Buscar

Leg Trib AP1 2010.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AP1
Período - 2010/1º
Disciplina: Legislação Tributária 
Coordenador: Prof. Doutor Afranio Faustino de Paula Filho
Aluno (a): ........................................................................................................................... 
Pólo: ...................................................................................................................................
Só será permitida a consulta a textos de lei sem comentários ou anotações.
Só serão aceitas resposta feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Não será feita revisão da questão quando respondida a lápis.
GABARITO
I – TESTE DO TIPO MÚLTIPLA ESCOLHA: (0,5 ponto cada questão) 
Os recursos provenientes da arrecadação de tributos são denominados:
Receira Originária
Receita de Terceiros
Receita derivada (X) (porque assim são denominados os recursos próprios)
Ingressos
A competência para instituir contribuições sociais é geral:
Comum
Privativa (X)
Cumulativa
Residual
II – LEIA COM ATENÇÃO AS AFIRMATIVAS ABAIXO E, ENTRE OS PARÊNTESES, ASSINALE “V” QUANDO JULGÁ-LAS CORRETAS OU “F” QUANDO ACHAR QUE SÃO FALSAS: (0,5 ponto cada questão) 
Considerando o IR (Imposto sobre renda e proventos de qualquer natureza), podemos classificá-lo, em face dos critérios estudados, como: Federal; incide sobre a renda; Direto; Progressivo; e Pessoal. V
Segundo o CTN-114, o fato gerador de um tributo é a situação definida em lei como necessária e suficiente à sua ocorrência. Daí pode-se inferir que o fato gerador do Imposto de Importação é a saída de mercadoria estrangeira na sua origem. F (entrada no território nacional)
Como base de cálculo do Imposto de Importação, podemos ter a unidade de medida adotada pela legislação tributária (alíquota ad valorem) ou o preço normal alcançado pelo produto, ou similar, à época da importação (alíquota específica). F (invertidos os nomes das alíquotas).
A exportação INDIRETA ocorre quando o estabelecimento industrial ou produtor emite a nota fiscal, com o fim de exportação, para destinatário comprador no Brasil, ao qual caberá a emissão de nota fiscal de venda ao comprador estrangeiro. V
III – PREENCHA AS LACUNAS: (0,5 ponto cada lacuna) 
O poder de tributar pode ser geral e EXTRAORDINÁRIO OU ESPECIAL. O poder geral se subdivide em PRIVATIVO, COMUM, múltiplo ou cumulativo e RESIDUAL. 
Como sujeito passivo do Imposto de Importação, podemos citar o IMPORTADOR (que promove a entrada do produto estrangeiro no país), o destinatário indicado por remessa postal internacional e ainda o ADQUIRENTE de mercadoria depositada em entreposto (para venda, exportação ou reexportação).
IV – RESPONDA: (1,0 ponto cada questão)
O poder público municipal realizou obra de pavimentação, que valorizou um casa que tinha vínculo com a Rua “A” e com a Rua “B”. Poderá ser cobrado duas vezes a contribuição de melhoria? R.: Não, se obra foi uma, a cobrança deverá ser única. O Fisco poderá cobrar apenas uma vez pela obra realizada, tendo em vista a sua singularidade. Sendo uma obra apenas, ocorreu apenas um fato gerador que será aquilatado na sua base de cálculo através do requisito custo total e valorização individual. (art. 81, do CTN). 
Passando por necessidades urgentes decorrentes de uma intensa chuva, que inundou a maior parte dos bairros, a Prefeitura de Cidade Feliz resolve instituir a cobrança de empréstimo compulsório a ser restituído no prazo de cinco anos, em moeda corrente. Em face do estudo realizado sobre o assunto, comente a iniciativa da prefeitura. R.: A iniciativa é ilegal, porque somente a União Federal pode instituir este tributo.
V – CORRELACIONE: 
Estabeleça a correspondência entre as duas colunas abaixo, referentes às diversas espécies de interpretação: (0,5 ponto cada acerto até o máximo de 2,0 ponto na questão)
	a) Lógica
	( ) Através dela o intérprete considera que o texto sob interpretação faz parte de um sistema jurídico, composto de inúmeras normas, que devem atuar em harmonia. 
	b) Sistemática
	( ) Através dela, o intérprete verifica que o legislador disse mais, foi mais amplo do que devia, não correspondendo aos valores e fatos da atualidade. 
	c) Teleológica
	( ) Através dela procura-se atingir a perfeita coerência do alcance das expressões constitucionais, analisando os períodos das leis e combinando-os mutuamente, por meio de raciocínio dedutível. 
	d) Restritiva
	( ) Através dela, objetiva-se determinar os fins a que se destina a norma sob interpretação. 
	Resp.: B; D; A; C
Boa prova!
RESUMO:
I = (1,0 ponto)
II = (2,0 pontos)
III = (3,0 pontos)
IV = (2,0 pontos)
V = (2,0 ponto)
TOTAL = 10,0 pontos

Continue navegando