Buscar

Comunicação Comunitária Avaliando 2016.1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201402553018)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na Europa, em 1948, surgiu a Declaração Universal dos Direitos do Homem, aprovada pela ONU (Organização das nações Unidas), cuja declaração, consagrou-se a visão de que, além da liberdade de votar, de não ser perseguido por suas convicções, o homem tem direito a uma vida digna. Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Tais direitos excluíam os apontamentos traçados na Revolução Francesa.
	
	A ONU, por ser uma organização dos EUA visava a principio o direito somente aos americanos.
	
	Tal declaração tem sua essência na concepção do unilaterariedade do homem, nas questões nacionais de seu país somente.
	
	A declaração visava unicamente à liberação do voto feminino nas eleições de 1934.
	 
	A dignidade á vida humana, esta nos preceitos dos direitos sociais, econômicos, políticos e culturais.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402553120)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que diz respeito aos primórdios do desenvolvimento humano em sociedade, historicamente, estudamos a relação do homem e as formas de poder, resultando em experiências distintas de liderança. Partindo desta perspectiva, assinale as duas únicas alternativas corretas:
	
	
	 
	Como ser social, os homens desenvolveram experiências significativas de liderança; uns se tornaram líderes e utilizaram a comunicação (gestual e oral, inicialmente) para tratar seus subordinados.
	 
	Os grupos de pressão eram organizações ineficazes, pois poucos conseguiam influenciar nas decisões importantes dos grupos políticos e religiosos.
	 
	O homem passou a ser um ser social e líder somente depois da Revolução Francesa, com a elevação dos Direitos Humanos.
	 
	O poder da organização social primitiva do gênero humano surgiu apenas com o desenvolvimento da civilização Caligráfica (aparecimento da Escrita), para assegurar direitos e deveres, através dos registros gráficos.
	 
	Coube igualmente aos líderes controlar as relações sociais do grupo, estabelecer, respeitar e disseminar regras de convívio, inclusive com ameaças e punições, consentidas pelos demais.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402551709)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O terceiro setor, constituído por organizações da sociedade civil, se distingue do Estado(primeiro setor) e do mercado(segundo setor) por uma série de fatores, incluindo: I) O fato de abranger entidades sem fins lucrativos II) Abranger entidades privadas de caráter público III) Que atuam à serviço de interesses públicos e/ou privados IV) Seu espaço de atuação, embora não seja governamental é subordinado às leis da lucratividade
	
	
	
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
	 
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	
	Apenas a afirmativa I está correta
	
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
	
	Afirmativas II e III estão corretas
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402564811)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a questão da cidadania, é incorreto afirmar que:
	
	
	
	A cidadania se estrutura na sociedade ocidental a partir da concepção grega de política e da integração do indivíduo na coletividade, quando os súditos passavam a ser cidadãos na medida em que participavam das decisões da ¿pólis¿.
	
	A cidadania é composta não apenas por direitos, mas também por deveres, como a participação política, a responsabilidade pela coletividade e o cumprimento das normas de interesse público e coletivo.
	 
	Na concepção liberal está ligada à individualização das ações políticas, fortalecendo a separação entre as esferas pública e privada e a busca da satisfação de interesses individuais.
	
	A cidadania incorpora os direitos civis, políticos e sociais, e é uma conquista do povo e das coletividades buscando a ampliação da participação na sociedade e a também garantia de novos direitos.
	 
	A cidadania permanece a mesma ao longo da história, pois o sentido grego continua sendo o orientador de todas as sociedades ocidentais e orientais, possuindo valor universal.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402564804)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Podem ser consideradas características da Comunicação Popular e Comunitária, exceto:
	
	
	
	Possui um conteúdo crítico e emancipador, tendo a comunidade como protagonista, inserindo os atores sociais envolvidos em um processo de educação e cidadania.
	
	É realizada de baixo para cima, ou seja, por movimentos sociais reivindicatórios, buscando a justiça social, o reconhecimento de suas demandas, a visibilidade pública e a redistribuição de recursos políticos e econômicos.
	 
	É constituída a partir de uma rotina de trabalho na empresa jornalística, em que as comunidades são as principais fontes dos jornalistas especializados em comunicação popular.
	
	Tem sua origem entre as décadas de 1970 e 1980 na América Latina e no Brasil.
	
	É uma forma de comunicação dos segmentos excluídos da sociedade, e apresenta-se como uma mobilização coletiva, desenvolvendo canais próprios de comunicação.
	1a Questão (Ref.: 201402589126)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para discorrer sobre mídia local no Brasil do século 21 é necessário também passar por conceitos e peculiaridades da mídia comunitária, pois, acreditamos que, em um movimento paralelo, ao longo dos últimos 40 anos, a primeira adotou especificidades que surgiram com maior expressividade na segunda (a comunitária), por vias de: ASSINALE A RESPOSTA INCORRETA.
	
	
	 
	Movimentos resultando em manifestações de comprometimentos sociais de ambas em maior ou menor grau.
	 
	Movimentos através dos meios de comunicação de massa e projetos governamentais.
	 
	Movimentos através das ações das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) junto às comunidades carentes.
	 
	Movimentos na disseminação da diversidade cultural.
	 
	Movimentos através da mídia local e comunitária.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402552855)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Quais dos seguintes aspectos se relacionam corretamente aos Movimentos Sociais?
	
	
	 
	Os movimentos sociais promovem o exercício da cidadania ativa.
	 
	Os resultados visados pelos movimentos sociais, em geral, se verificam em longos prazos e não de forma imediata.
	 
	Os movimentos sociais assumem o caráter de mobilização coletiva visando atender interesses privados.
	 
	Os movimentos sociais não podem receber contribuições do setor governamental e do setor privado para realizar suas ações.
	 
	Os movimentos sociais divulgam conteúdo crítico-emancipador, pois têm o objetivo não só de informar, mas de promover uma atitude crítica e reflexiva nos indivíduos que são alvo de sua comunicação.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402553023)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A imprensa alternativa eram jornais dirigidos e elaborados por jornalistas de esquerda, alguns ligados à pequena burguesia, que, cansados do autoritarismo, aspiravam um novo projeto social e preocupavam-se em informar a população sobre temas de interesse nacional numa abordagem crítica. Podemos afirmar que:
	
	
	
	a imprensa alternativa foi expressão da pequena burguesia, defendeu interesses particulares, portanto, condenava o regime militar.
	
	a imprensa alternativa foi expressão dos trabalhadores e da pequena burguesia, defendeu interesses populares, portanto, não condenava o regime militar.
	
	a imprensa alternativa defendeu interesses nacionais e populares dos trabalhadores, portanto, condenava o regime militar em alguns casos.
	 
	a imprensa alternativa foi expressão da média burguesia, dos trabalhadores e da pequena burguesia, defendeu interesses nacionais e populares, portanto, condenava o regime militar.
	
	a imprensa alternativa foi expressão somente da média burguesia, defendeu interesses nacionais e populares, portanto, condenava o regime militar.
4a Questão (Ref.: 201402590691)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Reflita: se a Constituição de 1988 estabelece o controle social dos meios de comunicação no Brasil, então: ASSINALE A OPÇÃO CORRETA.
	
	
	
	ela estimula a sociedade do controle.
	
	ela quer o Estado vigilante.
	
	ela enfraquece a liberdade de expressão.
	
	ela propõe a volta da censura.
	 
	ela incentiva a cidadania na perspectiva participativa.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403266080)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Tendo como base os conceitos de Comunicação Popular e Comunitária, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	A Comunicação Comunitária representa uma comunicação libertadora, transformadora, que tem o povo como gerador e protagonista.
	
	A Comunicação Popular implica a quebra da lógica da dominação e se dá não a partir de cima, mas a partir do povo.
	 
	A Comunicação Comunitária pode ser vista em reportagens jornalísticas veiculadas para o grande público e que tem as comunidades e os grupos populares e excluídos como tema principal.
	
	A Comunicação Comunitária acaba por se revelar um fenômeno complexo, pois não tem a visibilidade amplificada como é a da grande mídia.
	
	A Comunicação Popular nasce a partir dos movimentos sociais, operário e sindical.
	1a Questão (Ref.: 201403279214)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia o texto abaixo e escolha a opção que traduz um dos ganhos sociais em relação à luta contra os interesses das grandes corporações do setor de telecomunicações: O Marco Civil da Internet foi apontado como referência mundial para as legislações que devem tratar da rede mundial dos computadores, durante o NetMundial "Encontro Multissetorial Global" que reuniu governos, empresas, especialistas e ativistas em discussões sobre o futuro da rede. Os princípios da lei " especialmente a garantia da neutralidade de rede, da liberdade de expressão e da privacidade dos usuários " foram estabelecidos para manter o caráter aberto da internet. A neutralidade de rede prevê que o tráfego de qualquer dado deve ser feito com a mesma qualidade e velocidade, sem discriminação, sejam dados, vídeos, etc. Se essa neutralidade não fosse garantida, a internet poderia funcionar como uma TV a cabo: os cidadãos pagariam determinado valor para acessar redes sociais e outro para acessar redes e vídeos, por exemplo. (http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2014/04/entenda-o-marco-civil-da-internet
	
	
	
	Participação do Brasil no cenário global
	
	Aprimoramento da educação digital
	 
	Democratização do acesso à mídia
	
	Desenvolvimento tecnológico
	
	Eliminação de conteúdos ideológicos na Web
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402553051)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As rádios comunitárias, em geral apresentam as características:
	
	
	
	transmitem uma programação de interesse social vinculada à realidade regional; com fins lucrativos; contribuem para ampliar a cidadania, democratizando a informação, melhorando a educação informal e o nível cultural dos receptores sobre temas diretamente relacionados às suas vidas.;
	
	transmitem uma programação de interesse social vinculada à realidade local; não tem fins lucrativos; porém não contribuem para ampliar a cidadania, democratizando a informação, melhorando a educação informal e o nível cultural dos receptores sobre temas diretamente relacionados às suas vidas.;
	
	sua programação é de interesse social vinculada à realidade política; não tem fins lucrativos; contribuem para ampliar a cidadania, democratizando a informação, melhorando a educação informal e o nível cultural dos receptores sobre temas diretamente relacionados às suas vidas.;
	
	transmitem uma programação de interesse social vinculada à realidade social; não tem fins lucrativos; contribuem para ampliar a cidadania, mas não democratiza a informação, nem melhora a educação informal e o nível cultural dos receptores sobre temas diretamente relacionados às suas vidas.;
	 
	transmitem uma programação de interesse social vinculada à realidade local; não tem fins lucrativos; contribuem para ampliar a cidadania, democratizando a informação, melhorando a educação informal e o nível cultural dos receptores sobre temas diretamente relacionados às suas vidas.;
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402553048)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A grande vinculação da opinião pública com a pesquisa de opinião, já que esta ultima refere-se aos aspectos mais visíveis e discutidos da opinião pública, tornando-se mais interessante, mas certamente não colabora para conceituar um fenômeno que é anterior à realização das pesquisas. Marque a assertiva:
	
	
	
	a opinião pública e a pesquisa publica se completam, pois ambas se condicionam na sua essência.
	 
	a opinião publica antecede a pesquisa de opinião, pois seus efeitos iniciam a possibilidade da mesma.
	
	a opinião pública e pesquisa de opinião, praticamente são as mesmas coisas, em decorrência das duas ser publica.
	
	a opinião pública decorre da pesquisa de opinião, em virtude de seus efeitos.
	
	a pesquisa de opinião pode até resultar de uma necessidade especifica, mas seus resultados na maioria das vezes são iguais ao da opinião públicas.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402553038)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Constituição Federativa Brasileira de 1988, assegura o processo democrático, permitindo que os cidadãos, dentro dos princípios universais de direitos humanos, façam as transformações que desejarem na ordem econômica, social e política, pois prevê formas de democratização efetiva e controle social da informação, garantindo a liberdade de expressão e de criação, Neste sentido, esta correto afirmar:
	
	
	 
	Nossa CF/88 apresenta e respeita as garantias constitucionais como forma de entendimento de um processo democrático de direito.
	
	A CF/88 não trata dos direitos sociais, econômicos e políticos, por isto é democrática.
	
	A CF/88 omitiu alguns direitos econômico e político e excluiu os direitos sociais, para favorecer a classe dominante.
	
	Não existe processo democrático apresentado na CF/88, decorrente da época de sua criação.
	
	A CF/88 trata somente dos direitos econômicos e políticos, pois os direitos sociais já foram apresentados pelos direitos humanos.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402553042)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	. Os pontos de interesse à promoção de notícia jornalística, são:
	
	
	 
	Intencionalidade por trás de acontecimentos; pseudo-acontecimentos; e criação de fatos políticos.
	 
	Intenção quanto ao fato, pois o acontecimento pouco importa na narração jornalística.
	
	Intenção e fatos somente, pois o acontecimento é matéria de jornalismo americanizado.
	
	Intencionalidade por trás de acontecimentos; e pseudo-acontecimentos; pois a criação de fatos políticos interessa somente em época de eleição.
	
	Acontecimentos e criação de fatos, podendo inclusive não ser verdadeiramente correto.
	1a Questão (Ref.: 201402564747)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	1)                 
Cínthia Robert e José Luiz Quadros Magalhães (2002) demonstram que a Constituição de 1988 estabelece os princípios gerais que regem os meios de comunicação social no Brasil. Os dispositivos legais posteriores, portanto, devem seguir os pressupostos de livre manifestação do pensamento, da expressão, da criação e da informação, além de assegurar que não sejam violados os valores pessoais e coletivos (de grupos sociais e culturais) que compõe a sociedade brasileira. Com base no exposto, julgue os itens relacionados à temática dos Conselhos de Comunicação Social e assinale a opção correta:
I  São órgãos de censura à imprensa, inconstitucionais por excelência;
II Fazem parte dos mecanismos de controle social dos meios de comunicação, pressupostos na Constituição Brasileira de 1988;
III São formados e regidos por juízes e advogados
especialistas no campo midiático, conforme pressuposto na Constituição Brasileira de 1988;
IV Tem como finalidade zelar pela aplicação da Constituição no que se refere à Comunicação Social, com relação à produção e programação das emissoras de rádio e televisão.
	
	
	 
	As afirmativas II e IV são corretas.
	
	As afirmativas I e II são corretas
	
	As afirmativas II, III e IV são corretas.
	
	   As afirmativas I e III são corretas.
	
	  As afirmativas II e III são corretas.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402553012)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Cecília Peruzzo: a comunicação comunitária acaba por se revelar um fenômeno complexo, pois não tem a visibilidade amplificada como é a da grande mídia, além de poder ser compreendida de diferentes maneiras. Assim, consideramos:
	
	
	 
	A comunicação comunitária é rotulada como sendo as comunicações de nível local.
	
	A Comunicação por ser de fácil acesso, além de penetração enigmática.
	
	A comunidade é aliada ao instrumento: audiência restrita.
	
	A Comunicação é estática, não difusora e de fácil penetração.
	
	A comunicação de massa é a comunicação dirigida aos veículos de pequena audiência.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402551314)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	ASSINALE A OPÇÃO QUE CORRESPONDE AS CARACTERÍSTICAS DA COMUNICAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA.
	
	
	
	É UMA EXPRESSÃO DE COMUNICAÇÃO E TEM SUA ORIGEM NOS ANOS 1920 E 1930, NA EUROPA.
	
	IMPLICA NA DOMINAÇÃO E SE DÁ A PARTIR DE CIMA, DOS GRUPOS MAIS PRIVILEGIADOS DA SOCIEDADE.
	
	VINCULA-SE AOS MOVIMENTOS E MANIFESTAÇÕES REIVINDICATÓRIOS, EXCLUSIVAMENTE SINDICAIS E PARTIDÁRIOS.
	
	TEM RELAÇÃO COM A GRANDE MÍDIA, COMO EMISSORAS DE TELEVISÃO, JORNAIS E RÁDIOS DE ABRANGÊNCIA NACIONAL.
	 
	EXPRESSA AS LUTAS POPULARES POR MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA QUE OCORREM A PARTIR DOS MOVIMENTOS SOCIAIS. REPRESENTA UM ESPAÇO PARA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA DO POVO.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402588089)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Como exemplo de estratégia de Ação Indireta dos grupos de pressão podemos citar:
	
	
	
	Greves
	 
	Manipulação da mídia
	
	Atos públicos
	
	Panfletagem
	
	Passeatas
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402590803)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Se passarmos os olhos nas manchetes dos principais jornais do dia, vamos nos surpreender com a coincidência de pautas sobre o Estado e sobre atores privados. A imprensa tradicional, afirma Armando Medeiros de Faria, tem sido vitrine de exibição dos temas da agenda pública. Há o contra-ponto de um novo paradigma. Seria ele:
	
	
	
	o Facebook.
	
	a pauta eletrônica.
	
	a TV Digital.
	 
	os fenômenos da Internet.
	
	o blog.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais