Buscar

APOL Pesquisa e Prática Profissional

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“Na universidade, a prática comum é dar e escutar aula, tudo no mais tranquilo instrucionismo [...], tendo como complemento fatal a prova e na qual o assunto é recopiar a aula copiada. Instrucionismo é isso: em vez de formar, educar, emancipar, contenta-se com instruir, treinar, domesticar”.
 
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse artigo, ele está na revista:
DEMO, Pedro. Pesquisa Social. Serviço Social e Realidade, v. 17, n. 1, p. 11-36, 2008, p. 11.
 
 
Para que o conhecimento possa ser construído e aplicado, é necessário refletir sobre a teoria estudada e a realidade verificada, para que assim seja possível a realização de mudanças e melhorias na prática pedagógica. Considerando os conteúdos de aula e do livro-base Pesquisa e recursos didáticos na formação e prática docentes, explique a importância da pesquisa na educação. 
Nota: 20.0
	Por meio da pesquisa é possível verificar e observar o contexto onde o indivíduo está inserido, refletir sobre o mundo e os fenômenos que o envolvem, propondo e buscando soluções que possam favorecer as mudanças e inovações na sociedade. (Livro-base, p. 30 e 31)
Resposta:A pesquisa possibilita a transformação dos saberes na busca de melhoria para a prática educacional, ela é utilizada como um método para que o professor possa investigar diferentes assuntos relacionados ao contexto educacional, tais investigações vão al~em de simples pesquisas, mas podem contribuir muito para o processo de ensino-aprendizagem. O professor deixa de apenas reproduzir e transmitir conhecimento, passando a ser um sujeito ativo na construção e reconstrução do conhecimento.
Questão 2/5
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
A base ética da avaliação da aprendizagem na escola
           
[...]
É nesse contexto que aparece a figura do educador como mediador de prática educativa e pedagógica. A prática educativa e a prática pedagógica, por si, já fazem mediações: elas são meios pelos quais a estética (arte e espiritualidade), a ética (cultura axiológica de uma comunidade) e a ciência (conhecimentos objetivamente constituídos) chegam aos educandos. Para isso, em primeiro lugar, há necessidade do educador no papel de mediador vivo entre a experiência cultural em geral e o educando. O educador, servindo-se de diversos instrumentos, auxilia o educando a assimilar a herança cultural do passado, para, ao mesmo tempo, incorporá-la e supera-la, reinventando-a. Ao aprender, assimilamos a herança cultural do passado e, ao mesmo tempo, adquirimos recursos para superá-la e reinventá-la. O educador, em sua ação, serve a esse processo.
 
Fonte: LUCKESI, C. C. A base ética da avaliação da aprendizagem na escola, p. 1. Disponível em: < http://www.luckesi.com.br/artigosavaliacao.htm#1> Acesso em: 27 mar. 2015.
 
De acordo com conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, o conselho de classe é considerado um instrumento de avaliação, sabendo disso, apresente a definição e as vantagens desse instrumento de avaliação.
Nota: 20.0
	Espera-se que o acadêmico apresente em seu texto os seguintes conceitos: (Livro-base, p. 74)
O conselho de classe é uma reunião liderada e organizada pela equipe pedagógica, qiue tem como objetivo permitir que professores compartilhem informações sobre os alunos, de forma coletiva e individualizada, para então tomar decisões.
Entre as vantagens desse instrumento de avaliação, é possível destacar a integração entre professores, a análise do currículo e a eficácia dos métodos usados (discussão coletiva dos professores) além de facilitar a compreensão dos fatos com a exposição de diversos pontos de vista, possibilitando uma orientação homogênea.
Resposta:Conselho de Classe é uma discussão coletiva onde são apontadas as dificuldades dos alunos, professores e instituição de ensino na busca por melhorias. Compartilha informações sobre a classe e sobre cada aluno para embasar a tomada de decisões. Favorece a integração entre professores, a análise do currículo e a eficácia dos métodos utilizados, facilita a compreensão dos fatos com a exposição de diversos pontos de vista. A vantagem é que o professor pode usar essas reuniões como ferramenta de autoanálise. A equipe deve prever mudanças tanto na prática diária de cada docente como no currículo e na dinamica escolar, sempre que necessário.
Questão 3/5
Considere o fragmento de texto a seguir:
 
“É conveniente fazer distinção entre três tipos gerais de aprendizagem: cognitiva afetiva e psicomotora. A aprendizagem cognitiva é aquela que resulta no armazenamento organizado de informações na mente do ser que aprende e esse complexo organizado é conhecido como estruturas cognitivas. A aprendizagem afetiva resulta de sinais internos ao indivíduo e pode ser identi?cada com experiências tais como prazer dor satisfação ou alegria e ansiedade. A aprendizagem afetiva é concomitante com a cognitiva. A aprendizagem psicomotora envolve respostas musculares adquiridas mediante treino e prática mas alguma aprendizagem cognitiva é geralmente importante na aquisição de habilidades psicomotoras tais como aprender a tocar piano jogar golfe dançar balé”.
 
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse livro, ele está disponível em: MOREIRA M. A.; MASINI E. F. S. Aprendizagem signi?cativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes 1982, p.89-90. 
 
 
Considerando o conteúdo abordado no livro base Pesquisa e recursos didáticos na formação e prática docentes, explique quais tipos de aprendizagem são fundamentais e prioritários para a prática pedagógica.
Nota: 20.0
	Todas elas são importantes e necessárias, pois quando combinadas: comportamentalista, cognitivista e humanistas, elas possibilitam a integração da teoria e prática. (livro-base, p.76)
Resposta:Acredito que as 3, Cognitiva, afetiva e psicomotora, na cognitiva encontramos subsídios que podem auxiliar na ativação dos modelos mentais e possibilitam ao aluno apresentar novos significados aos novos conhecimentos. Na psicomotora, na qual por meio das ações dos alunos, é possível observar e acompanhar a aprendizagem deles e verificar se ela ocorre efetivamente, já a afetiva está relacionada à interação social do aluno, para que ele possa compreender seu papel na sociedade. Elas juntas auxiliam na prática pedagógica, uma vez que podem promover e auxiliar o desenvolvimento de forma integrada dos diferentes níveis de aprendizagem.
Questão 4/5
Lei ao fragmento do texto :
 
[...] em 2004, com a Lei n° 10.861, foi instituído o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), o qual avalia as instituições a partir de indicadores inter-relacionados, dos quais destacam-se o ensino, a pesquisa, a extensão, a gestão, o desempenho discente, o corpo docente e a infraestrutura.
 
Fonte: DALMOLIN; A. M. T. Avaliação institucional e gestão democrática na educação superior brasileira, segundo dois periódicos da área da educação. IX Anped Sul – Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, p. 1. Disponível em: < http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Politica_de_Educacao_Superior/Trabalho/05_40_28_2956-7383-1-PB.pdf>Acesso em: 05 abr. 2015.
 
Apresente as condições que ajudam a dar consistência à avaliação institucional como processo:
Nota: 20.0
	Espera-se que o acadêmico apresente em seu texto os seguintes conceitos: (Livro-base, p. 106)
A avaliação institucional necessita ser útil, beneficiando a todos os envolvidos.
A avaliação institucional precisa ser viável, principalmente em termos de possibilidade e viabilidade de execução.
A avaliação institucional deve ser exata, tendo em vista a necessidade de sua condução correta e do emprego de instrumentos adequados para obtenção de informações confiáveis.
Resposta:De modo semelhante, a atuação prática possui uma dimensão investigativa e constitui uma forma não de simples reprodução, mas de criação ou, pelo menos, de recriação do conhecimento. A participação na construção de um projeto pedagógicoinstitucional, a elaboração de um programa de curso e de planos de aula envolve pesquisa bibliográfica, seleção de material pedagógico. que implicam uma atividade investigativa que precisa ser valorizada.
Questão 5/5
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
A avaliação possibilita o desenvolvimento de uma educação de qualidade, pois, valoriza o percurso que o aluno traçou até chegar à avaliação e também implica a preocupação com o que acontecerá com ele depois.
A avaliação deve ser parte de um projeto pedagógico que olha para o ser humano como um ser em desenvolvimento, em construção permanente.
 
Fonte: DALLA VALLE, L. R. L; LUCA, N, L, R. Avaliação Educacional. Curitiba: Opet, 2012, p. 24.
 
A condução do processo de ensino-aprendizagem ocorre sob duas formas distintas, mas perfeitamente complementares: globalizante e individualizada. Como a aprendizagem se desenvolve respeitando a individualidade na globalidade?
Nota: 20.0
	Espera-se que o acadêmico apresente os seguintes aspectos (Livro-base, p. 42-43):
A forma globalizada estabelece intercomunicação entre o professor e a totalidade de alunos, com mútua responsabilidade no desenvolvimento da aprendizagem, enquanto a forma individualizada oportuniza um entendimento entre o professor e cada um dos alunos.
Assim, a aprendizagem também se desenvolve respeitando-se a individualidade na globalidade. O ensino pode ser perfeitamente individualizado dentro do universo dos alunos.
O processo avaliativo acontece em idêntica proporção e medida em relação à condução do desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, podendo ser também globalizante e individualizado, visto que esses processos ocorrem paralelamente.
Resposta:A forma globalizante deve estabelecer intercomunicação entre vocë e a totalidade dos alunos, com mútua responsabilidade no desenvolvimento da aprendizagem, enquanto a forma individualizada oportuniza um entendimento entre voce e cada dos alunos. Assim, a aprendizagem também se desenvolve respeitando-se a individualidade na globalidade. O ensino podeser perfeitamente individualizado dentro do universo dos alunos. O processo avaliativo acontece em identica proporção e medida em relação à condução do desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, podendo ser também globalizante ou individualizado, visto correrem esses dois paralelamente.

Continue navegando