Buscar

Resumo Histologia Veterinária Glândulas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Histologia Veterinária – Glândulas
André Felipe Breda
1
	Serão abordadas nesse estudo sobre as glândulas como Hipófise, Tireóide, Paratireóide, Pâncreas e Adrenal. Cada qual com seus epitélios e funções.
Hipófise: Conhecida também como Glândula Pituitária, está localizada na Sela Túrcica e está ligada ao Hipotálamo. Possui origem embrionária dupla sendo Nervosa e Ectodérmica. Possui uma cápsula de Tecido Conjuntivo contínua com a rede de fibras reticulares, que suporta as células dos órgãos. É dividida em Adeno-Hipófise e Neuro-Hipófise. A Adeno-Hipófise possui 3 partes distintas (Pars distalis, Pars intermedia e Pars tuberalis), a Neuro-Hipófise também é dividida em 3 (Eminência mediana, Infundíbulo e Pars nervosa).
Adeno-Hipófise: Origina-se da bolsa de Rathke. A Pars distalis é constituída por células cromófilas (possuem afinidade com corante e são divididas em acidófilas e basófilas) e células cromófobas (possuem repugna ao corante), coberta por uma cápsula fibrosa e é constituída por cordões de células parenquimatosas, possuem ainda células foliculoestreladas que constitui boa parte da Pars distalis. A Pars intermédia contém pequenos cistos que são resquícios da bolsa de Rathke, estes cistos contém colóide e são revestidos por células cuboides. A Pars tuberalis possui delgadas camadas de tecido conjuntivo, altamente vascularizada, possivelmente é responsável pelo FSH e pelo LH. A Pars distalis possui glândulas Tireotróficas – TSH, Gonadotróficas tipo A – FSH, tipo B – LH, Corticotróficas – ACTH, Somatotróficas – GH e Lactotróficas – PRL.
Neuro-Hipófise: Origina-se de una invaginação do hipotálamo. A Pars nervosa possui pituícitos, corpos de Herring (acúmulos de grânulos de neurossecreção), axonios amielínicos, capilares fenestrados, não produz hormônios, apenas armazena.
Tireóide: Localizada na porção anterior do pescoço, secreta os hormônios tiroxina (T4), triiodotironina (T3) e calcitonina. Encontra-se imediatamente abaixo da laringe. É composta por lobo direito e lobo esquerdo que são conectados por um istmo. Pode ocorrer lobo adicional chamado de lobo piramidal. É envolvida por delicada capsula de tecido conjuntivo denso não modelado derivada da fáscia cervical profunda. Armazena suas secreções no lúmen do folículo. Estes folículos possuem um epitélio simples cuboide.
Paratireóide: É impossível existência de vida sem esta glândula, pois é responsável pela produção de PTH que regula os níveis de cálcio no sangue. Estão envolvidas por cápsulas de tecido conjuntivo, extensões dessas cápsulas de tecido conjuntivo penetram a glândula formando septos, acompanhados de vasos sanguíneos, linfáticos e nervos. Os septos servem de sustentação ao parênquima glandular, o qual consiste em cordões e aglomerados de células epiteliais circundadas por fibras reticulares. Seu parênquima é composto por células principais e células oxífilas. Principais sintetizam o paratormônio e as oxífilas são as fases inativas das principais.
Adrenais: Também conhecidas como supra-renais, são responsáveis pela produção de dois tipos de hormônios, os esteroides e as catecolaminas. Estão imersas em tecido adiposo. O parênquima da glândula está dividido em córtex supra-renal e medula supra-renal. O córtex supra-renal possui coloração amarelada e ocupa cerca de 80-90% da glândula e a medula supra-renal compreende uma parte escura e pequena no interior da glândula. No córtex são produzidos corticosteroides sintetizados a partir do colesterol. As adrenais estão envolvidas por tecido conjuntivo com tecido adiposo. O córtex é divido em três zonas, glomerulosa (Aldosterona e Desoxicorticosterona), fasciculada (Cortissol e Corticosterona) e reticulada (Deidropiandrosterona, Androstenediona e Glicocorticóides).
Pineal: É uma glândula fotossensível. Sua composição consiste principalmente de pinealócitos e células intersticiais. Pinealócitos são responsáveis pela secreção de melatonina, possuem fitas sinápticas com funções desconhecidas e proliferação noturna. A melatonina produzida pelos pinealócitos inibe a liberação de GH, FSH e LH.
Pâncreas: Combinação de glândula endócrina + exócrina. Suas células endócrinas são as Ilhotas de Langerhans. Regulariza o metabolismo da glicose, Insulina aumenta a captação de glicose, Glucagon estimula a mobilização dos estoques de glicose e de lipídeos. Somatostatina.
Outras glândulas: Adipócitos (Leptina), Coração (Fator Natriurético Atrial), Rim (Células Justaglomerulares), Testículos, Ovários e Placenta

Outros materiais