Buscar

Fórum D - 2016/01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Assista ao documentário “100 ANOS DE ANÍSIO TEIXEIRA”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=V72zGfkKe5g
Reflita sobre o seguinte texto de Anísio Teixeira:
 " O magistério constitui uma das profissões em que a formação nunca se encerra, devendo o professor, terminado o curso regular, continuar pela prática e tirocínio o seu desenvolvimento..." (TEIXEIRA, Anísio. Curso, estágio e seminário para formação do professor. Entrevista. Jornal do Comércio. Rio de Janeiro, 20 abr. 1958)
Reflita, elaborando uma síntese pessoal:
Analise os fatores que contribuíram para a descontinuidade do projeto educacional pensado pelos Pioneiros da Educação Nova no Brasil. Anísio Teixeira era favor da escola única. O que pensas sobre os dois tipos de educação existentes hoje em dia no Brasil, pública e privada?
O educador Anísio Teixeira acreditava que a educação é uma obra infinita. O conhecimento é limitado apenas pelo indivíduo quando este decide que não quer mais aprender. Nós, como futuros professores, devemos ter em mente que nossa formação não se finda ao concluir a graduação, mas que constantemente devemos nos aperfeiçoar através da continuidade nos estudos e também através da prática que gera experiências e consequentemente, conhecimento.
O projeto educacional pensado pelos Pioneiros da Educação Nova no Brasil foi barrado por ignorância e conflito com interesses políticos. No primeiro caso, sabe-se que toda a mudança gera desconforto e uma das maiores dificuldades do ser humano é sair da sua zona de conforto. Já no conflito com os interesses políticos, a educação na forma proposta por Anísio Teixeira e seus companheiros, geraria indivíduos pensantes, desenvolvidos em sua capacidade de contestar e agir. Esse quadro não era favorável nem a igreja católica (que criticava a idéia de uma escola laica, pois assim perderia o seu poder), nem ao governo que perderia o controle da população. Por isso, manter o modelo educacional formador de mão de obra, ensinando apenas o básico para prover recursos humanos para a indústria, era mais satisfatório.
Anísio Teixeira era a favor da escola única, laica e controlada pelo poder público. Suas motivações visavam a melhoria na qualidade do ensino, através de uma revisão de métodos e grade curricular. Desejava retirar o controle das escolas católicas para que os indivíduos tivessem uma formação pluralista e culturalmente diversificada.
Na minha opinião, a ideia de uma escola única é desnecessária. Sou a favor da diversidade de estilos e liberdade de escolha dos pais na metodologia ou modelo que mais se adequa aos seus ideais para a formação básica de seus filhos. 
O modelo de uma escola pública de qualidade é válido e como estamos em um estado laico, a educação, nestas instituições, deveria ser laica. No caso do ensino religioso apesar de ser cristã de confissão protestante, acredito que as diversas religiões deveriam ser estudadas em uma cadeira que ensine sobre a cultura dos povos. Não um ensino religioso direto, tendo em vista que este se torna tendencioso às crenças do professor.
Nas instituições particulares, cada escola manteria sua formação, metodologia, cabendo aos pais efetuarem a escolha da educação que pretendem que seu filho receba.
Hoje no Brasil, o modelo de educação ainda visa criar trabalhadores. 
Escrever um pouco sobre a qualidade de ensino no Brasil, citando fontes.

Outros materiais