Buscar

DIREITOS - CIÊNCIA POLÍTICA

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLITICA
DIREITOS
Thomas Humphrey Marshall descreve a formação do conjunto de direitos clássicos, ou seja, o autor cria um tipo ideal da evolução dos direitos. A partir do aparecimento do estado moderno, com a concentração de todo poder político, econômico e social, nas mãos do príncipe absolutista, os indivíduos se encontram em uma situação extrema de vulnerabilidade.
DIREITOS CIVIS
	Segundo Marshall a primeira geração de direitos clássicos são os direitos civis. O conjunto de liberdade negativa que protegem os cidadãos dos seus respectivos estados ao estabelecer dois direitos fundamentais: direito ao corpo e a consciência.
	Direitos civis básicos:
Direito a expressão.
Direito de ir e vir.
Direito a propriedade privada.
Direito de igualdade perante a lei.
Direito a liberdade religiosa.
O estado não tem direito em mim (meu direito civil)
PP = extensão do corpo individual.
	Direitos civis garantem concomitantemente proteção dos indivíduos do seu estado e de outros indivíduos. A partir do aparecimento dos direitos civis o comportamento coletivo e individual passa a ser previsível. O estado moderno só pode desrespeitar os direitos civis com uma justificativa plausível e racional.
	As justificativas são: risco do próprio estado, necessidade preeminente da sociedade, crime quando o indivíduo abre mão voluntariamente dos direitos civis a desrespeitar os direitos de terceiros.[1: Preeminente: que está acima do restante; num lugar acima dos demais.]
Justificativas:
Crime (desrespeita o direito civil de outro)
Estado de guerra (risco do próprio estado)
O que não pode acontecer:
Diminuir a liberdade de alguém
Algo que coloque em risco o estado
Risco para própria sociedade 
DIREITOS POLÍTICOS
Com o aparecimento dos direitos políticos os cidadãos definem os rumos do estado moderno. Se na primeira geração de direitos civis, os indivíduos se protegem do estado, na segunda geração de direitos clássicos (direitos políticos) os indivíduos participam diretamente do estado moderno.
Direitos políticos básicos:
Votar, ser votado
Direito de escolher as lideranças politicas
Introduzir pautas especificas não contempladas pela comunidade política (desobediência civil)
DIREITOS SOCIAIS
	Direitos sociais é o conjunto de salvaguardas institucionais que garante uma condição mínima de civilidade para todos os membros da comunidade política. A partir do aparecimento dos direitos sociais do estado, passa a ter responsabilidade com padrão de vida de sua população. A definição sobre a condição mínima de vida é uma definição política.[2: Salvaguardas: Proteção concedida por uma autoridade.]
	Existe uma discussão sobre quais são os recursos disponíveis para os direitos sociais e qual é a condição mínima de acordo com o tempo histórico.
	O direito a educação (parte da área de ciência política) o considera como se trata de uma prerrogativa de direito a formação a consciência pode ser considerada um direito civil. 
	Direitos sociais básicos:
Moradia
Saúde
Salário mínimo
Ferias 
Lazer
Seguro desemprego
Aposentadoria remunerada
13º
No primeiro momento o indivíduo se protege do estado com os direitos civis, depois no segundo momento eles participam com os direitos políticos, e no terceiro momento eles se fundem aos estados com os direitos sociais.
O estado pode deixar de garantir os direitos clássicos por incapacidade ou por decisão voluntaria.
DIREITOS DE QUARTA GERAÇÃO
	Direitos que transpassam as fronteiras dos estados, é um conjunto de salvaguarda constitucional que garante as condições mínimas de sobrevivência independentemente da situação social, civil e política.
DIREITOS HUMANOS
	Todos os indivíduos dizem ter sua condição de humanidade preservada, independente da sua situação civil, positiva ou social.
	Presos tem direito humano.
DIREITOS COLETIVOS
	Todo ser humano tem direito a ter seus bens coletivos e culturais preservados, independente da sua situação civil, social e política. 
DIREITOS ECOLÓGICOS
	Todo ser humano tem direito de participar integralmente dos recursos ecológicos e naturais independente da sua situação civil, política e social.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
	A preservação dos direitos de quarta geração depende de um sistema complexo que envolve organizações internacionais estatais e domesticas, sociedade civil internacional, doméstica e indivíduos.

Continue navegando