Buscar

AV TEORIA DA HISTÓRIA 13jun

Prévia do material em texto

AV TEORIA DA HISTÓRIA 13jun
	1a Questão (Ref.: 201509243618)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A chamada Nova História possibilitou o ressurgimento de inúmeros trabalhos acerca da história política. Analise as principais características dessa Nova História Política contrapondo-a com a História Política desenvolvida durante o século XIX.
		
	
Resposta: A Nova História possibilitou uma análise política mais ampla envolvendo pontos antes não visto como o densenvolvimento da sociade através da política a história política influenciando na pesquisa de outros ramos da história, e a História Política do século XX só via a relação de poder e interesse em quem a fazia.
	
Gabarito: O aluno deverá abordar em sua resposta que a história política desenvolvida durante o século XIX apresentava-se normalmente como factual, ligada aos grandes personagens do Estado Nacional e as chamadas fontes oficiais. Já a Nova História política voltava-se, principalmente, para novas fontes temas e abordagens não restritos apenas ao factual e às fontes oficiais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509314687)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	De acordo com as considerações de Giovanni Levi, a biografia está atualmente no centro das preocupações dos historiadores profissionais. Relacione a importância que a historiografia contemporânea dedica à biografia com a crise dos estrtuturalismos ocorrida na segunda metade do século XX.
		
	
Resposta: A biografia está atualmente no centro das atenções devido a auttenticade escrita na biografia.
	
Gabarito: O estudante deve demonstrar que os estruturalismos não dedicavam importância ao aspecto singular e individual da existência humana. A atenção estruturalista, no caso da historiografia, estava na coletividade social, já que, de acordo com a sociologia durkheimiana, que inspirava o projeto da história social, a singularidade individual era assunto para a psicologia. Quando os estruturalismos entraram em crise - o que foi sintoma do colapso da ciência moderna - abriu-se espaço para re-emergência da biografia, e do sujeito, como problemas para a análise historiográfica.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509460811)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em nossa primeira aula, discutimos alguns conceitos fundamentais para os historiadores, como teoria, metodologia, campo histórico, paradigma e matriz disciplinar. Marque a alternativa que define de maneira INCORRETA esses conceitos:
		
	
	Metodologia: corresponde ao modo como os historiadores lidam com suas fontes.
	
	Paradigma: é um modelo aceito pelos praticantes de um determinado campo de saber, são maneiras específicas de conceber a história.
	 
	Campo histórico: nome que se dá a um grupo de autores que partilham de uma mesma forma de compreender a história.
	
	Teoria: corresponde a uma determinada maneira de ver as coisas e interpretar o mundo.
	
	Matriz disciplinar: conjunto de pressupostos aceitos de forma generalizada pelos profissionais de um campo do saber.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509224862)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre a crise atravessada pelas ciências sociais atravessada a partir da década de 1970, no século XX pode-se se afirmar que:
		
	
	A crise ocorreu apenas na antropologia, não atingindo a ciência histórica.
	 
	A Segunda Guerra Mundial serviu para demonstrar como as teorias desenvolvidas pelas ciências sociais conseguiam explicar o progresso e os avanços da humanidade.
	 
	A crise ligada à disciplina História ocorreu, sobretudo, após a Segunda Guerra Mundial com a crise do paradigma iluminista.
	
	A discussão acerca do conceito de civilização e cultura não é importante para a compreensão da crise das ciências sociais do século XX.
	
	Houve uma crise de método na ciência histórica somente antes do desenvolvimento da Segunda Guerra Mundial.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509440298)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao longo do século XX, especialmente nos anos 1950 e 1960, percebemos um grande diálogo entre a história e a economia. Isso pode ser explicado, em parte, pela importância que os assuntos econômicos ganhavam para uma Europa que precisava se reconstruir após o impacto da Segunda Guerra. Em sintonia com o crescimento da história econômica, desenvolveram-se estudos pautados em análises seriais. Nesse contexto historiográfico,
 
I. A história serial era entendida como uma possibilidade "mais científica"
PORQUE
II. Permitia formar séries documentais e criar gráficos que ajudavam o historiador a construir um conhecimento mais seguro e acompanhar aquilo que se repetia ao longo do tempo.
		
	
	A afirmativa I é falsa e a II é verdadeira.
	
	As afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda NÃO justifica a primeira.
	 
	As afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	Ambas as afirmativas são falsas.
	
	A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509223837)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Esses avanços se operam muitas vezes em detrimento de outro ramo, como se todo avanço devesse ser pago com algum abandono, duradouro ou passageiro, e o espírito só pudesse progredir rejeitando a herança da geração anterior. Era pois provavelmente inevitável que o desenvolvimento da história econômica ou social se fizesse às custas do declineo da história dos fatos políticos, daí em diante lançada num descrédito aparentemente definitivo. Ora, o movimento que leva a história, o mesmo que acerretou o declínio da história do político , hoje traz de volta essa história em primeiro plano, Ao lado da história das relações internacionais, profundamente renovada, da história religiosa, também reformada e em pleno desenvolvimento da história cultural, a última a chegar e que desfruta de um entusiasmo comparável àquele de que se beneficiaram tempos atrás a história econômica e a história social, eis que a história política experimenta uma espantosa volta da fortuna cuja importância os historiadores nem sempre têm percebido."
RÉMOND, Réne. "Por uma história presente". In: ____________. "Por uma história política". Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2003. p. 13-14.
Qual o objetivo do autor com a passagem acima?
		
	 
	Anunciar uma nova forma de pensar a história política atráves da conexão entre os campos de estudo.
	
	Demonstrar que a competição entre os campos historiográficos é corrente e alguns serão beneficiados e outros esquecidos.
	
	Protestar contra os historiadores que ignoram os fatos políticos em suas análises.
	
	Exaltar o renascimento da política nos estudos históriográficos recentes.
	
	Prever o esquecimento da história cultural, tal como aconteceu com a história econômica e política.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201509233185)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a História Cultural, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa incorreta:
		
	 
	Ela se aproxima intensamente da história das ideiais, história do pensamento formal, da filosofia e dos grandes pensadores.
	
	Ela é uma história plural, apresentando caminhos alternativos para a investigação histórica.
	
	Há uma preocupação em resgatar o papel das classes sociais, da estratificação e mesmo do conflito social.
	
	Revela forte afeição por aquilo que é informal e, sobretudo, popular.
	
	Ela revela especial apreço pelas manifestações das massas anônimas tais como festas, resistências e crenças heterodoxas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201509301212)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A história oral se consolidou na última década como importante campo de investigação. O historiador quando utiliza o relato oral em sua pesquisa, deve fazer uma série de reflexões teórico-metodológicas, dentre as quais:
		
	 
	A análise da relação entre memória e identidade no plano individual e coletivo.
	
	A análise da relação entre fenômenos culturais e fenômenos econômicos.A análise da relação entre os conflitos sociais e a ação do capital.
	
	O debate entre estruturalismo e o marxismo com o objetivo de identificar possíveis conflitos de memória.
	
	A identificação das relações de produção e seus conflitos
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201509223739)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual das alternativas define o trabalho de um pesquisador em história social que declara que escreve uma história vista de baixo?
		
	 
	É uma pesquisa construída a partir da vida das pessoas comuns, pensando suas estratégias e diálogos com amplos setores sociais como a comunidade e o Estado.
	
	É uma pesquisa elaborada sem vínculos institucionais, trata-se normalmente de sanar questões pessoais.
	
	É um pesquisa que usa como fontes relatos elaborados por pessoas ligadas aos setores mais carentes da sociedade pesquisada.
	
	É uma pesquisa que se debruça sobre áreas periféricas, pensando relações globais de integração e exploração.
	
	É uma pesquisa que trabalha exclusivamente com os setores subalternos, buscando as ideologias e os líderes que os compunham.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201509236814)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Marque dentre as alternativas abaixo aquela que melhor reflete quais as principais questões para o historiador que quer trabalhar com a imagem cinematográfica.
		
	
	O filme não pode tornar-se um documento para a pesquisa histórica, na medida em que não articula ao contexto histórico e social que o produziu um conjunto de elementos intrínsecos à própria expressão cinematográfica.
	 
	O que a imagem reflete? Ela é a expressão da realidade ou é uma representação? Qual o grau possível de manipulação da imagem.
	 
	Deve-se atentar para a questão que, filmes sobre o passado são fontes para a compreensão do passado e não do presente.
	
	É importante compreender que o cinema não se trata de uma importante fonte histórica, portanto, deve ser visto como uma fonte histórica auxiliar.
	
	O historiador deve estar atento se as imagens cinematográficas nos filmes históricos refletem de maneira fiel o passado, tal como ocorreu.

Continue navegando