Buscar

Cidadania e Direitos Humanos - Sistema de Proteção e Garantias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema de Proteção e Garantias
- Rigidez constitucional
- Divisão dos Poderes
- Garantias de eficácia
- Meios de defesa jurisdicionais
Ações de Proteção e Garantias
- Entre as garantias constitucionais dos direitos humanos e fundamentais, encontra-se a ação popular, o mandado de segurança, o mandato de injunção, o habeas data e o habeas corpus.
- São espécies de garantias constitucionais, também denominadas de remédios constitucionais, como instrumentos postos de disposição dos indivíduos e dos cidadãos visando sanar, corrigir ilegalidades e abusos de poder que venham à prejudicar, negar direitos estabelecidos. São verdadeiras ações constitucionais.
Ações e Remédios Constitucionais
[Ação Popular]
A constituição de 1988 emprestou maior abrangência ao seu objeto e alcance, como se vê no artigo 5º, LXXIII.
Os pressupostos da demanda são três: a condição de cidadão brasileiro por parte do autor, pessoa natural no gozo dos seus direitos cívicos e políticos (devendo o indivíduo comparecer a juízo munido de seu título eleitoral), a ilegalidade do ato a invalidar --- infringindo as normas específicas que regem sua prática ou desviando-se dos princípios gerais que se norteiam a Administração Pública ---, e a levisidade do mesmo ato --- por desfazer o Erário ou prejudicar a Administração, bem como por ofender bens ou valores artísticos, cívicos, culturais, ambientais ou históricos da comunidade.
[Mandado de segurança individual e coletivo]
O mandado de segurança é uma ação civil de rito sumário, que objetiva tutelar direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, contra grave ameaça de lesão ou lesão à direito. Como ensina Michael Temer, “A CF, no Art. 5º, Inc. LXIX, assim como a lei 12016/09, fala em ilegalidade e abuso de poder. O mandado de segurança é conferido aos individuais para que eles se defendam de atos ilegais ou praticados com abuso de poder. Portanto, tanto os atos vinculados quanto os atos discricionários, são atacáveis por mandado de segurança porque a CF e a Lei Ordinária, ao aludirem a ilegalidade estão se reportando ao ato vinculativo e ao se referirem a abuso de poder estão se reportando ao ato discricionário.
O Mandado de Segurança Coletivo, previsto no Art. 5º, Inc LXX, alíneas a e b, é cabível nestas restritas hipóteses constitucionais.
Trata-se de mera ampliação das possibilidades de legitimados ativos, que tem interesse na obtenção de uma tutela coletiva comum (partido político).
Notas Pessoais
- Posso ampliar os deveres individuais (Garantias).
- Enquanto a CF/88 estiver em vigor, não poderão ser alteradas as garantias e deveres individuais de forma a suprimir, apenas a acrescentar.
- Coerência Lógica: em relação aos direitos e garantias individuais, pois ela é a garantia do seu direito para com o Estado.
- Prisão Provisória e Preventiva: cabe habeas corpus.
- Art. 84, CF/88: Responsabilidade da Presidência.
- Cidadão é aquele que vota e pode ser votado.
- Ação Popular visa a moralidade.
- Habeas Data: direito à informações (tenha dados)
- Habeas corpus: direito de ir e vir. (tenha corpo).
[Habeas Corpus e Habeas Data]
• O remédio Habeas Data é previsto no Art. 5º, LXXII, da CF. Pode-se afirmar que são suas finalidades precípuas a possibilidade de acesso à informações pessoais e sua eventual correção.
• Possibilita, assim, ao cidadão, obter acesso às informações que digam respeito à sua individualidade ou à comunidade na qual está inserido.
• Em última ratio, pode constituir exigência de acesso a documentos do Estado, quer sejam confidenciais ou não, e que, por vezes, podem ser reveladores de aspectos políticos de decisões de políticas públicas.
• O instituto Habeas Corpus figura no capítulo dos direitos e garantias individuais, no art. 5º, inc. LXVIII.
• Visa proteger o direito de locomoção contra seu constrangimento ilegal ou por abuso de poder.
PARA A PROVA:
- AS UNIÕES HOMOAFETIVAS (ART. 3º II)
- CARACTERÍSTICAS DOS DIREITOS HUMANOS
- DISCRIMINAÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER
- TORTURA E OUTROS MEIOS.

Outros materiais