Buscar

AULA 1

Prévia do material em texto

Conforme ensina FRANCO (1996), a contabilidade é a ciência que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.”
A contabilidade financeira preocupa-se em registrar os fatos administrativos (dos diversos segmentos econômicos) e reportá-los em relatórios próprios conhecidos por demonstrações contábeis, os quais são produzidos conforme as normas contábeis.
A empresa comercial transaciona entre dois mercados: fornecedor e consumidor. A empresa comercial, geralmente, tem sua margem de lucro menor do que a do produtor, pois seu ganho é basicamente na distribuição.
Para a empresa mercantil é fundamental maximizar a margem, além da eficiência na operação (compras e vendas), manter um bom controle dos inventários e uma eficiente sistemática de apuração de resultados.
Contabilmente, chamamos "mercadorias" todos os bens adquiridos por um estabelecimento comercial para serem revendidos. Esses bens são registrados na conta "Estoque de Mercadorias" ou "Estoques".
A compra de mercadorias refere-se ao ato através do qual a empresa comercial obtém a propriedade sobre os bens, objeto do seu comércio.
A venda de mercadorias é o ato através do qual a empresa comercial transfere a propriedade dos bens, objeto do seu comércio, obtendo sua principal fonte de receita.
Existem dois métodos contábeis para o registro das operações de compra e venda de mercadorias:
- Conta Mista Mercadorias (CMM): todas as operações com mercadorias, como compra e venda são registradas em um única conta, denominada "Mercadorias". A Conta Mercadorias assume o papel da conta Estoque quando as mercadorias são adquiridas e da conta Vendas (receita) quando são vendidas.
O saldo da conta mercadorias refere-se ao resultado com mercadorias (RCM) apurado no período, ou seja, se devedor, indica que houve prejuízo com mercadoria e se credor, indica que houve lucro.
- Conta Mercadoria com função desdobrada: consiste em desdobrar a conta mercadorias em tantas quantas forem necessárias para registrar todas as operações com mercadorias. As contas utilizadas são: Estoque, (Mercadorias), Compras, Vendas e Custo das mercadorias vendidas.
O custo das mercadorias vendidas é:
CMV = Estoque inicial + Compras - Estoque final
O resultado com mercadorias (RCM) é:
RCM = Vendas - CMV
Métodos de contabilização das Operações com mercadorias
Os principais regimes para controlar os estoques são o inventário periódico e o inventário permanente.
Inventário Periódico: Os estoques existentes são avaliados na data de encerramento do período contábil, geralmente através da contegem física. Este inventário facilita na apuração dos custos das vendas e do resultado com mercadorias, porém, é falho, podendo ocorrer fraudes ou desvios.
Inventário Permanente: pressupõe um controle contínuo de estoque de mercadorias, possibilitando conhecer a qualquer momento o saldo do estoque e o custo das vendas.
Geralmente as empresa realizam procedimento de verificação in loco dos estoques, fazendo uma contagem física e verificando se batem com os registros contábeis. Esse procedimento é conhecido como "Consistência do Inventário" (fechado para balanço).
O registro das operações com mercadorias se dá pelas combinações:
- Inventário periódico com uso da Conta Mista Mercadorias
- Inventário periódico com uso da conta Mercadorias com função desdobrada
- Inventário permanente com uso da Conta Estoque substituindo a conta Mercadorias
A CMM (conta mista de mercadorias) é uma conta transitória, ou seja, deverá ser aberta no início do período e encerrada no final, sendo o saldo apurado nesta conta o resultado (lucro ou prejuízo) das operações com mercadorias.

Continue navegando