Buscar

CICLO DAS ROCHAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CICLO DAS ROCHAS
É um processo de transformação das rochas, que mudam sua composição mineralógica. Esse processo mostra que a litosfera terrestre é dinâmica, como é um ciclo fechado não há inicio e nem fim, então vamos por partes de transformações.
1º Rochas magmáticas ou ígneas em sedimentares: a terra se movimenta e muitas rochas ígneas que se formam há quilômetros abaixo da superfície emergindo ao longo de milhões de anos. Essas rochas acabam sofrendo a ação dos agentes externos, como a agua, os ventos, a exposição ao sol e as chuvas, entre outros. Assim acontece o processo de transporte e deposição desses fragmentos. Consequentemente, as rochas vão mudando suas características e se tornam rochas sedimentares.
2º rochas sedimentares em metamórficas: Com o passar dos anos, as camadas de terra vão se sobrepondo a essas rochas sedimentares e se acumulando em profundidades cada vez maiores por processos de subducção. Logo passam a sofrer com a pressão e temperatura interna, tornando-se mais fundidas e se transformando em rochas metamórficas.
3º rochas metamórficas em ígneas: Essas rochas podem sofrer ainda mais com o calor e pressão da terra, de tal maneira que eles se fundem, formando as larvas, com o resfriamento ou solidificação dessas larvas (magma), temos novamente a formação das rochas ígneas. Se o resfriamento for perto da superfície chamamos de rochas extrusivas ou vulcânicas, pois sua consolidação se dar de maneira rápida e tem granulação fina. Mas, se o resfriamento for ainda ao interior da terra, chamamos de intrusivas ou plutônicas, pois elas se cristalizam de modo lento e formação de cristais grossos.
4º Diretas: As rochas ígneas podem voltar a sofrer com o metamorfismo e se tornar novamente uma metamórfica. 5º As rochas metamórficas, ao invés de se aquecerem ainda mais, aparecem na superfície, sofrendo as ações do intemperismo, sedimentação e transporte, formam as rochas sedimentares.
2ºº
3º
4ºººº
1ºº1
5ºº

Outros materiais