Buscar

AV 2016.1

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0100_AV_201601025939 (AG) » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201601025939 - BARBARA ALVES BANDEIRA DE MELO
	Professor:
	MARCIO DE BRITO SERAFIM
	Turma: 9014/AN
	Nota da Prova: 4,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 17/06/2016 14:46:19
	
	 1a Questão (Ref.: 201601288041)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com Max Weber, a dominação constitui um dos princípios da coesão social. Observando as relações de dominação, ele afirmava que ¿os meios utilizados para alcançar o poder podem ser muito diversos, desde o emprego da simples violência até a propaganda e o sufrágio por procedimentos rudes ou delicados, tais como: dinheiro, influência social, poder da palavra, sugestão e engano grosseiro, tática mais ou menos hábil de obstrução dentro das assembleias parlamentares.¿ Weber propôs três tipos de dominação legítima, ou seja, aquela que se encontra respaldada socialmente. Enumere e explique, com exemplos, os três tipos de dominação legítima propostos por Weber.
		
	
Resposta: 1. Trabalho: o individuo vai subindo de cargos e após muita dedicação e habilidade pode chegar no poder, começa como "peão" e chega a cargo mais alto da empresa. Exemplo: Entra como técnico em contabilidade (nível médio) e após concluir o curso superior, chega ao topo da empresa (presidente e /ou sócio). 2. Política: O indivíduo pode ser eleito pela sociedade por meio de votação obrigatoria. Exemplo: Prefeito, Deputados, Governadores. 3. Criatividade: o individuo pode ter uma excelente ideia e com gerar grande procura pelo seu serviço, existe ai uma grande possibilidade de alcançar o poder.
	
Gabarito: Dominação Legal que se baseia na noção mais ou menos disseminada do direito, é baseada na legalidade e limitada pela ordem impessoal do direito; Dominação Tradicional é validade pelo costume considerado inviolável, a autoridade é essencialmente pessoal e tem no patrimonialismo sua forma mais comum; Dominação Carismática é baseada no carisma, compreendido como qualidade excepcional de liderança, sugere ruptura com a legalidade e a tradição e não visa estabilidade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601046479)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Desnutrição entre crianças quilombolas - Cerca de três mil meninos e meninas com até 5 anos de idade, que vivem em 60 comunidades quilombolas em 22 Estados brasileiros, foram pesados e medidos. O objetivo era conhecer a situação nutricional dessas crianças.(...) De acordo com o estudo, 11,6% dos meninos e meninas que vivem nessas comunidades estão mais baixos do que deveriam, considerando-se a sua idade, índice que mede a desnutrição. No Brasil, estima-se uma população de 2 milhões de quilombolas. A escolaridade materna influencia diretamente o índice de desnutrição. Segundo a pesquisa, 8,8% dos filhos de mães com mais de quatro anos de estudo estão desnutridos. Esse indicador sobe para 13,7% entre as crianças de mães com escolaridade menor que quatro anos. A condição econômica também é determinante. Entre as crianças que vivem em famílias da classe E (57,5% das avaliadas), a desnutrição chega a 15,6%; e cai para 5,6% no grupo que vive na classe D, na qual estão 33,4% do total das pesquisadas. Os resultados serão incorporados à política de nutrição do país. O Ministério de Desenvolvimento Social prevê ajuda para estas populações. Diante destes dados, o que mais impressiona, porém, é o fato desta população resistir a qualquer tentativa de remoção para lugares com maiores recursos. A ideia subjacente a isto é a de que ao deixarem suas terras estariam negando um passado de luta contra a exploração e escravização do negro no Brasil. Desta forma, eles preferem sobreviver em condições precárias mas preservar o ideal de justiça. BAVARESCO, Rafael. UNICEF/BRZ. Boletim, ano 3, n. 8, jun. 2007. (Questão adaptada do ENADE 2007) 1 - Considerando o texto apresentado, responda: Na visão durkheimiana qual seria o modelo de sociedade que caracterizaria a população quilombola? Por quê? 2 - Que tipo de solidariedade e vínculos constitui a base da comunidade Quilombola? E que tipo de direito corresponde esta forma de solidariedade?
		
	
Resposta: 1. É um modelo de sociedade sub-desenvolvida, pois boa parte de sua população esta com alto ínidice de desnutrição e vivem numa pobreza extrema. 2. Eles são bem resistentes a mudanças, e mesmo nessa situação precária estão sempre ajudando um ao outro. Pelo ideal de justiça que eles lutam, estão dispostos a continuar nessa situação, mesmo com a expectativa minima de melhoria, esse é um grande exemplo de como viver em sociedade. Apesar de o estado oferecer ajuda a essa população, acredito que eles tem um respaldo legal, de decidir onde querem morar.
	
Gabarito: 1. Proposta sugestiva de resposta: sociedade simples, baseada na força da consciência coletiva. 2. Proposta sugestiva de resposta: Conceitos fundamentais: sociedade tradicional, baseada em solidariedade mecânica.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601233921)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	¿Não existe essa coisa de sociedade, o que há e sempre haverá são indivíduos.¿ (Margaret Tatcher, ex-primeira britânica). Do ponto de vista socioantropológico é correta a afirmação acima? Por quê?
		
	
	Não, porque os indivíduos possuem o livre arbítrio e, assim, podem construir suas identidades sociais sem sofrer influência do meio social.
	
	Sim, porque os indivíduos se diferenciam pelas suas capacidades inatas e não pelos aspectos culturais decorrentes do processo de socialização.
	
	Sim, porque a ideia de social só está presente nos discursos políticos baseados na concepção materialista da História.
	 
	Não, porque os indivíduos são socializados de acordo com os hábitos, costumes, regras e valores dados pela cultura em que se inserem.
	
	Sim, porque os indivíduos são autônomos e, portanto, agem independentemente das regras e convenções que lhes são impostas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601611994)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As afirmações abaixo pretendem caracterizar os fenômenos sociais e humanos como dimensões da realidade sob a qual as ciências sociais se debruçam: I - São facilmente compreendidos pelo pesquisador, que, inclusive, pode abrir mão de instrumentos metodológicos mais rigorosos e das contribuições teóricas mais elaboradas: sua simplicidade torna desnecessária qualquer apelo à sofisticação; II - São facilmente reproduzidos em condições controladas; III - São históricos, influenciados pelo tempo e pelo espaço em que ocorrem; IV - São generalizáveis e de fácil observação, por isso, são considerados fenômenos simples. Identifique a única alternativa correta.
		
	
	Apenas a afirmação II está correta;
	
	Apenas as afirmações I e III estão corretas;
	
	Apenas as afirmações III e IV estão corretas;
	
	Apenas as afirmações I e II estão corretas;
	 
	Apenas as afirmação III está correta.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601040194)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia atentamente o texto abaixo: Comem muito e com grande avidez e, apesar de embebidos em sua tarefa, ainda acham tempo para fazer grande bulha. A altura da mesa faz com que o prato chegue ao nível do queixo; cada qual espalha seus cotovelos ao redor e, colocando o pulso junto à beirada do prato, faz com que, por meio de um movimento hábil, o conteúdo todo se lhe despeje na boca. Por outros motivos além deste, não há grande limpeza nem boas maneiras, durante a refeição; os pratos não são trocados, sendo entregues ao copeiro segurando-se o garfo e a faca numa mesma mão; por outro lado, os dedos são usados com tanta frequência como o próprio garfo. Extraído de LUCCOCK, J. As refeições no Rio de Janeiro, princípio do século XIX. In CÂMARA CASCUDO, L. Antologia da Alimentação no Brasil. Rio de Janeiro: Livros Técnico e Científicos, 1977. p. 163. Ao comparar os hábitos culinários dos habitantes do Rio de Janeiro com os de sua terra natal, tomando esses comoreferência, o autor expressa uma postura chamada de:
		
	 
	Etnocentrismo
	
	Relativismo Cultural
	
	Positivismo
	
	Diversidade Cultural
	
	Identidade Cultural
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201601809661)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Iluminismo é um movimento que buscava na razão as explicações possíveis para os fenômenos naturais, esforçando-se para encontrar as leis, também naturais, que eram responsáveis pela existência de tais eventos. Esta nova forma de enxergar a relação entre o homem e a natureza, que está em constante movimento, fez com que se compreendesse a sociedade e suas relações também como algo passível de mudanças. Esta nova visão permitiu aos pensadores iluministas construir novos modelos sociais, políticos e econômicos. O Iluminismo caracterizava-se:
		
	
	Por criticar o Antigo Regime, pela defesa da liberdade e da igualdade e pelo interesse da Monarquia.
	
	Por ter como referência o racionalismo, por criticar um Estado altamente centralizado e por apoiar o Mercantilismo.
	 
	Por uma dura crítica ao Antigo Regime, pela defesa da liberdade e da igualdade jurídica e pelo interesse da burguesia.
	 
	Por criticar um Estado altamente centralizado (Monarquias Absolutas), que possuía um modelo econômico com branda intervenção deste mesmo Estado e sem influência da Igreja Católica.
	
	Por criticar o Absolutismo e a Igreja, por apoiar o Mercantilismo e pela defesa da liberdade e da igualdade.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201601849814)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Auguste Comte constrói a Lei dos três Estados, considerada por ele a primeira Lei verdadeiramente sociológica. Entre um dos Estados temos aquele que reconhece a impossibilidade de obter noções absolutas, renuncia a procurar a origem e o destino do universo, para preocupar se unicamente em descobrir, graças ao uso bem combinado do raciocínio e da observação, suas leis efetivas. Este Estado é denominado:
		
	 
	Positivo
	
	Natural
	
	Metafísico
	
	Lógico
	 
	Teológico
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201601679529)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia com atenção as afirmativas: (I) O indivíduo é socializado porque, embora tenha sua individualidade, depende dos demais e, por isso, se sente parte de um todo. (II) Cada indivíduo possui uma consciência individual que sofre influência da consciência coletiva, que nada mais é que a combinação das consciências individuais de todos os homens ao mesmo tempo. (III) Dentro da perspectiva sociológica durkheimiana, a existência de uma sociedade só é possível a partir de um determinado grau de consenso entre seus membros constituintes: os indivíduos. (IV) A consciência coletiva seria responsável pela formação de nossos valores morais, e exerce uma pressão externa aos indivíduos no momento de suas escolhas. A soma da consciência individual com a consciência coletiva forma o ser social. Estão corretas as assertivas:
		
	
	II, III
	 
	I, II, III, IV
	
	I, II, IV
	
	I, III, IV
	
	III, IV
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201601680279)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, mestre de corporação e oficial, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada, uma guerra que terminou sempre, ou por uma transformação evolucionária da sociedade inteira, ou pela destruição das suar classes em luta". Marx, Karl. Disponível em: Acesso em: 28 fev. 2014.
De acordo com a teoria de Karl Marx e levando-se em consideração a citação acima, analise as proposições.
I - No sistema capitalista há uma a oposição de interesses entre o capital e o trabalho.
II - No sistema capitalista há uma convergência de interesses entre o capital e o trabalho.
III - É conflituosa relação entre as diferentes classes sociais no sistema capitalista.
IV - É harmoniosa relação entre as diferentes classes sociais no sistema capitalista.
É correto o que se afirma em:
		
	
	I e II apenas
	 
	I e III, apenas.
	
	II e IV, apenas.
	
	I e IV, apenas.
	
	IV apenas
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201601662275)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(ENEM - 2010 - Adaptada) A primeira instituição de ensino brasileira que inclui disciplinas voltadas ao público LGBT abriu inscrições na semana passada. A grade curricular é baseada em similares dos EUA e da Europa. Ela atenderá jovens com aulas de expressão artística, dança e criação de fanzines. É aberta a todo público estudantil e tem como objetivo principal impedir a evasão social de grupos socialmente discriminados (Época, 11 de jan, de 2010, adaptado). O texto trata de uma política pública de ação afirmativa voltada ao público LGBT. Com a criação de uma instituição de ensino voltada a atender esse público, pretende-se:
		
	 
	promover o respeito à diversidade sexual no sistema de ensino.
	
	criar uma estratégia de proteção e isolamento deste grupo.
	
	contribuir para a invisibilidade do preconceito ao grupo LGBT.
	
	copiar os modelos educacionais da Europa e dos Estados Unidos.
	
	permitir o acesso desse segmento ao ensino técnico e profissionalizante.

Continue navegando