Buscar

#avaliando 10-teoria-contabilidade#

Prévia do material em texto

Disciplina: -10 -TEOR. DA CONTABILID.
	
		1.
		O Princípio do Custo é a regra básica de avaliação aplicável aos ativos das empresas. No entanto, com o processo de harmonização com as regras internacionais de contabilidade outros critérios de avaliação passaram a ser empregados pela contabilidade para registro dos ativos. Assinale a alternativa a seguir que não apresenta um critério de avaliação utilizado para o registro de ativos segundo as regras atualmente em vigor:
	
	
	
	
	
	Valor de Custo Histórico.
	
	
	Valor Presente.
	
	
	Valor Realizável Líquido.
	
	
	Valor de Custo Corrente.
	
	
	Valor Justo.
	
	
		2.
		A Reserva de Incentivos Fiscais é uma reserva:
	
	
	
	
	
	Apresentada no PL das empresas no subgrupo das Reservas de Capital e referem-se a valores recebidos por conta de doações e subvenções para investimentos, que transitam pelo resultado e são então utilizadas para a formação dessa Reserva de Capital.
	
	
	Não há resposta correta
	
	
	Apresentada no PL das empresas no subgrupo das Reservas de Capital e referem-se a valores recebidos por conta de doações e subvenções para investimentos, que não transitam pelo resultado.
	
	
	Apresentada no PL das empresas no subgrupo das Reservas de Lucros e referem-se a valores recebidos por conta de doações e subvenções para investimentos, que transitam pelo resultado e são então utilizadas para a formação dessa reserva.
	
	
	Apresentada no PL das empresas no subgrupo das Reservas de Lucros e referem-se a valores recebidos por conta de doações e subvenções para investimentos, que são levados diretamente a esta conta de reserva, sem transitar pelo resultado.
	
	
		3.
		O Processo de harmonização das normas brasileiras aos padrões internacionais de contabilidade foi responsável por profundas modificações na contabilidade praticada no Brasil, para tanto a Lei 6404 foi alterada. A propósito, julgue as alternativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
	
	
	
	
	
	Foi criado o subgrupo do Intangível, dentro do Ativo Não Circulante.
	
	
	As empresas de capital aberto passaram a apresentar a destinação das riquezas produzidas por elas.
	
	
	Alguns dos ativos das companhias serão contabilizados pelo valor justo, que representa um valor de mercado.
	
	
	Todas as respostas estão corretas.
	
	
	Uma das principais alterações da Lei 6.404 diz respeito a apresentação do ativo das empresas, com a criação do subgrupo Ativo Não Circulante e extinção do Ativo Permanente.
	
	
		4.
		Para que a informação represente adequadamente as transações e outros eventos que ela se propõe a representar, é necessário que sejam contabilizados e apresentados de acordo com a sua substância e realidade econômica, e não meramente sua forma legal. Assinale o aspecto legal descrito por esta contextualização:
	
	
	
	
	
	Antecedência da forma sobre a essência
	
	
	Hegemonia da essência sobre a classificação
	
	
	Preponderância do conceito sobre as contas
	
	
	Supremacia da essência sobre a forma
	
	
	Primazia da substancia sobre o formato
	
	
		5.
		Elementos como Marcas, Patentes, softwares reconhecidos no patrimônio das empresas, a partir da edição da Lei 11.638, que promoveu alterações nas regras contábeis em vigor no País em busca da harmonização com as regras contábeis, são classificados no subgrupo do balanço patrimonial:
	
	
	
	
	
	Ativo Não Circulante - Investimentos
	
	
	Passivo Não Circulante
	
	
	Ativo Não Circulante - Imobilizado
	
	
	Ativo Não Circulante - Intangível
	
	
	Patrimônio Líquido
	
	
		6.
		O valor da riqueza gerada pela companhia, a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza está evidenciado na demonstração:
	
	
	
	
	
	Do resultado abrangente.
	
	
	Dos fluxos de caixa.
	
	
	Do valor adicionado.
	
	
	Do resultado do exercício.
	
	
	Das mutações do patrimônio líquido.

Continue navegando