Buscar

Exercícios de Sistemas de Recuperação Livro Silberschatz

Prévia do material em texto

Exercícios de Sistemas de Recuperação
Sistema de banco de dados - Silberschatz 6ª edição
16.1). O UNDO retorna aos valores antigos todos os itens de dados atualizados pela transação, ele retorna ao valor antigo a partir do último log gravado e para que as alterações sejam desfeitas na ordem correta é necessário que isso seja feito na ordem inversa. O REDO 	ajusta os valores de todos os itens de dados atualizados pela transação para os novos valores e isso pode ser feito na direção normal.
16.2). Um registro de log de ponto de verificação indica que um registro de log e seus dados modificados foram escritos no armazenamento estável e que a transação não precisa ser refeita no caso de uma falha do sistema. Obviamente, quanto mais frequentes forem os pontos de verificação, menores as probabilidades de realização de atualizações redundantes durante o processo de recuperação. 
O desempenho do sistema quando não ocorrem falhas – Se nenhuma falha ocorrer, o sistema de- verá incorrer o custo de realizar pontos de verificação que são essencialmente desnecessários. Nessa situação, a realização de pontos de verificação com menos frequência levará a um desempenho melhor do sistema. 
O tempo gasto para a recuperação de uma falha do sistema – A existência de um registro de ponto de verificação significa que uma operação não terá de ser refeita durante a recuperação do sistema. Nessa situação, quanto maior a frequência de realização dos pontos de verificação, mais rápido será o tempo de recuperação de uma falha do sistema. 
O tempo gasto para a recuperação de uma falha do disco – A existência de um registro de ponto de verificação significa que uma operação não terá de ser refeita durante a recuperação do sistema. Nessa situação, quanto maior a frequência de realização dos pontos de verificação, mais rápido será o tempo de recuperação de uma falha do disco.
16.12). O armazenamento volátil refere-se à memória principal e de cache e é mais rápido. Porém, o armazenamento volátil não pode sobreviver a falhas do sistema ou desligamento do sistema. O armazenamento não-volátil sobrevive a falhas do sistema e sistemas desligados. Os discos e as fitas são exemplos de armazenamento não-volátil. Recentemente, apareceram dispositivos USB usando memória somente de leitura programáveis e apagáveis (EPROM) oferecendo armazenamento não volátil. O armazenamento estável refere-se ao armazenamento que tecnicamente nunca pode ser perdido, pois existem cópias de backup redundantes dos dados (normalmente em disco). 
16.14).   O espaço do sistema de gerenciamento de log de transação será "reserva" para permitir a reversão de transação adequada. Se uma transação gera 100 MB de registros de log de transações, o sistema irá reservar cerca de 100 MB de espaço vazio no log de transações para garantir que pode anular a transação e corretamente reverter. É um mecanismo de segurança para impedir que um banco de dados se tornar inconsistente.
16.15). De não roubar (no-steal): uma página do cache atualizada não pode ser gravada em disco antes do commit da transação. De forçar (force): todas as páginas atualizadas por uma transação são imediatamente gravadas em disco quando a transação atinge seu ponto de confirmação.
16.23). A diferença é que uma falha no sistema causa a perda apenas do armazenamento volátil que encerra o processamento da transação, mas o conteúdo não volátil permanece intacto e não é corrompido e um desastre como um incêndio ou uma inundação pode causar uma perda irreversível.

Continue navegando

Outros materiais