Buscar

ARTIGO.CIENTIFICO.francisco rosenir, reutilizaçao da água condomínio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESTUDO DE IMPLANTAÇÃO, VIABILIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE REUTILIZAÇÃO DE ÀGUA EM EDIFICIO RESIDENCIAL HAVAÍ RESIDENSE.
Francisco das Chagas Alves de Oliveira¹
Rosenir Santos Sousa
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar por meio de uma análise de consumo e possíveis vantagens para a reutilização da água que seria desperdiçada pelas pias, chuveiros, máquinas de lavar, foi feita pesquisa e visita ao edifício, onde foram identificados os pontos de coleta de água para reuso, foi feita uma busca pela internet, da maneira mais adequada e simplificada de um pequeno sistema de tratamento de água, que tivesse um baixo custo de instalação e manutenção que venha suprir as necessidades de reutilização desta água em jardins e vasos sanitários, e uma prévia análise o tempo de retorno financeiro e benefício e retorno futuro, devido a preservação do bem mais precioso que esta ficando cada vez mais escasso e buscar manter um conceito de sustentabilidade trazendo valorização dos imóveis e contribuindo com a preservação do meio ambiente
Palavra-chave: água, reutilização, sustentabilidade.
¹ Graduando do curso de bacharelado em Engenharia de Produção pela faculdade Uninovafapi; 
ABSTRACT
This study aims to present through a consumption analysis and potential benefits for the reuse of water that would be wasted by sinks, showers, washing machines, has made research and visit the building where the collection points were identified water for reuse, a search on the internet was made in the most appropriate and simplified way to a small water treatment system, which had a low cost of installation and maintenance that will meet the reuse requirements of this water in gardens and toilets, and a previous analysis the financial turnaround time and money and future return, because the preservation of the most valuable asset that is getting increasingly scarce and seek to maintain a concept of sustainability bringing real estate values and contributing to the preservation of the environment
Answer key: wáter, reuse, sustainability.
INTRODUÇÃO
O planeta já enfrenta uma crise de abastecimento de agua, apesar de isso não significar que o líquido esteja diminuindo. Isso quer dizer que devemos preservar nossas riquezas hídricas. Uma grande preocupação é a conscientização em economizar água, visto os impactos ambientais causados diretamente pela ação humana, impactos estes resultantes principalmente da má utilização da água, em indústria de bebidas, ou seja, aquela em que as matérias-primas são submetidas a processos industriais simples ou complexos até serem transformados em produtos acabados, como também em nossas residências.
Com o desenvolvimento de políticas voltadas para a sustentabilidade e economia no consumo de água nos processos industriais, e residenciais preocupação esta causada principalmente pelo uso excessivo de água e falta de chuva nos últimos anos.
 Com isso as grandes e médias indústrias têm buscado formas de responder aos anseios dos seus consumidores, mudando suas fontes de energia e assim fazer a sua parte para com o meio ambiente, 
Com tudo que se tem visto com o desperdício de agua potável no planeta, com base nesses acontecimentos notamos que grande parte da água utilizada dentro das edificações pode ser reaproveitada para fins menos nobres, para isso é necessário analisar as diversas utilizações da água na edificação e definir alternativas para reaproveitamento da mesma. 
Neste trabalho, cujo tema foi escolhido de modo a detalhar e elaborar e implantar um sistema economicamente viável capaz de reaproveitar uma parte da água utilizada no edifício Havaí Residense, para fins não potáveis, acarretando economia real devido a diminuição da demanda final. Tal sistema consiste, basicamente, em reaproveitar a água do banho, dos lavatórios e da lavagem de roupas que, após passar por um processo de tratamento, será utilizada como descarga sanitária, rega de jardins, limpeza de pátios e carros, tendo em vista que o consumo dos condôminos é muito alto sendo 4 apartamentos por andar total de 48 por bloco sendo 4 blocos, 192 pias, 96 vasos, 96 chuveiros por bloco. Desperdício grande de água que com a implantação será sanada e otimizado o consumo. Portanto, com baixo investimento, tecnologia nacional e de fácil instalação e manutenção seria possível em um futuro todos edifícios e residências reutilizar a água, ajudando não apenas o país e a natureza, mas também regiões extremamente carentes de água.
Mostrar os benefícios da implantação de um sistema de reutilização de água no edifício havaí residense. Visando a economia financeira dos condôminos e dos recursos hídricos trazendo um bem social e ambiental impactando para a transformação da sociedade consciente.
Avaliar – identificar a estrutura
•	Identificar o modelo – mostrar o modelo
•	Verificar/analizar a viabilidade econômica com análises e cálculos de implantação e o tempo de recuperação do capital investido. (Verificar como o emprego do uso de um sistema de reutilização da água pode beneficiar direta e indiretamente aos condôminos.
•	Mostrar os possíveis benefícios - Entender os possíveis ganhos do ponto de vista econômico-financeiro para os que utilizarem este sistema;
•	Mostrar os custos
Desde os tempos mais remotos o homem aproveita-os como fontes hídricas. Os mesmos, por sua vez são finitos. Cabe ao ser humano saber aplicá-los da melhor maneira possível. Será que tais recursos estão sendo devidamente utilizados pela humanidade?
Nações desenvolvidas começam a perceber a importância da correta aplicação de tais bens. Países como a França, e principalmente, o Japão já utilizam tecnologia visando o máximo aproveitamento dos meios naturais. Existem, assim, programas sérios de reciclagem de diversos recursos como, por exemplo, da água. (Ricardo Reis Chahin, Carlos Alberto de Moya Figueira Netto, Esteban Messuti, Lucciano André Ribeiro, http://bvsper.paho.org/bvsaidis/brasil20/v-053, 2001. ). Em 1997, foi sancionada a Lei das Águas (Lei n 9.433) que estabeleceu a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh).
A importância dessa lei para o controle e conservação e devido uso de tais recursos.
Para auxiliar economicamente correto esse sistema de reutilização da água resolve um problema visto ultimamente de falta de água.
Vale ressaltar também que desde a Revolução Industrial na Inglaterra em 1780 o homem não deu uma atenção especial para um uso mais sistemático de fontes hídricas.
Deve-se levar em conta que o uso racional e controlado desse recurso como fonte de energia e vida, é importante do ponto de vista estratégico e competitivo para as empresas e os governos se organizarem em busca de um bem comum ainda dependem muito da conscientização das empresas e consumidores, preservarem, no brasil em 2015, que não é um problema só do nordeste, são Paulo sofreu muito com falta de água potável, como visto nas redes de comunicação, evitar esgotar esse bem, e caberá as empresas, governos e população, mudarem suas estratégias e planos para atender e manter a sua fonte principal, pois como visto nos principais meios de comunicação várias empresas tivera suas atividades paradas por conta da falta d’agua. É um fator muito preocupante para qualquer pessoa, saber mudar mesmo que gradativamente a reutilização água.
Portanto, preservar e reutilizar esse recurso tão precioso é importante para população em geral, assim aplicando os conceitos, reutilização da água e estimular empresas prédios e condomínios e residências a também passarem a usar este recurso de maneira mais apropriada e adequada as necessidades.
REFERÊNCIAL
PESQUSA E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE REUTILIZAÇÃO.
Os sistemas de reuso de água realizam o tratamento de águas menos nobres para seu reaproveitamento para fins não potáveis, em edificações pode reduzir efetivamente o consumo de água potável. 
Este sistema a ser utilizado é bem
simplificado, e devido a instalação da rede de esgotos já ser separada a saída dos vasos sanitários, será feita uma caixa de gorduras que receberá a agua de banheiros pias e chuveiros, necessita-se de ferramentas que sirvam para identificar, mensurar e divulgar os dispêndios e os resultados obtidos com economia da água. Por isso escolheu-se esse tema, pois o reaproveitamento de águas cinza nas residências classificadas como apartamentos é um fator de grande colaboração para economia de água e, tendo em vista a grande quantidade de água cinza que poderia ser reutilizada consequentemente traz grande benefício para o meio ambiente.
 
Figura1
Uma distribuição de consumo nas residências, identificada por estudos realizados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológica - IPT (USP) e SABESP, mostra que no Brasil uma pessoa gasta de 50 a 200 litros de água por dia (dependendo de sua região). Muitas são as variáveis a serem analisadas para identificação desses percentuais de consumo, como pressão, vazão, clima, população, frequência de utilização, condições socioeconômicas, qualidade dos produtos instalados e outras. Nesta pesquisa, foi considerado um consumo de 200 l/dia por pessoa. Apartamento em condomínios residenciais, no condomínios residencial havaí residense, cujo percentual de consumo na pia, banheiros, lavadora de roupas e louças chega a 79%, porém, por tratar-se de um estudo de caso em um projeto. A melhor forma de reintegração desses custos requerem estudos. mais aprofundados pois sabemos que o maior valor adquirido não é financeiro ou seja não pode ser visto. Aqui, a avaliação do impacto ambiental permite à administração do condomínio ter uma visão aproximada do que o empreendimento pode evitar, ou seja, colaborar com o meio ambiente, ao contrário do que normalmente acontece.
2.2.	DADOS DE IMPLANTAÇÃO
As partes constituintes do sistema de esgoto sanitário predial.
Coletores – coletor predial canalização que conduz os esgotos sanitário dos edifício.
Coletor secundário: canalização de pequeno diâmetro que recebe efluentes dos coletores prediais.
Coletor tronco: canalização principal de maior diâmetro, que recee afluentes de vários esgotos conduzindo a interceptor e emissário.
Interceptores: canalização de grande porte que interceptam o fluxo de coletores com a finalidade de proteger cursos de água evitando descargas diretas.
Serão instalados os coletores que passará por um filtro de separação de sólidos A remoção de areia e sólidos grosseiros é fundamental para a proteção dos equipamentos e da operação do sistema, deve-se também utilizar grade auto limpantes.
 Sólidos em Suspensão (SS)
É desejável evitar a deposição de sólidos em suspensão, lodo, no tanque de equalização. Para isto, uma eficiente pré remoção, por filtração, deve ser utilizada. Do tanque de equalização segue por uma bomba que joga a água para a estação portátil (mostrada figura), que faz o tratamento saindo para um filtro de areia, daí segue ao tanque de água tratada, outra bomba será utilizada para elevar a água á um reservatório elevado, e deste reservatório é feita a instalação para todos os aparelhos sanitário e torneira de jardim irrigação e lavagem.
 Funcionamento do sistema de tratamento de água
Figura1 http://loja.ecoracional.com.br/Comoinstalar
Estação de tratamento portátil
Figura2- aecweb etac 1000
Vazão: 1.000 litros / h
Alimentação: trifásica 220 V ou 380 V
Peso dos equipamentos (seco): 500 kg
Dimensões da unidade de tratamento: largura de 1,6 m / comprimento de 4,0 m / largura de 1,5 m. Tudo isso sem considerar o reservatório de equalização e o reservatório de água tratada.
Relação de material necessário para a instalação
	qtde
	produto
	Valor unit
	Valor total
	01
	Filtro de pressão 70 micras
	385,00
	385,00
	01
	Eco freio 100mm
	85,00
	85,00
	01
	Eco extravasor 100mm
	100,00
	100,00
	03
	Caixas d’agua 10000 litros
	2799,00
	8397,00
	01
	Filtro vacuri 15 tp sem areia
	650,00
	650,00
	150
	Varas cano pvc tigre 6m/100mm
	74,88
	11232,00
	02
	Bombas agua agrotamax
	278,10
	556,20
	100
	Joelhos 90°pvc tigre 100mm
	6,90
	690,00
	100
	T pvc tigre 100mm
	7,00
	700,00
	10
	Joelhos mudança de 100mm p/50mm
	8,00
	80,00
	100
	Varas de cano pvc togre 50mm
	39,50
	395,00
	70
	Joelhos pvc tigre 50 mm
	4,55
	318,50
	57
	T pvc tigre 50mm
	5,00
	285,00
	01
	Estação de tratamento portátil etac 1000
	28000,00
	36000,00
	48
	Mão de obra
	375
	18000,00
	
	Total despesas
	
	77874,00
	
	
	
	
	
	Despesa por apartamento
	
	1622,00
Tabela 2
Dados do condomínio:
4 apartamentos por andar, 48 por bloco, cada apartamento 4pias total de 192 pias por bloco, 96 chuveiros e 48 tanques. Gerando uma despesa total de R$ 7787,00 sendo por apartamento de 1622,00$, sendo que este valor em cerca de 30 meses média de R$ 54,00 por mês para cada condômino. 
	 
	investimento por unidade
	apartamento
	total investimento
	equipamentos
	 R$ 135,14 
	48
	 R$ 36.000,00 
	materiais
	 R$ 124,34 
	48
	 R$ 23.874,00 
	mão de obra
	 R$ 375,00 
	48
	 R$ 18.000,00 
	total por apartamento
	 R$ 1622,00
	total geral
	 R$ 77.874,00 
Tabela2- total de investimento
CONCLUSÃO
O trabalho de pesquisa teve por objetivo a identificação e a mensuração dos custos e benefícios com o reuso da água. Os resultados apresentados levam aos números que permitem fazer uma análise pormenorizada para tomada de decisão. O total dos custos de propriedade foi de R$ 77874,00, que significam 4,13% do investimento na construção dos apartamentos sem adição dos custos para reuso da água. A economia/retorno é de R$ 2200,00 por mês, aferindo um resultado de R$ 35,00 por condomínio, sem considerar questões tributárias, e apesar de não se utilizar como base para análise de investimento de longo prazo, apresenta um Retorno sobre o Investimento de 526,24%. A Taxa Interna de Retorno sobre Investimento Ambiental é de 88,02%, considerando o custo de oportunidade a uma taxa de 6%. O retorno se dá aos 2 anos e 6 meses aproximadamente, e o retorno corrigido ocorre aos 3 anos e 2 meses aproximadamente, corrigindo o valor do investimento a TJLP de 6% a.a. Como valor agregado ao meio ambiente, a mensuração do mesmo deu-se, identificando a quantidade de metros cúbicos de efluentes denominados águas cinza que foram recuperados e tratados para reuso, não sendo descartados no esgoto, e esse número é de 14.400m3 em 25 anos, que é o total de vida útil do apartamento, o que equivale a R$ 63.432,00.
Os resultados apresentados e alcançados nessa pesquisa apresentam várias limitações nas diversas fontes pesquisadas, como carência de legislação e normas, há dificuldades no acesso às informações da empresa. Cabe sugerir uma continuidade nos estudos relacionados ao reuso da água, não somente pela questão ambiental, mas também econômico-financeira, efetuando uma pesquisa mais abrangente, por exemplo, que identifique e mensure o aproveitamento de águas das chuvas e o reuso nas regas de jardins e outros fins permitidos por lei.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRAGA, Benedito. HESPANHOL, Ivanildo. LOTUFO, João G. Conejo. CARLOS, José Mierzwa. THADEU, Mário L.de Barros. SPENSER, Milton. PORTO, Mônica. NUCCI, Nelson. JULIANO, Neusa. EIGER, Sergio. Introdução a engenharia ambiental, 2° edição 2005.
CHAHIN,Ricardo Reis. FIGUEIRA NETTO, Carlos Alberto de Moya;MESSUTI, Esteban; RIBEIRO,Lucciano André; Mauá 1995; http://bvsper.paho.org/bvsaidis/brasil20/v-053.pdf (11-04-2016)
MACINTRYRE, A.J., Instalações Hidráulicas. 1ed Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1982.
http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2010/10/lei-das-aguas-assegura-a-disponibilidade-do-recurso-no-pais
CORDEIRO, Roberto Batista. JUNIOR, Antonio Robles 
ASSINATURAS DOS RESPONSÁVEIS
__________________________________
Francisco
das Chagas Alves de Oliveira
Acadêmico
__________________________________
Rosenir Santos Sousa
Acadêmica 
__________________________________
Ricardo Seixas Lima dos Santos
Professor Orientador
Teresina – PI, 03 de junho de 2016.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais