Buscar

SISTEMA CIRCULATÓRIO

Prévia do material em texto

SISTEMA CIRCULATÓRIO –Prof.. Antônio Ramalho
Os trilhões de células do corpo humano precisam constantemente de elementos nutritivos e como não podem retira-los diretamente da natureza, esses elementos são levados até eles por um líquido circulante que é o sangue. Os elementos nutritivos são : água, sais minerais, vitaminas, glicídeos, protídeos e lipídeos, além do oxigênio. Além de transportar os elementos nutritivos, o sangue transporta também elementos resultantes do metabolismo celular para serem eliminados, como o co2, a uréia, a creatinina, etc., pelos pulmões, rins, pele e intestinos. Além da função de transporte, o sangue regula o Ph.e a temperatura corporal. O sangue circula em um sistema fechado de canais, os vasos sanguíneos. 
Constituição do sistema vascular:
Sangue- o único tecido conjuntivo líquido e existe na quantidade de 6 litros.É constituído por uma parte líquida, o plasma e por uma parte celular, os elementos figurados . Os elementos figurados são os glóbulos vermelhos ou hemáceas, responsáveis pelo transporte de gases e são em número de 5 milhões; os glóbulos brancos ou leucócitos, responsáveis pela defesa e existem entre 5000 a 7000; as plaquetas entre 100.000 a 400.000, desempenham papel importante na coagulação do sangue.
Órgãos hematopoiéticos- representados principalmente pela medula óssea, produzem células snguíneas.
Vasos sanguíneos- sistema fechado de canais membranosos onde circula o sangue. São divididos em artérias e veias. 
Coração- órgão muscular oco, dividido por um septo vertical em duas metades direita e esquerda . Cada metade apresenta uma parte superior, o átrio, onde desembocam veias e uma inferior, o ventrículo, de onde saem artérias. Os átrios e ventrículos ipsilaterais comunicam-se através dos óstios átrio-ventriculares, que são guarnecidos por valvas. A função do coração é de uma bomba aspirante e premente , pois aspira sangue das veias e impulsiona pelas artérias.
Vasos linfáticos-capilares, vasos e troncos que recolhem a linfa intercelular e devolvem-na à corrente sanguínea.
Órgãos linfopoiéticos- produzem leucócitos( linfócitos).
Artérias- condutos membranosos, com ramificações divergentes , que levam às diferentes partes do corpo sangue, que sai dos ventrículos a cada sístole. As paredes das artérias são formadas por três camadas denominadas túnicas : a interna, que está em contato com o sangue; a média contém musculatura lisa e tecido elástico e a externa, aderida aos tecidos vizinhos. As artérias são classificadas de acordo com o calibre: 
Grande calibre- são as condutoras e predomina na camada média o tecido elástico. São exemplos: aorta, pulmonar, braquiocefálica, subclávia, carótidas comuns. 
De médio e pequeno calibre- são as distribuidoras, existe predominância de musculatura lisa na canadá média. Ex.: Braquial, ulnar, radial,tibial anterior.
Arteríolas- precedem os capilares e possuem uma pequena quantidade de tecido muscular.
Capilares- possuem apenas uma camada, por onde o plasma sanguíneo passa para levando nutrientes e oxigênio para as células e retorna trazendo os produtos da degradação do metabolismo e o gás carbônico para a corrente sanguínea.
Principais artérias do corpo humano
Sistema da artéria pulmonar: o tronco pulmonar sai do ventrículo direito e sobe por diante da artéria aorta e divide-se em artérias pulmonares direita e esquerda, que se dirigem aos pulmões levando sangue venoso para ser oxigenado. Este sangue retornará ao átrio esquerdo pelas quatro veias pulmonares. Esta é a pequena circulação ou circulação pulmonar.
Sistema da artéria aorta: a artéria aorta sai do ventrículo esquerdo e é responsável pela irrigação de todo o corpo. Este sangue retornará ao átrio esquerdo pelas veias cavas superior e inferior. E a grande circulação ou circulação sistêmica.
A artéria aorta após sair do ventrículo esquerdo, fornece as artérias coronárias que irrigam o coração e toma uma direção ascendente, curta, e depois encurva-se para a esquerda formando um arco. Do arco aórtico saem três artérias : a bráquiocefálica , a carótida comum esquerda e a subclávia essuerda. A braquiocefálica originará as artérias carótida comum direita e subclávia direita. As artérias carótidas ao nível do borda superior da cartilagem tireóide dividem-se em carótidas interna, que irriga o encéfalo e carótida externa, que irriga músculos e vísceras do pescoço e da face. As artérias subclávias irrigam partes do pescoço, das paredes torácica e abdominal , do dorso e o membro superior. Quando cruzam as primeiras costelas recebem o nome de artérias axilares. As artérias axilares irrigam a axila e região peitoral e ao cruzarem a borda inferior do músculo redondo maior são chamadas de artérias braquiais. Ao nível do colo do rádio, as artérias braquiais dividem-se em radiais( lateral) e ulnar ( medial), que irrigam o antebraço e a mão.
A parte seguinte da artéria aorta situa-se entre o arco e o hiato aórtico do diafragma , sendo denominada aorta descendente, parte torácica. Dela sem ramos que irrigam vísceras e parede torácicas.
A continuação da aorta torácica vai do hiato aórtico até a altura da quarta vértebra lombar, quando se bifurca- é a parte abdominal da aorta descendente, que irriga o baço, o fígado, os rins e grande parte do tubo digestivo, além da região lombar.
Da bifurcação da artéria aorta abdominal resultam duas artérias ilíacas comuns. Ao nível da articulação sacro-ilíaca, as artérias ilíacas comuns dividem-se em ilíacas internas( irrigam vísceras pélvicas, genitais externos e região glútea) e externas, que irrigam os membros inferiores.
A artéria ilíaca externa cruza posteriormente o ligamento inguinal e passa a ser chamada de femoral; a femoral atravessa o músculo adutor magno, passa para a região posterior da coxa e recebe o nome de poplítea. Essas duas artérias irrigam a coxa e o joelho. A artéria poplítea cruza a articulação do joelho e , na borda inferior do músculo poplíteo, divide-se nas artérias tibial anterior, que perfura a membrana interróssea e passa para a região anterior da perna e dorso do pé e na artéria tibial posterior, que emite a artéria fibular e passa para a região plantar. 
As artérias dão ramos , que podem ser terminais e colaterais. Anastomoses são comunicações entre duas artérias que servem de circulação colateral em casos de ligadura ou obstrução de uma delas.
Veias-são condutos menbranosos convergentes , destinados a levar sangue dos capilares ao coração.
Veias da circulação pulmonar- são as veias que conduzem o sangue que foi oxigenado nos pulmões ao átrio esquerdo. São quatro veias duas superiores e duas inferiores, direitas e esquerdas.
Veias da circulação sistêmica-em correspondência com a aorta encontramos duas veias, uma que recolhe o sangue da parte do corpo superior ao coração, a veia cava superior, e a outra que drena o restante do corpo, a veia cava inferior. As veias cavas desembocam no átrio direito.
A veia cava superior é curta e formada pela junção dos dois troncos venosos braquiocefálicos. Cada tronco braquiocefálico é formado pela junção das veias subclávia ( que drena o membro superior) e jugular interna, que cabeça, pescoço e o encéfalo.
A veia cava inferior mede cerca de 23 centímetros de comprimento e é formado na altura da quarta vértebra lombar, pela junção das veias ilíacas comuns direita e esquerda, que drenam a pelve e membros inferiores. São afluentes da veia cava inferior : as veias lombares, as veias renais a veia gonadal direita, a veia porta, que recebe as veias provenientes do baço , tubo digestivo infra-diafragmático , vesícula biliar e pâncreas . Os outros afluentes são as veias frênicas e supra-renais direitas e as veias hepáticas. Após passara pelo diafragma , a veia cava inferior desemboca no átrio direito.
Linfáticos- o plasma sanguíneo passa pelas paredes dos capilares e difunde-se pelos espaços intercelulares. A maior parte do plasma retorna para vênulas e o restante vai constituir a linfa, que será coletada por capilarespróprios que vão se anastomosando com outros para formarem a rede capilar linfática.Os capilares juntam-se à outros e formam vasos linfáticos, que por sua vez formam troncos e ductos. A linfa dos membros inferiores,pelve, abdome, membro superior esquerdo e metades esquerdas do tórax e da cabeça e pescoço drenam para o ducto torácico, que desemboca na confluência das veias jugular interna e subclávia direitas. O restante do corpo drena para o ducto linfático, que termina na junção das veias jugular interna e subclávia direitas. Em seu trajeto, os vasos linfáticos são interpostos por estruturas de tecido linfóide , os linfonodos, que agem como filtros, impedindo que toxinas, bactérias e substâncias estranhas passem para a corrente sanguínea. Os vasos linfáticos situam-se na tela subcutânea e acompanham veias, ao passo que os vasos linfáticos das vísceras acompanham artérias. Existem cerca de 600 linfonódos, que são abundantes nas cavidades pélvica, abdominal e torácica, axilas, pescoço e região inguinal.
Os órgãos linfóides produzem linfócitos, elementos de defesa . São eles: o baço , ótimo, a medula óssea, os linfonodos e as tonsilas lingual, faríngea e palatina.

Continue navegando