Buscar

DISCURSIVA Ética Profissional do Assistente Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética Profissional do Assistente Social- Discursiva
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta
Ética Profissional do Assistente Social
Prova: 2309137
QUESTÃO:
1. Podemos classificar a ética como um modo do comportamento moral dos seres humanos, sendo um espaço de reflexão sobre a vida cotidiana em sociedade, considerando os homens como seres livres, no qual estamos sempre em transformação e movimento. Partindo deste pressuposto, o que se entende por liberdade?
RESPOSTA ESPERADA:
A liberdade humana pode ser considerada em constante transformação, podendo ser uma questão ética, sendo que todas as pessoas têm convicções para poder fazer escolhas em seu cotidiano. No mundo em que estamos inseridos, necessariamente precisamos tomar decisões a todo o momento, tendo a liberdade de escolhas e transformações.
QUESTÃO:
2. O profissional de Serviço Social possui um Código de Ética para nortear sua trajetória profissional. Neste sentido, quais providências devem ser tomadas quando identificado que um assistente social não está seguindo o Código de Ética e está sendo antiético em seu fazer profissional?
RESPOSTA ESPERADA:
Quando identificadas ações antiéticas por parte de profissionais do Serviço Social, é necessário realizar denúncia no Conselho Regional de Serviço Social ou no Conselho Federal de Serviço Social. Este órgão tem a competência de averiguar a situação e tomar as devidas providências. Ressalta-se que toda a denúncia, mesmo que anônima, deverá ser fundamentada, pois acusações não verídicas também podem ser consideradas antiéticas.
QUESTÃO:
3. O objeto de trabalho do Serviço Social é considerado um desafio. Ele é, entre outras profissões, designado a atender às demandas expressas na sociedade, que estão em constante transformação. Neste sentido, a questão social surge como consequência da relação trabalho versus capital. Diante disto, como se compreende a questão social sendo a matéria-prima do trabalho do assistente social?
RESPOSTA ESPERADA:
O objeto do Serviço Social tem, historicamente, sido delimitado em virtude das conjunturas políticas e socioeconômicas, sempre considerando as perspectivas teóricas e ideológicas orientadoras da intervenção profissional.
A questão social está diretamente ligada ao modo de produção capitalista, que surgiu do conflito estabelecido entre capital versus trabalho, resultando na exploração, desemprego, desigualdades sociais, entre outros. 
Podemos considerar que muitas das ações práticas da atuação do assistente social surgem a partir de demandas advindas das expressões da questão social.

Continue navegando