Buscar

Seleção de Materiais no Projeto Mecânio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Modo de processamento, propriedades requeridas do material e do projeto, atributos de material e processo, métodos de permuta, interação entre material e forma, desempenho do material, dados, estética do projeto, cuidado com o meio ambiente dentre outros detalhes.
Como citado na questão anterior, a escolha do material não pode ser feita independentemente da escolha do processo de conformação, união e acabamento que será aplicado ao material. O custo entra na equação, tanto na escolha como no modo de processamento do material. Além de tudo, como já dito, os atributos do material, aplicações, métodos de permuta, interação entre material e forma, desempenho, estética do projeto, cuidado com o meio ambiente, são itens que devem ser considerados no momento de escolha.
No momento da aplicação, devemos levar em consideração fatores como o design industrial, e marketing do produto. Tais fatores podem ser a forma, textura, toque, cor, beleza e o significado do produto. Tudo isso influencia na decisão de compra e no momento da escolha de um cliente, o que deve ser levado em consideração pelo criador do projeto para que seja escolhido o material ideal para o atendimento de tais características.
Dados são os resultados coletados a partir de testes de laboratórios, em corpos de ensaio e em pequena escala. São os números conhecidos que podem ser “generalizados” considerando tipos de materiais. Admissíveis, são os próprios dados aplicados em escala estatística, para comprovação de validade dos mesmos, perante qualquer amostra coletada para análise.
Os dados comuns para certos tipos de materiais podem ser apresentados como tabelas de números ou propriedades com declarações do tipo sim/não. Por exemplo, atributos como a densidade, módulo de elasticidade, podem ser os mesmos para materiais com propriedades totalmente diferentes, porém são dados numéricos que podem servir de ponto de partida para a seleção do material desejado. São dados tabelados, que no momento da escolha do material, podem ser utilizados como “filtro” para a escolha do produto mais adequado.
Documentação é a coleta de dados analisada. É a análise de materiais que já foram utilizados, suas propriedades reais analisadas além dos testes de laboratório. Na documentação encontramos dados como: como conformar o material, como uni-lo, quem já o utilizou, para quê foi utilizado	, quais as falhas, porque ocorreram, quais as grandezas e fraquezas do material.
ISO14040. Norma brasileira da Avaliação do Ciclo de Vida. Princípios e Estrutura.
O autor sugere a construção de gráficos de uma propriedade em relação à outra, mapeando assim as áreas no espaço da propriedade ocupadas por cada classe de material e as subáreas ocupadas por materiais individuais. O diagrama revela correlação entre propriedades de materiais que ajudam na verificação e estimativa de dados.
Diagrama de barras. A propriedade observada é para o módulo de Young E para família dos sólidos, cada barra descreve um material e seu comprimento mostra a faixa de módulos exibida pelo material em suas várias formas. Os materiais poliméricos têm amplitude entre 10-3GPa e 10GPa. É usada a escala logarítmica porque a variação da faixa do módulo de Young para todos os materiais é muito alta, abrangendo um fator de aproximadamente 106.
É apresentado um gráfico alternativo, com a correlação entre as propriedades do módulo de Young e a densidade. Envelope é o agrupamento de propriedades dos materiais por famílias, por exemplo, materiais polímeros, metálicos, espumas, etc. Já as bolhas são as classes e subclasses de materiais específicos, que se encontram dentro dos envelopes, por exemplo, PET, ligas de chumbo, e espumas rígidas de polímero.
As linhas, ou contornos, representam a velocidade de onda longitudinal, propriedade que depende do Módulo de Young E e da densidade ρ. São famílias de linhas diagonais paralelas que ligam materiais nos quais as ondas longitudinais viajam com a mesma velocidade. É apenas mais uma propriedade que pode ser correlacionada com as já existentes no gráfico.

Outros materiais