Buscar

av2 anatomia sistêmica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Questão
O fígado é conhecido como a maior glândula do corpo, produtor do bile e de função metabólica importante. O fígado possui duas faces, da qual a face visceral se destaca pela presença de um hilo hepático. Quais são as estruturas do hilo hepático?
R: hepática, ducto hepático e veia porta
2. Questão
Dentre os seguintes movimentos, aquele que NÃO pode ser relacionado ao braço é:
R: Pronação
3. Questão
Em relação ao sistema reprodutor feminino não podemos afirmar:
R: a vagina é a via comum de eliminação de produtos da menstruação e urina
4. Questão
Os rins são órgãos retroperitoniais, filtradores, de forma de 'caroço de feijão', construídos extremamente por faces, bordas e polos. Em seu interior, na porção medular encontram-se estruturas glomerulares responsáveis pela formação da urina. Qual é a sequência correta do trajeto da urina desde sua formação até a sua saída renal?
R: pirâmide renal, papila renal, cálices renais e pelve renal
5. Questão
Quanto à divisão do esqueleto e sua articulação, analise: I. O esqueleto axial forma o eixo central do corpo, exemplos de ossos que estão presente nesse seguimento são: sacro, temporal e mandíbula. II. O esqueleto apendicular forma a base dos membros superiores e inferiores. Ele se articula com o axial e apendicular através da cintura escapular e pélvica. III. As cinturas escapular e pélvica são pontos de articulação complexos. A mobilidade permitida é ampla.
R: I, II, III estão corretos
6. Questão
Observando a anatomia do pulmão, existem várias estruturas, Numa sequência anatômica correta, de superficial para profundo, qual a ordem das cinco estruturas seguintes: (1) pleura pariental, (2) pleura visceral, (3) cavidade pleural, (4) pulmão e (5) parede da cavidade torácica.
R: 5-1-3-2-4
7. Questão
O cotovelo é a articulação entre o braço e o antebraço, na extremidade superior. Sobre a articulação do cotovelo, assinale a alternativa correta:
R: é uma articulação monoaxial (só realiza movimento em um único plano)
8. Questão
O sistema circulatório do feto, a circulação fetal, existe apenas no feto e contém estruturas especiais que possibilitam ao feto em desenvolvimento trocar materiais com a mãe. Na circulação fetal e nas mudanças durante o nascimento, os pulmões e nos órgãos gastrointestinais não começam a fncionar até o nascimento, Por qual meio ocorre a troca de materiais entre a mãe e o feto?
R: essa troca ocorre através da placenta da mãe
9. Questão
João estava trabalhando como pedreiro na construção de sua casa, sendo submetido a vários materiais tóxicos e poeiras. Na inspiração acabou inalando um corpo estranho, para qual pulmão esse corpo estranho têm maior tendencia a se dirigir? Explique
R: pulmão direito
10. Questão
O sistema digestório tem a função muito importante no corpo, uma vez que ele processa, dirige, absorve os nutrientes importantes e faz com que os restos alimentares sejam eliminados através das fezes. Uma das vísceras que compõem esse sistema é o intestino grosso. Descreva anatomicamente essa víscera.
R: apendice vermiforme, colo ascendente, colo sismoide

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais