Buscar

Gabarito da AP3 de Gestão da Interface Empresa x Sociedade 2015 1º

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP3
Período - 2015/1º
Disciplina: Gestão da Interface Empresa x Sociedade
Coordenador: Francisco Paulo de Melo Neto
Gabarito
Questão 01 - É uma nova atitude empresarial de respeito à natureza, à sociedade, aos clientes como cidadãos, ao governo e aos demais parceiros como atores de um processo conjunto de gestão do social. É a responsabilidade da empresa diante da sociedade, preocupando-se com todo e qualquer impacto que seu negócio traga para a sociedade e o meio ambiente. É também um ideal contemporâneo assumido pelo meio empresarial, consciente do seu papel de ator no processo de construção de uma vida melhor para todos. Para muitos, é ainda uma nova forma de gerir os negócios, não apenas baseada na primazia do econômico, mas, sobretudo, na junção do econômico, social, cultural, ambiental, político-institucional e tecnológico. (pag. 46)
Questão 02 - A certificação das ações sociais contribui para a melhoria da gestão da RSC, pois define normas e procedimentos a serem adotados pela empresa na elaboração de políticas, diretrizes e projetos sociais.
	As empresas que obtém tais certificações (como, por exemplo, a ISO 26000, principal norma de certificação do exercício da responsabilidade social corporativa) atestam o valor social da sua gestão e assumem uma postura verdadeiramente cidadã no mercado em que atuam. Assim, adquirem maior reputação, valorizam sua marca e são respeitadas pelo governo, pelos clientes, fornecedores, empregados, pela mídia e pela sociedade civil organizada. (pag. 61)
Questão 03 - Diante da grande expansão do consumo da água e das crescentes ameaças de sua escassez, cresce em todo o mundo um movimento de conscientização e mobilização para a preservação dos recursos hídricos e a redução do consumo da água em todos os setores da economia e da sociedade.
	A este movimento global denominamos onda azul, capitaneado em diversos países por organizações não-governamentais, associações, sindicatos, universidades, órgãos governamentais, empresas e pela própria mídia. (pag. 213)
Questão 04 - Embora muitos autores considerem os conceitos como sinônimos, há pequenas diferenças entre eles. O consumo consciente refere-se mais a produtos do que a recursos naturais e está mais diretamente associado ao ato de comprar. O consumo sustentável está relacionado ao consumo de recursos naturais e ao ato de poupar. O consumo sustentável ou responsável é, portanto, mais relacionado à economia natural e aos recursos ambientais, enquanto o consumo consciente é mais voltado para a economia do consumo e os recursos econômicos.
	O consumo consciente tem como objetivo desenvolver novos hábitos de consumo. O consumo sustentável ou responsável tem como objetivo preservar o meio ambiente e desenvolver a sociedade em sua totalidade. Ambos são mudanças que devem ocorrer na consciência individual e coletiva das pessoas, grupos, organizações, comunidades e sociedades. (pags. 267-268)

Continue navegando