Buscar

aula 06 unaes L. program. ESTRUTURAS DE CONTROLE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESTRUTURAS DE CONTROLE
1. OBJETIVOS
• Controlar o fluxo de execução dos algoritmos por meio das estruturas condicionais.
• Especificar blocos de comandos por meio de estruturas de repetição.
2. CONTEÚDOS
• Estruturas de controle.
• Estruturas condicionais.
• Estruturas de repetição.
3. ORIENTAÇÕES PARA O ESTUDO DA UNIDADE
Antes de iniciar o estudo desta unidade, é importante que você leia as orientações a seguir:
 Uma sugestão para leitura é a obra Fundamentos da Programação de Computadores. Para o estudo desta unidade, você poderá ler os capítulos: - "Estrutura condicional“ e "Estrutura de repetição".
ii. Utilize o ambiente de desenvolvimento de algoritmos VisuAlg para implementar os algoritmos disponíveis no tópico Exercícios Resolvidos. Além disso, aproveite para comparar a saída da sua implementação com a saída de cada algoritmo. Essas implementações serão fundamentais para seu aprendizado.
4. INTRODUÇÃO À UNIDADE
Nesta unidade, estudaremos as duas principais estruturas de controle utilizadas na elaboração de algoritmos e programas, conhecidas como estruturas condicionais e estruturas de repetição.
Como tivemos a oportunidade de aprender na unidade anterior, a execução de um algoritmo sempre segue um fluxo sequencial, que vai do início para o fim. Assim, com as estruturas de controle, podemos determinar como esse fluxo deverá ser executado. As estruturas condicionais possibilitam ao programador definir se um determinado bloco do algoritmo deve ou não ser executado. Nesse caso, a execução do bloco dependerá da avaliação de uma expressão lógica.Já as estruturas de repetição permitem ao programador executar um bloco de comandos por um determinado número de vezes, ou até mesmo executar esse bloco até que uma determinada condição aconteça.
5. ESTRUTURA CONDICIONAL
Quando você utiliza uma estrutura condicional na elaboração de um algoritmo, é possível selecionar, com base em uma ou mais condições, qual parte do algoritmo deverá ser executada.
Há dois tipos de estruturas condicionais:
1) Estrutura condicional simples.
2) Estrutura condicional composta.
Essas estruturas são representadas em linguagem algorítmica pela palavra reservada se.
Observe cada uma delas a seguir.
Estrutura condicional simples
Uma estrutura condicional simples permite ao programador definir que um bloco do algoritmo será executado se uma determinada condição ocorrer. Para definirmos uma estrutura condicional se, utilizamos o seguinte modelo:
Você pode entender a estrutura se da seguinte forma:
Se uma determinada condição ocorrer, entao o bloco de comandos será executado.
O bloco de comandos da Linha 3 do algoritmo anterior será executado apenas quando a condição especificada for verdadeira. Lembre-se de que a condição é uma expressão lógica, e, por isso, sempre retorna um valor verdadeiro ou falso.
Na Unidade 1, no tópico Elaboração e Representação de Algoritmos, é possível encontrar diversos exemplos de algoritmos construídos por meio de fluxogramas. Nesses algoritmos, você pode visualizar as estruturas condicionais, as quais são representadas por meio de um losango.
Nesse caso, a mensagem O valor informado é igual a zero será exibida na tela apenas
quando o valor da variável A for igual a zero.
Veja, no Quadro 1, alguns possíveis exemplos associados à variável A, bem como o resul
tado da avaliação da expressão condicional.
O algoritmo presente no Código 1 demonstra a utilização da estrutura condicional simples juntamente às expressões lógicas. Nesse exemplo, são utilizados os operadores de igualdade e os relacionais. Observe:
Estrutura condicional composta
Há outra maneira de controlar o fluxo de execução de um algoritmo: por meio de uma estrutura condicional composta. Ao contrário das estruturas condicionais simples, que executam um bloco de instruções apenas quando o valor da condição é verdadeiro, as estruturas condicionais compostas podem executar um determinado bloco de comandos quando a condição for verdadeira ou executar outro bloco de comandos quando a condição for falsa.
Uma condicional composta é definida pela seguinte estrutura:
Observe que, no algoritmo anterior, o bloco de comandos da Linha 2 será executado apenas quando o resultado da condição for verdadeiro. Em contra - partida, o bloco de comandos da Linha 4 será executado apenas quando a condição for falsa. Como uma condicional pode assumir apenas o valor verdadeiro ou falso, nunca será possível executar os dois blocos de comandos, ou seja, quando um bloco de comandos for executado, o outro não será.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando