Buscar

CASO CONCRETO 4. SEMANA 4. DIREITO CIVIL

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL I - CCJ0006
Título 
SEMANA 4		
Descrição 
Caso concreto
Catarina Almeida, embora filha biológica de José Almeida e Rafaela Oliveira Almeida, foi criada desde a infância pelo casal Roberto Belo e Jesuína Andrade Belo. Dois meses após completar a maioridade, Catarina, por considerar que Roberto e Jesuína são seus verdadeiros pais, solicitou a retificação de seu nome para Catarina Almeida Andrade Belo com fundamento no art. 56 da LRP. Nesse caso é possível a alteração? Fundamente e justifique.
RESPOSTA – Sim. Ao completar a maioridade civil, e até o último dia antes de completar dezenove, é possível a pessoa natural requerer ao Oficial do Cartório do Registro Civil essa alteração, desde que, não prejudique os apelidos da família, poderá o interessado pedir a inclusão ou a exclusão do nome de genitores ou padrastos. Conhecida como modificação administrativa, pois não necessita de trâmites no judiciário, averbando-se a alteração que será publicada na imprensa (art. 56 da lei 6.015/73– LRP).
 
Questão de múltipla escolha 01
(PROCURADOR DO ESTADO - PGERS/2015) Em relação ao domicílio, conforme legislação vigente, analise as seguintes assertivas:
Ressalvada hipótese de abandono, o domicílio do chefe de família estende-se ao cônjuge e aos filhos não emancipados 
Exercendo profissões em locais diversos, cada um destes pode constituir domicílio para as relações que lhes corresponderem. 
III. O servidor público, o militar e o preso têm domicílio necessário, sendo, respectivamente, o lugar onde exercem permanentemente suas funções, onde servem e onde cumprem a sentença. 
IV- Muda-se de domicílio pela alteração de localização do lugar, independente da intenção da pessoa.
Quais estão corretas? 
RESPOSTA – C – Apenas II e III. 
a) Apenas I e III. 
b) Apenas I e IV. 
c) Apenas II e III. 
d) Apenas II e IV. 
e) Apenas I, II e III.
Questão de múltipla escolha 02 Otávio, 83 anos, e seu filho Leandro, 50 anos, partiram de Fernando de Noronha para Recife em helicóptero quando uma forte tempestade abateu o veículo. Alguns dias depois do acidente, destroços do helicóptero foram encontrados no mar, próximos a Recife, mas Otávio e Leandro não foram localizados. A família dos desaparecidos providenciou todas as buscas possíveis por algum tempo, mas Leandro e Otávio jamais foram encontrados. Neste caso: 
RESPOSTA – D – A família dos desaparecidos pode pedir a declaração de morte presumida sem decretação de ausência. Haverá presunção de que Otávio e Leandro faleceram simultaneamente. 
a) A família dos desaparecidos pode pedir a declaração de morte presumida após a decretação da ausência de Otávio e Leandro. Será considerado que Otávio, por ser mais velho que Leandro, morreu antes. 
b) A família dos desaparecidos pode pedir a declaração de morte presumida após a decretação da ausência de Otávio e Leandro. Haverá presunção de que Otávio e Leandro faleceram simultaneamente. 
c) A família dos desaparecidos pode pedir a declaração de morte presumida sem decretação de ausência. Será considerado que Otávio, por ser mais velho que Leandro, morreu antes. 
d) A família dos desaparecidos pode pedir a declaração de morte presumida sem decretação de ausência. Haverá presunção de que Otávio e Leandro faleceram simultaneamente. 
e) Apenas após dois anos da data do acidente a família dos desaparecidos poderá pedir a declaração de morte presumida sem decretação de ausência. Haverá presunção de que Otávio e Leandro faleceram simultaneamente.
 
Desenvolvimento

Continue navegando