Buscar

av fundamentos das ciencias sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCJ0100_AV_201601461534 (AG) » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201601461534 - BÁRBARA SALLES OLIVEIRA
	Professor:
	VILMA CARDOSO REGATO
	Turma: 9021/AF
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 09/06/2016 09:20:00
	
	 1a Questão (Ref.: 201602347293)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As Ciências Naturais estudam (...)  eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis, recorrentes e sincrônicos. Tais fatos podem ser vistos, isolados e reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório. Assim, nas Ciências Naturais, há uma distância irremediável entre o cientista e seu objeto de pesquisa. Entretanto, há uma clara distinção entre as chamadas ciências da natureza e aquelas que têm por objeto os fenômenos sociais, as chamadas ciências sociais. Explique a diferença entre essas ciências, apresentando as características das ciências sociais. 
		
	
Resposta: Nas Ciências Sociais, há uma proximidade entre insvestigador e objeto estudado, os fatos não podem ser reproduzidos em laboratório, e mesmo que o mesmo método seja aplicado em diferentes lugares, o resultado pode ser diferente, por se tratar das relações humanas.
	
Gabarito: Ao contrário do objeto das ciências naturais, o objeto das ciências sociais não se repete, nunca terá as mesmas condições, não será passível de repetição, nem na realidade, nem em labortaório. São fenômenos singulares. Por outro lado, há a questão da objetividade: trata-se do homem analisando o próprio homem, o que significa que seus interesses, seus valores e princípios, estarão permeando seu trabalho científico e, dessa forma, interfereindo nos procedimentos e resultados da pesquisa. Nesse sentido, a objetividade estará comprometida
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602377993)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O que é a globalização?
		
	
Resposta: É a interação de vários indíviduos de várias partes do mundo, compartilhando culturas e expreriências, formandos as chamadas redes.
	
Gabarito: É a intensificação de relações sociais mundiais que unem localidades distantes de tal modo que os acontecimentos locais são condicionados por eventos que acontecem a muitas milhas de distância e vice-versa
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602361798)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Notícia divulgada no Jornal o Estado de São Paulo revelava que o crack surgiu na periferia da zona leste de São Paulo, nos fins dos anos 1980. Hoje, entretanto, a situação é presente em todos os municípios do Estado. Era, inicialmente, utilizado pelos os ¿excluídos¿ e também foi disseminada para as classes sociais mais altas. Mesmo sendo o seu consumo inferior ao do álcool, o tratamento dos dependentes é um problema que significa ¿desafio para médicos e especialistas¿. Poucos têm acesso ao tratamento e, segundo estudos, daqueles que o conseguem, apenas um terço dos ¿usuários severos¿ consegue resultados positivos. Os demais, ¿ou morrem ou continuam na droga¿. Adaptado de < http://infograficos.estadao.com.br/especiais/crack/ > Considerando que pesquisadores de várias áreas do conhecimento têm estudado sobre o tema, a fim de compreender, inclusive, as características gerais desse problema, assinale a resposta correta:
		
	
	O uso do crack é um problema social
	
	O uso do crack não pode ser considerado um problema social nem sociológico
	 
	O uso do crack é um problema social e um problema sociológico
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	O uso do crack é um problema sociológico
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601756814)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na tentativa de compreender a realidade de maneira mais objetiva vamos estruturando os diversos campos do conhecimento. As Ciências Sociais são constituídas por disciplinas que dialogam sobre a dinâmica da sociedade. Assinale a opção que apresenta o conjunto dessas disciplinas.
		
	 
	Antropologia, Psicologia Social, Sociologia
	 
	Sociologia, Sócio Biologia e Ciência Política
	 
	Antropologia, Sociologia e Ciência Política
	 
	Sócio biologia, Psicologia Social, Ciência Política
	 
	Psicologia Social e Ciência politica
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602337748)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Antes de cogitar se aceitamos ou não a cultura do outro, a antropologia nos convida a compreende-la e verificar que ao seu jeito outra vida é vivida segundo outros pensamentos, modelos e costumes. Neste caso estamos nos referindo ao conceito de:
		
	
	SOCIALIZAÇÃO
	
	ETNOLOGIA
	
	ETNOGRAFIA
	
	ETNOCENTRISMO
	 
	RELATIVISMO CULTURAL
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602323797)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre os conceitos de poder e dominação, tal como elaborados por Max Weber, é correto afirmar que:
		
	
	toda relação de poder implica uma relação de dominação, já que a força sem uma base de legitimação não pode ser exercida.
	 
	não são equivalentes, pois a dominação supõe a presença do consentimento entre o subordinado e seu dominador o que não se dá com o poder.
	 
	são equivalentes, pois tanto um quanto outro são relações sociais às quais os indivíduos atribuem sentido, compartilhando, portanto, motivações.
	
	toda relação de poder implica em submissão e subserviência, esses são os pilares de qualquer relação. Não existe como se ter poder sem que se tenha os dois pontos acima citados.
	
	a dominação prescinde do poder, uma vez que os indivíduos que se submetem a uma ordem de dominação não levam em conta os recursos que possuem aqueles que exercem a dominação.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201601767724)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analise as afirmativas a seguir e escolha a opção que corresponde as afirmativas corretas:
I. O positivismo foi o pensamento que procurou solucionar os conflitos sociais ressaltando a coesão social, a harmonia entre os indivíduos e o bem-estar social.
II. Proveniente do cientificismo, a filosofia positivista proponha um conhecimento que, baseado na razão e livre de pré-noções, traduzisse em leis as bases de funcionamento da sociedade.
III. De acordo com o positivismo, as leis que regulavam a sociedade sofriam condicionamentos dos valores e crenças dos indivíduos.
IV. A sociedade é compreendida pela filosofia positivista como um conjunto de indivíduos organizados, cuja coesão e desenvolvimento são resultados dos conflitos e contradições dialéticas.
		
	 
	Somente os itens I e II estão corretos
	 
	Todos os itens estão corretos
	 
	Todos os itens estão errados
	 
	Apenas o item III está correto
	 
	Somente os itens III e IV estão corretos
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602274544)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para Émile Durkheim é como se houvesse dois de nós dentro de nós mesmos: um ser individual, em cuja cabeça existem estados mentais referentes apenas a nossa pessoa, a nossa vida como indivíduos e ao mesmo tempo um ser social (Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da Educação, pg. 24). Neste sentido, para Durkheim:
		
	
	as relações entre o todo e as partes só farão sentido após a identificação das leis que regem a sociedade.
	 
	o todo, ou coletivo, (sociedade) é sempre preponderante sobre as partes (indivíduos).
	
	esta polarização é mera ilusão na medida em que não existe sociedade, ou todo, sem as suas partes, que são os indivíduos.
	
	são os indivíduos, ou partes, que dão sentido ao todo, ou coletivo.
	
	as partes e o todo coletivo se equivalem e se complementam de modo igualitário.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201601743538)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marx, em suas contribuições, discute o modo de pensarmos as contradições da realidade asim como as diferenças sociais e suas transformações. A este aspecto teórico, em Marx chamamos:
		
	
	Hermenêutica;
	 
	Dialética;
	
	Sofisma;
	
	Síntese;Tese
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602106042)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	(UFU) Considere a seguinte citação. Movimentos e ONGs cidadãs têm se revelado estruturas capazes de desempenhar papéis que as estruturas formais, substantivas, não têm conseguido exercer enquanto estruturas estatais, oficiais, criadas com o objetivo e o fim de atender a área social. GOHN, Maria da Glória. Teorias dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 1997. p. 303. A respeito do papel político dos novos movimentos sociais e das organizações não-governamentais no contexto brasileiro, marque a alternativa correta.
		
	 
	Nenhuma das anteriores
	 
	Os novos movimentos sociais surgiram no Brasil em um contexto marcado pelo autoritarismo e pela exigüidade de espaços democráticos de participação política
	
	As bandeiras de luta defendidas pelos novos movimentos sociais, desde os anos 1970, limitam-se à problemática trabalhista e sindical.
	
	Coube aos novos movimentos sociais, desde seu florescimento nos anos 1970, reforçar as práticas e estruturas de poder centralizadas em torno do Estado.
	
	Em seus primórdios, na década de 1970, os novos movimentos sociais constituíram-se como uma extensão do aparato estatal na sociedade civil.

Continue navegando