Buscar

Atividade II da AD2 HPA1 2016 1º

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD2 2016/1º
Disciplina: História do Pensamento Administrativo I – HPA I
Coordenadores: José Antônio de Souza Veiga e Marcelo Sobreiro
Aluno (a): ...........................................................................................................................Polo: .....................................................................................................................................
I) Com base nas aulas 6 a 10, preencha as lacunas das afirmativas abaixo. Cada questão deste exercício vale 0,2 ponto, totalizando 4,0 pontos.
Questão 1: De forma simplificada, podemos dizer que Ford criou o conceito de ____produto único (modelo T)___, de consumo popular e direcionado para o ____mercado de massa__. A estratégia de Ford baseava-se exclusivamente na _____boa qualidade____ com ___preço baixo___. Ford optou pela estratégia de fomento da ___economia de escala___, que consistia no aumento da produção e na diminuição do custo unitário do produto. 
Questão 2: Sloan criou um novo conceito de produto: ___o produto-marca___, baseando-se na expectativa do americano médio de alcançar ___status social__. Ele priorizava o __mercado__ e procurava atender aos diversos __segmentos___ de consumidores. Para por em prática suas ideias inovadoras, partiu de diferenças – no ___bolso___ e na __cabeça___ – entre possíveis consumidores. 
Questão 3: A sociedade industrial surgiu com o desenvolvimento do __taylorismo___ e do __fordismo__ e se caracteriza pela __racionalização___. 
Questão 4: Podemos chamar de industrialismo a produção em __larga escala___, com o emprego da __energia mecânica__, por meio de __técnicas avançadas___, fruto das ciências aplicadas, visando a um mercado amplo, por intermédio de __mão-de-obra especializada__ e uma complexa __divisão de trabalho__. 
Questão 5: O conceito de __produção enxuta__, oriundo do modelo de produção japonês, abrange o controle do __desperdício__ em todos os níveis da produção, passando pelo __estoque__ e __transporte__. Este sistema tem como finalidade o corte de “__gordura___” nos processos industriais, isto é, o que se pretende é eliminar tudo o que não gera __valor___ para o cliente. 
Questão 6: O seis sigma é baseado no conceito que considera os __clientes____ a razão de ser de qualquer empresa, por meio de acompanhamento de __dados_____, _____análises estatísticas_____ e uma gestão com vistas à __melhoria____ e ____reinvenção_____ dos processos da produção e de negócios. 
Questão 7: No processo que utiliza a __customização em massa___, o foco é no cliente e no mercado. A produção é direcionada para as __necessidades___, __gostos___ e ___preferências____ do cliente. O objetivo é fornecer __variedade___ e ___padronização___ através de um processo de produção __felxível____ e ___customizado___. Isso significa que são produzidos diversos tipos de produtos destinados a segmentos específicos de clientes. 
Questão 8: Reunidos em grupo, participantes de movimentos organizados entravam em conflito com as gerências e administrações das empresas. Era o início do primeiro grande choque entre _capital__ e __trabalho___ da era moderna: de um lado, a administração impregnada dos ideais __tayloristas___ e __fordistas___ em busca de maior produção, maior produtividade e menores custos; de outro lado, os __trabalhadores___ lutando para atenuar os procedimentos e métodos racionais dos engenheiros de produção, com o objetivo de __humanizar___ o ambiente de trabalho. 
Questão 9: A partir da Teoria das Relações Humanas, os princípios clássicos começaram a ser questionados. As necessidades __psicológicas___, fisiológicas e a ___auto-realização____ dos funcionários passaram a fazer parte das preocupações dos administradores. Conforme __Mayo___ demonstrou, o homem (funcionário) é motivado por recompensas __sociais___, simbólicas e não-_materiais__, ao contrário do que a Teoria _Clássica__ defendia. 
Questão 10: Em suas pesquisas preliminares em empresas têxteis norte-americanas, Mayo identificou os seguintes problemas: __alienação__ do trabalhador, perda do sentimento da __solidariedade___, fadiga física e __depressão__. Além do cansaço físico, devido às condições precárias de trabalho e ao ritmo intenso de produção, o clima __psicológico___ era ruim. Segundo Mayo, os trabalhadores sofriam de “__males do espírito__” (medo, ansiedade, depressão). A linha de produção produzia alienação e solidão nos trabalhadores. E isso os fazia bastante infelizes. 
Questão 11: O efeito Hawthorne é a possibilidade de trabalhadores que recebam __atenção__ especial apresentarem um __desempenho___ melhor simplesmente por terem recebido essa __atenção__: uma interpretação dos estudos realizados por __Elton Mayo__ e seus colegas (STONER, & FREEMAN, 1994, p. 31). 
Questão 12: Follett, ao analisar em maior profundidade os mecanismos de _controle__ e __coordenação__, criou as novas bases para o estudo dos processos administrativos e seus reflexos na atitude e no comportamento das pessoas. Com a sua Lei da __Situação__, Follett identificou uma série de fatores que devem ser considerados no processo decisório organizacional e gerencial.
Questão 13: Weber construiu um modelo teórico para a burocracia. Daí a utilização do termo “__tipo ideal__”. Ele definiu características que podem ser resumidas em três traços principais:
• __formalismo____ – as burocracias são essencialmente sistemas de normas;
• __impessoalidade__ – nas burocracias, os funcionários obedecem à lei e às normas;
• __profissionalismo__ – as burocracias são formadas por funcionários treinados e competentes. 
Questão 14: Segundo o pensamento weberiano, as duas principais organizações burocráticas do capitalismo são as __empresas capitalistas_____ burocráticas e o __Estado capitalista___ burocrático moderno. É importante destacar que Weber enfatizou a necessidade de uma burocracia __estatal___ forte e atuante – um __Estado__ burocrático capaz de alavancar o __desenvlvimento___ de um país. O que ele não poderia prever era o “gigantismo da __máquina estatal___” gerando a __ineficiência ___ no processo de gestão __pública___.
Questão 15: Como a burocracia enfatiza a hierarquia de __autoridade____, torna-se necessário um sistema capaz de indicar, de forma mais concreta, aqueles que detêm o poder. Nesse contexto, surgem os __símbolos___ ou sinais de __status___, com a finalidade de demonstrar a posição __hierárquica__ dos funcionários – como o uniforme, a localização da sala, do banheiro, do estacionamento, do refeitório etc. –, como meios de identificar quais são os principais __chefes__ da organização. 
 Questão 16: Na sociedade burocrática de base racional-legal:
• ocorre a dominação racional-legal de base técnica, __Meritocrática___;
• a fonte de legitimação são as __normas legais____, racionalmente definidas, e a crença na __justiça__ e nas __leis___. 
Questão 17: Uma das fontes de conflito está na diluição da __responsabilidade____ proporcionada pela burocracia. Na organização burocrática, ninguém é responsável por nada. Todos cumprem ordens. Os __chefes____, que gozam de todos os privilégios, são __invisíveis____ para o público. 
Questão 18: Na teoria neoclássica surgem novas categorias de análise: por exemplo, os sistemas __cooperativos___ e de __comunicação___, o processo de __tomada de decisões___, o exercício da __autoridade__, o gerenciamento das relações entre a organização __formal__ e a __informal__. 
Questão 19: O campo de estudo das funções administrativas se ampliou, com a inclusão das novas perspectivas de cooperação e decisão, e ganhou profundidade no estudo do controle, que evolui do “controle sobre a __execução do trabalho__” (controle das __tarefas__) para o “controle do __uso dos recursos__” e o “controle do __desempenho___e dos __resultados__”, com base em padrões preestabelecidos. 
Questão 20: Considerado um dos maiores teóricos de gestão e inventor da Administração como área de estudo, __Peter Drucker___ foi quem melhor estabeleceu a diferença entre ambos os conceitos, ao afirmar que “fazer as coisas certas” (_eficácia__) – foco no alcance dos __objetivos___ estabelecidos – é diferente de “fazer certo as coisas” (_eficiência_) – com __rapidez__, baixo custo e melhor __qualidade__. 
II) Responda a questão abaixo (1,0 ponto): 
Com base nos estudos da aula 10, discorra sobre as principais características da Teoria Neoclássica. 
Orientações para a atividade:
Esta etapa da AD2 será feita na própria Plataforma na ferramenta “Atividades”. 
Esta atividade está relacionada com as aulas 6 a 10 e vale 5,0 pontos.
Em caso de dificuldades na postagem da atividade, peça ajuda aos tutores a distância.
A atividade deverá ser entregue através dessa ferramenta até a data prevista no cronograma (até 01/05/2016).
Envie o arquivo em formato doc ou pdf.
Não deixe para postar a atividade no último dia.

Outros materiais