurança das informações;
	Respeitar a propriedade intelectual;
	Manter uma conduta correta fora da empresa;
	Ter consciência em utilizar recurso e material da empresa.
	Lembrando que não existem uma fórmula certa para se obter a ética, ter ou não ter é escolha apenas do profissional, muitas áreas sofrem com esse tipo de problema, porém a área de TI pode ser considerada mais exposta a esse mal devido a facilidade em buscar e utilizar informações, devido ao conhecimento de uma gama de softwares para burla, acessar lugares restritos, copiar informações sigilosas, tornando o perigo mais intenso para as organizações.
Cabe somente a você decidir se deseja entrar nessa lista, não somente optando por ser ético, mais sim demonstrando com suas atitudes!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando