Buscar

Av acumulação capitalista e questão social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Avaliação: SDE0638_AV_201502269252 » ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201502269252 - VIVIANE DE SALES GUSM¿O
	Professor:
	MARIA CLARA DE ARRUDA BARBOSA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 09/06/2016 15:02:32
	
	 1a Questão (Ref.: 201502435918)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A terceira revolução industrial e a globalização vão criar novas oportunidades, mas serão empregos para a elite. Os dias de oferta de empregos em massa acabaram.Jamais veremos milhares e milhares de trabalhadores saindo das fábricas depois de um dia de trabalho. (Jeremy Rifkin, autor do livro O FIM DOS EMPREGOS - "Folha de São Paulo", 25 / 08 / 9. Identifique as atuais tendências de absorção da mão-de-obra pelo mercado de trabalho.
		
	
Resposta: Precarização do trabalho , escassez, trabalhadores multifuncionais, empregos temporários , subcontratados e alta rotatividade da mão-de-obra.
	
Gabarito: Atualmente, os postos de trabalho surgem nas áreas altamente qualificadas gerando profissionais especializados tanto em países desenvolvidos quanto em países subdesenvolvidos. O desemprego por outro lado atinge, em massa, a população não capacitada ou pouco capacitada.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502425293)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na fase embrionária do capitalismo, o trabalhador ainda tinha uma certa proximidade com o que produzia. Podia pôr em prática suas habilidades na produção; podia ainda fazer valer o trabalho enquanto práxis, como já estudado na primeira aula desta disciplina. Com o avanço tecnológico, na medida em que a produção vai se tornando cada vez mais fragmentada, os trabalhadores vão se perdendo na produção, ou melhor, passam a não se reconhecerem no que produziram. Comente:
		
	
Resposta: Passa-se então a acontecer a chamada "alienação", pois o trabalhador não é mais dono dos meios de produção, com isso, ele se perde completamente do que produz, vendendo apenas sua força de trabalho.
	
Gabarito: R: Em outras palavras, com a fragmentação, o trabalhador não consegue ter uma visão do processo de produção em sua totalidade. A esta dificuldade acresce-se o fato de que não é ele que possui os meios de produção, portanto o resultado do seu trabalho não lhe pertence.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502542255)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pelo trabalho dá-se a aproximação entre os homens, a vida em sociedade. O trabalho acaba se tornando muito importante para a constituição da sociabilidade humana, ou seja, para a produção e reprodução da vida social. Por produção entende-se o processo através do qual o homem retira da natureza seus meios de vida. Como afirma Barroco (2000), através do trabalho, o homem não apenas se adapta a natureza, como o animal, mas passa agir sobre ela, transformando-a de acordo com seus objetivos. A partir das considerações acima é correto afirmar que:
		
	
	A produção é um roubo, pois o homem subtrai da natureza seus meios de vida.
	
	A natureza passa a agir sobre o homem quando ele trabalha com animais.
	 
	Ao perguntar pelo hoje o homem projeta o futuro.
	
	O trabalho aproxima os homens mas afasta as mulheres.
	
	A reprodução da vida animal depende da sociabilidade humana.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502425246)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na análise do ¿capitalismo clássico¿ (século XIX), levando¿se em conta o pensamento liberal, constata-se que a reduzida intervenção do Estado, na forma de políticas sociais,deve-se à:
		
	
	consideração da coletividade como verdadeiro sujeito de direito.
	
	ausência de participação operária nas lutas de classes da época.
	 
	concepção minimalista do papel do Estado na sociedade.
	
	compreensão da miséria como resultado do acesso desigual à riqueza social.
	
	tese de que as políticas sociais estimulam o interesse pelo trabalho.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502425203)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Inglaterra foi o país da Europa que, no século XVIII, a Revolução Industrial se desenvolveu primeiro. O fato da Inglaterra ser o primeiro país em que se inicia a Revolução Industrial não pode ser explicado com base apenas no avanço técnico e científico, mas numa combinação de fatores que ali ocorreram. Sobre estes fatores é CORRETO afirmar que esta NÃO compreendeu:
		
	
	um maior controle capitalista do sistema econômico.
	
	a mecanização da indústria e da agricultura.
	 
	a eliminação das desigualdades sociais.
	
	a aplicação da força motriz à indústria.
	
	um processo de urbanização e aceleração nos transportes e na comunicação.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502499623)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Escrito há quase duzentos anos, por Karl Marx e Friedrich Engels, o Manifesto Comunista denunciava as desigualdades sociais vividas pelos homens na sociedade capitalista. Leia trecho dessa obra, reproduzido a seguir, e assinale o que for correto sobre o desenvolvimento econômico. ¿A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos das classes. Estabeleceu novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta no lugar das antigas [...] A manufatura já não era suficiente. Em consequência disso, o vapor e as máquinas revolucionaram a produção industrial. O lugar da manufatura foi tomado pela indústria gigantesca moderna, o lugar da classe média industrial, pelos milionários da indústria, líderes de todo o exército industrial, os burgueses modernos¿ (MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. O Manifesto do Partido Comunista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998, 10ª Edição, p.09 e 11 ¿ Coleção Leitura). I- A passagem da manufatura para indústria gerou um processo de modificação do espaço natural que foi bastante equilibrado, sem prejuízos ao meio ambiente. II - O trecho acima se refere ao contexto de formação da sociedade capitalista e à composição dos antagonismos de classe, os quais opõem proprietários dos meios de produção e proprietários da força de trabalho. III - As relações estabelecidas pelas classes sociais na sociedade burguesa moderna são pautadas pela cooperação, a qual conduz ao desenvolvimento econômico gerador de melhor condição de vida para todos. IV - As relações de troca se revolucionaram em virtude de o crescimento da burguesia moderna ter ocorrido na mesma proporção do crescimento da produção industrial. V - O desenvolvimento da indústria está assentado no emprego do trabalho humano, o único detentor de conhecimento para alterar a matéria-prima, a partir do uso de instrumentos que ele mesmo produz. Estão corretas:
		
	
	I, II, III
	
	I, II, V
	
	III, IV, V
	 
	II, IV, V
	
	I, IV, V
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502425217)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Marx, o modo de produção capitalista,ao mesmo tempo que aumenta o controle do homem sobre a natureza, intensifica o processo de alienação,na medida em que o trabalhador não detém o controle sobre o seu trabalho e sobre o produto deste. Assim, na produção capitalista a relação entre as pessoas aparece como relação entre:
		
	
	indivíduos.
	
	sujeitos.
	
	poderes.
	
	classes.
	 
	coisas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502438110)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a questão "trabalho", a assertiva que mais explicita o contexto da imagem abaixo é:
 
 
		
	
	A tecnologia vai suprimir o emprego, exlcuindo os trabalhadores de maneira generalizada.
	 
	A redução do trabalho protegido tem no seu verso a expansão do trabalho precário, temporário, subcontratado, com perda de direitos e ampliação da rotatividade da mão-de-obra.
	
	O emprego está efetivamente sendo em parte suprimido, mas também em parte substituído: sofre igualmente deslocamentos diferenciados segunto os setores, regiões, níveis de formação da mão-de-obra eoutras variáveis.
	
	A contenção salarial, somada ao desemprego e à instabilidade do trabalho, acentua as alterações na composição da força de trabalho, com a expansão do contingente de mulheres, jovens, migrantes, minorias étnicas e raciais entre outros.
	
	Na visão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quem não está procurando emprego na semana da pesquisa não está desempregado e faz parte dos inativos, o que permite manter as estatísticas de desemprego baixas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502564682)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Que afirmativas descrevem corretamente características do Toyotismo: I -¿é imprescindível não somente o investimento em novas tecnologias, mas primordialmente o consentimento e cooperação dos trabalhadores nesse processo¿ II- ¿ocorre um apelo à subjetividade do trabalhador, mediante um discurso de participação no âmbito da empresa¿ III-Observa-se o envolvimento manipulatório dos empregados
		
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	Apenas a III esta correta
	
	Todas estão erradas
	
	Apenas a II esta correta
	
	Apenas a I esta correta
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502436468)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Transformações capitalistas recentes impostas pelo processo de globalização econômica alteram a configuração do mercado de trabalho. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas alterações:
		
	
	A emergência de um mercado de trabalho sólido decorrente de uma produção em escalas diferentes.
	 
	A elevação dos níveis de desemprego e a precarização do trabalho.
	
	A ampliação do número de sindicatos e o fortalecimento de sua capacidade de negociação e de pressão.
	
	A subcontratação de pequenas empresas e investimento em seguros de vida.
	
	A redução dos postos de trabalho e a ampliação dos níveis de proteção social dos empregados.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 08/06/2016 até 21/06/2016.
Parte inferior do formulário

Continue navegando