Buscar

racionalismo orgânico nos EUA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ARQUITETURA MODERNA NOS ESTADOS UNIDOS 
Grupo: Ingryd Saraceni
 Raissa Ramalho
 Sandrina Gonçalves
INTRODUÇÃO
Por volta de 1900 no período de 1895 a 1905, a arquitetura dos Estados Unidos era uma junção de estilos ecléticos, não tendo relação de forma alguma com as ideias e ideais da nação. A indústria da construção estava experimentando transformações revolucionárias. Apareciam novos materiais de construção, ao mesmo tempo que se desenrolavam novos métodos de transformação para os materiais antigos. Mesmo assim, a arquitetura que realmente se levava à prática naquele tempo, pouco ou nada refletia estes novos métodos e materiais.
RACIONALISMO ORGANICO
“É orgânico aquilo que forma um sistema orgânico, por exemplo, é a concepção do espaço como campo de forças, em vez de como relação de grandezas. A arte portanto é o que forma um sistema entre a realidade natural e a realidade humana, entendida não só como natureza, mas também como civilização e cultura. Pela primeira vez a arquitetura não é pensada como determinante de objetos e sim como ação de um sujeito.” ARGAN
	Como:
Frank Lloyd Wright não procurou dar aos estados unidos uma arquitetura a altura da europeia, e sim uma arquitetura totalmente diferente.
negou a existência de uma relação entre a arte e a história.
 contestou o valor da história como ordem da experiência humana. 
Dessa forma afirmou, implicitamente, que apenas um povo como o americano, que não trazia nos ombros o peso de uma historia, pode realizar uma arte plenamente criativa. 
TENDÊNCIAS
São várias as tendências modernistas, mas as mais difundidas buscavam romper com todos os padrões históricos anteriores. Pela primeira vez, residências e construções comerciais passaram a ter destaque arquitetônico. Em vez de igrejas, catedrais e palácios, o principal marco do modernismo são gigantescos prédios de escritórios e apartamentos: os arranha-céus.
Materiais como o aço e o concreto armado dão aos arquitetos possibilidades inéditas de criação, distinguindo o “estilo” de tudo que se viu até então.
PRINCIPAIS NOMES E OBRAS
Philip Johnson
Conhecido como o arquiteto americano que fundou o Departamento de Arquitetura e Design, no Museu de Arte Moderna de Nova York.
Sua casa de vidro, em Connecticut, é uma das residências mais familiarizados com os seus interiores minimalistas. Seu uso surpreendente de vidro, aço e mais tarde tornou-se cristalina, ganhando renome mundial. 
PRINCIPAIS NOMES E OBRAS
Ieoh Ming Pei – I.M. Pei
Arquiteto nascido na China, foi estudar arquitetura nos Estados Unidos e mais tarde se tornou um dos maiores arquitetos da arquitetura moderna.
Seus projetos mais importantes incluem: John F. Kennedy Presidential Library and Museum, em Boston, The National Gallery of Art, em Washington DC.
PRINCIPAIS NOMES E OBRAS
Frank Gehry 
As obras de Gehry são inconfundíveis e possuem expressão marcante e inovadora na arquitetura do entorno. 
Foi nomeado pela Vanity Fair como “o mais importante arquiteto de nossa era” e definiu a precedência para a arquitetura contemporânea. 
Dentre os seus projetos mais importantes está o The Walt Disney Concert Hall em Los Angeles.
PRINCIPAIS NOMES E OBRAS
William F. Lamb 
Arquiteto americano sócio de um dos maiores escritórios de arquitetura de Nova York, projetou uma das obras mais importantes da cidade. Com proporções monumentais para a época, o Empire State Building foi o primeiro arranha-céu com mais de 100 andares e por muito tempo o prédio mais alto do mundo.
PRINCIPAIS NOMES E OBRAS
Frank Lloyd Wright 
Considerado um dos arquitetos mais importantes do século 20, foi a figura mestra da arquitetura orgânica. Wright defendia que o projeto deve ser individual, de acordo com a localização e finalidade. Dizia que "a forma e a função são uma só". 
Seus principais trabalhos foram a Casa da Cascata (Casa Kaufmann, considerada a residência moderna mais famosa do mundo) e a sede do Museu Solomon R. Guggenheim em NY.
ANÁLISE DE OBRA
Museu Solomon R. Guggenheim
Ícone da arquitetura moderna, localizado em frente ao Central Park e a Quinta Avenida, o museu é famoso pelas linhas sinuosas da sua fachada que contrasta com os rígidos edifícios do centro de Manhattan. O museu é mantido pela fundação Solomon R. Guggenheim e abriga coleções de arte moderna e contemporânea.
 
ANÁLISE DE OBRA
O Guggenheim se trata de uma obra singular situada em Manhattan que rejeita qualquer relação tipológica de escala e de modulação com o entorno urbano.
ANÁLISE DE OBRA
Em forma de espiral, a base do volume é mais estreita que a cobertura.Sobre a trajetória interior, a grande cúpula de vidro relembra o óculo do Panteão de Roma.Devido ao seu tratamento ornamental, a cúpula faz referência a um edifício religiosos
ANÁLISE DE OBRA
PLANTA BAIXA
CORTE TRANSVERSAL
CORTE LONGITUDINAL
REFERÊNCIAS
	Imagens:
http://www.flickr.com/photos/35005631@N02/3643848908/ 
http://www.flickr.com/photos/fotorene/4544204854/ 
http://www.flickr.com/photos/44341220@N06/5747753423/ 
http://www.flickr.com/photos/rg3visual/3634285330/
http://www.flickr.com/photos/35005631@N02/3643848908/ 
Livro:
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras,1992.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais