Buscar

Av 01 DIRETO AMBIENTAL

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0012_AV1_201402328281 » DIREITO AMBIENTAL      
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201402328281 - LEONARDO PEREIRA MARTINS
	Professor:
	SILVIA MARIA DE MACEDO COSTA RODRIGUES
	Turma: 9015/AO
	Nota da Prova: 10,0 de 10,0    Nota do Trab.: 0   Nota de Partic.: 0     Data: 04/04/2016 20:18:17 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 702740)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre o tema Fontes do Direito Formal é CORRETO afirmar que:
		
	
	são aquelas provenientes da doutrina nacional.
	 
	são aquelas decorrentes do ordenamento jurídico nacional, como por exemplo as leis infraconstitucionais.
	
	são aquelas provenientes de manifestação popular individual.
	
	são aquelas provenientes de manifestação popular coletiva.
	
	são aquelas provenientes das descobertas científicas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 238891)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Diante da afirmativa de que o estudo do meio ambiente é interdisciplinar, assinale a alternativa correta.
		
	
	O estudo do meio ambiente é interdisciplinar por se tratar de Direito de primeira geração.
	
	O estudo do meio ambiente é interdisciplinar porque está disposto na lei da Política Nacional do Meio Ambiente.
	
	O estudo do meio ambiente por ser interdisciplinar não coexite com outros ramos do saber.
	 
	O estudo do meio ambiente é interdisciplinar uma vez que o meio ambiente é estudado por diversos ramos do saber como a Sociologia, Antropologia, Biologia, Engenharia Florestal, Geografia, dentre outros.
	
	O estudo do meio ambiente é interdisciplinar por se tratar de Direito privado disponível.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 65396)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O princípio da prevenção ao dano ambiental é consagrado na Constituição brasileira através da exigência ou imposição de:
		
	
	Sanção administrativa pela ocorrência de dano ambiental.
	
	Obrigação de reparação pelo dano ambiental.
	
	Prisão domiciliar.
	 
	Estudo de Impacto Ambiental ou Estudo Prévio de Impacto Ambiental
	
	Sanção penal pela ocorrência de dano ambiental.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 82589)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(OAB/CESPE 02/2009) Assinale a opção correta com relação aos princípios do direito ambiental.
		
	
	O princípio do poluidor-pagador estabelece que a pessoa, física ou jurídica, antes de desenvolver atividade considerada causadora de degradação ambiental, terá de pagar para evitar a contaminação.
	 
	Em conformidade com o princípio do desenvolvimento sustentável, o direito ao desenvolvimento deve ser exercido de modo a permitir que sejam atendidas as necessidades do tempo presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras
	
	Conforme o princípio do limite, o particular que pretenda desenvolver atividade ou empreendimento que cause significativa degradação ambiental tem o dever de fixar parâmetros que levem em conta a proteção da vida e do próprio meio ambiente
	
	não deve ocorrer ressarcimento quando houver dano ambiental.
	
	o ressarcimento do dano ambiental deve ocorrer, preferencialmente, mediante indenização em dinheiro, e, secundariamente, pela reparação natural do ambiente degradado.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 234737)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O parágrafo único do art. 23 da Magna Carta, regulamenta a Lei Complementar 140/2011, que fixa regras de cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum através do poder de polícia ambiental. Marque a resposta CORRETA sobre o poder de polícia ambiental em razão das afirmativas abaixo:
I- a fiscalização e o licenciamento, ambos decorrentes do poder de polícia ambiental, são atividades autônomas com metas diferentes, pois, enquanto a fiscalização atua no campo da repressão, o licenciamento atua no campo da prevenção.
II- o poder de polícia ambiental é exercido pelas autoridades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA, conforme dispõe a Lei nº 6.938/81, que disciplina a Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA.
III- o poder de polícia ambiental consiste em um conjunto de intervenções do poder público no sentido de disciplinar a ação de empresários, objetivando prevenir ou reprimir perturbações à ordem pública.
		
	
	somente a afirmativa I está correta
	 
	somente as afirmativas I e II estão corretas
	
	as afirmativas I, II e III estão corretas
	
	somente a afirmativa III está correta
	
	somente a afirmativa II está correta
		
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 234698)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para possibilitar a ampla proteção ambiental, a Constituição Federal previu diversas regras, dentre elas as regras de competência material ou administrativa e as regras de competência legislativa. Marque a resposta CORRETA sobre as regras de competência previstas nos seguintes artigos da Constituição Federal
I- CF, Art. 21, compete à União; IX - elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social;
II- CF, Art. 23 - É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; III - proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos;
III- CF, Art. 30 - Competência dos Municípios: Compete aos Municípios; II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber.
		
	
	somente é regra de competência legislativa a alternativa II
	
	somente é regra de competência legislativa a alternativa I
	
	somente é regra de competência material a alternativa III
	 
	somente é regra de competência legislativa a alternativa III
	
	somente é regra de competência material a alternativa II
		
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 711813)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981, institui a Política Nacional de Meio Ambiente com diretrizes para orientação da ação dos governos na preservação da qualidade ambiental e manutenção do equilíbrio ecológico. Estabelece uma estrutura de organização e funcionamento que inclui o conjunto de instituições governamentais que se ocupam da proteção e da gestão da qualidade ambiental, em nível federal, estadual e municipal. Esta estrutura denomina-se:
		
	
	CONSEMA (Conselho Estadual de Meio Ambiente)
	
	IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
	
	CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente).
	
	ICMBio Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
	 
	SISNAMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente).
		
	
	
	
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 613358)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(CESPE - 2011 - TRF 1ª REGIÃO - Juiz Federal) A tutela do meio ambiente envolve a institucionalização de normas, o estabelecimento de objetivos e princípios claros, a identificação de instrumentos efetivos de proteção, bem como a organização de uma estrutura que possa realmente implementar a política ambiental. A respeito desse tema, assinale a opção correta.
		
	
	A criação de zonas estritamente industriais envolvendo a instalação de polos cloroquímicos é matéria que se encontra na esfera da competência concorrente entre a União e os Estados.
	
	O padrão de qualidade ambiental é instrumento abrangente que representa uma análise do impacto de certo empreendimento na ocasião de sua instalação.
	 
	O zoneamento econômico ecológico constitui instrumento de organização territorial, de caráter obrigatório e vinculado.
	
	Os instrumentos ambientais relacionados ao exercício do poder de polícia não podem ensejar impactos no custo da produção, mesmo que em defesa do meio ambiente.
	
	O relatório de qualidade do meio ambiente, instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, é entendidocomo aplicação do princípio da responsabilização.
		
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 159805)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O estudo de impacto ambiental, no decorrer do licenciamento, serve para dar à administração pública informações quanto aos interesses envolvidos para que a decisão seja tomada tendo em vista uma finalidade superior. Marque a alternativa CORRETA. No curso de processo de licenciamento ambiental, o estudo de impacto ambiental e seu respectivo relatório:
		
	
	são em princípio exigíveis, podendo ser dispensados por livre decisão do órgão licenciador
	
	não são em princípio exigíveis e o estudo do impacto ambiental pode ser dispensado por livre decisão do órgão licenciador
	 
	são em princípio exigíveis, podendo ser dispensados pelo órgão licenciador se o impacto não for significativo
	
	não são em princípio exigíveis, mas podem sê-lo pelo órgão licenciador se o impacto ambiental for significtivo
	
	são sempre exigíveis pelo órgão licenciador já que o impacto ambiental é sempre significativo
		
	
	
	
	
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 173905)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Acerca da audiência pública para o licenciamento ambiental (Resolução CONAMA 01/86, Res. 09/87 e 237/97), assinale a opção correta:
		
	
	Trata-se de ato que deve ser realizado exclusivamente na associação de moradores, com a presença dos representantes políticos das comunidades envolvidas, tais como os vereadores locais, deputados, sindicatos e outras autoridades reconhecidas, submetendo o projeto à ampla divulgação nas mídias locais e a minucioso direito de impugnar o projeto.
	
	Trata-se de ato realizado no procedimento investigatório junto à Polícia Federal objetivando apurar ou prevenir a ocorrência de crime ambiental e depende da prévia denúncia de qualquer cidadão relativamente ao projeto que tenha potencial degradação ambiental, buscando impugnações ao Relatório de Impacto Ambiental.
	
	Trata-se de ato realizado no procedimento junto ao Ministério Público Federal desencadeado por iniciativa de qualquer interessado, objetivando apurar as degradações ambientais omitidas no Estudo de Impacto Ambiental e no Relatório de Impacto Ambiental, além de colher impugnações e sugestões de qualquer interessado no momento de análise que antecede ao licenciamento ambiental.
	 
	Trata-se de ato realizado no procedimento administrativo de democratização do licenciamento ambiental no intuito de dar publicidade ao teor do Relatório de Impacto Ambiental, à população interessada, referente ao Estudo do Impacto Ambiental exigido, ao empreendedor,pelo órgão ambiental competente.
	
	Trata-se de ato que deve ser realizado exclusivamente no processo judicial promovido pelos interessados em obter a licença ambiental em que deverão produzir as provas necessárias, ouvir testemunhas, técnicos, peritos ambientais e dar garantias de que não haverá qualquer dano ambiental, direto ou indireto, de modo a convencer o julgador antes de obter qualquer decisão judicial concessiva da liminar ou da sentença definitiva.

Continue navegando