Buscar

APOL 2 DE SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL E EMPRESARIAL

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Mais de 30 anos separam os ganhadores do prêmio Nobel de Economia: 1976 Milton Friedman e 2009 Elinor Ostrom. Além da distância temporal, há uma enorme diferença de abordagens. Enquanto a abordagem de Friedman delimita a atuação das empresas ao âmbito exclusivamente privado, a abordagem de Ostrom nos inspira a considerar o aspecto ambiental e politico. E essa comprensão trascende o ambiente interno das organizações. Como explica Klaus Schwab, fundador e executivo chefe do Fórum Econômico Mundial em seu artigo ”Global Corporate Citizenship”, as corporações globais não têm somente licença para operar, mas também o dever civil de contribuir para o bem-estar no mundo em cooperação com governos e sociedade civil. Isso pode incluir, entre outros, mudanças climáticas, corrupção, educação, pobreza e disponibilidade de água potável. Desafios para os quais a proposta de coprodução poderá ajudar a encontrar alguns caminhos de superação.
 
RSE de Friedman à coprodução por Janice Mileni Bogo e Mauricio C. Serafim
Disponível em: ALDEIA – vol 9 – No. 1 – jan/jun 2010
 
Com base no texto acima, avalie as afirmações e assinale a opção CORRETA
I - Segundo Milton Friedman, é papel das empresas desenvolver programas de ação social nas comunidades.
 
PORQUE
II - De acordo com Elinor Ostrom, as empresas têm o dever de promover o bem-estar social apoiando o governo e a sociedade civil.
 
	
	A
	As duas proposições são verdadeiras.
	
	B
	A proposição I é verdadeira, mas a II é falsa.
	
	C
	A proposição I é verdadeira, mas a II contradiz a I.
	
	D
	A proposição I é falsa, e a II é verdadeira.
	
	E
	As duas proposições são falsas.
Questão 2/5
O que significa dizer que o executivo da empresa tem uma “responsabilidade social” em sua capacidade como empresário? Se essa afirmação não for pura retórica, deve significar que ele tem que agir de alguma forma que não seja no interesse de seus empregadores. Por exemplo, que ele deve se abster de aumentar o preço do produto para contribuir com o objetivo social de prevenir a inflação, embora um aumento de preços estivesse no melhor interesse da corporação. Ou que ele deve gastar para reduzir a poluição além da quantidade que seja para o melhor interesse da corporação ou exigida por lei, de maneira a contribuir com o objetivo social de melhorar o meio ambiente. Ou que, à custa dos lucros da corporação, ele deva contratar desempregados de longa data ao invés de trabalhadores mais qualificados, de forma a contribuir com o objetivo social de reduzir a pobreza.
FRIEDMAN, Milton. A responsabilidade social das empresas é aumentar os seus lucros Publicado em 10 de agosto de 2014 | por Milton Friedman
Disponível em: http://www.libertarianismo.org/index.php/artigos/responsabilidade-social-empresas-aumentar-lucros/
Segundo o pensamento de Milton Friedman
I - A conta da responsabilidade social termina sendo paga pelos funcionários ou os consumidores.
II - A responsabilidade social é atribuição do governo mediante a cobranza e o destino dado às taxas de impostos cobrados.
III - Não é função das empresas asumirme a responsabilidade social.
 
Marque a alternativa CORRETA
	
	A
	Só a II é correta.
	
	B
	A I e a III são corretas, apenas.
	
	C
	Apenas a II e a III são incorretas.
	
	D
	Nenhuma é correta.
	
	E
	A I, a II e a III são corretas.
Questão 3/5
O que Weber chamou de racionalização caracteriza-se pelo triunfo da ciência e da técnica sobre outras formas de organização da vida. Essa racionalização possui aspectos positivos e negativos. Sobre essa temática relacione a Coluna A (aspectos positivos ou negativos) com a Coluna B (consequências desses aspectos).
	Coluna A
	Coluna B
	1. Aspectos positivos
	(   ) Organiza o conhecimento
	2. Aspectos negativos
	(   ) Excesso de regras e normas
	 
	(   ) Desenvolvimento da ciência
	 
	(   ) Perda de autonomia e individualidade
	
	A
	1, 1, 2, 2
	
	B
	1, 2, 1, 2
	
	C
	2, 1, 2, 1
	
	D
	2, 2, 1, 1
Questão 4/5
Mas a doutrina de “responsabilidade social” levada a sério estenderia o escopo do mecanismo político para todas as atividades humanas. Ela não difere filosoficamente da mais explícita doutrina coletivista. Difere apenas ao professar que fins coletivistas podem ser atingidos sem meios coletivistas. É por isso que em meu livro Capitalismo e Liberdade, eu a chamei de uma “doutrina fundamentalmente subversiva” em uma sociedade livre, e disse que em tal sociedade, “existe uma, e apenas uma, responsabilidade social das empresas – a de usar recursos e se dedicar a atividades destinadas a aumentar seus lucros, contanto que permaneça dentro das regras do jogo, o que significa dizer, participar de uma competição livre e aberta, sem enganação ou fraude.”
Disponível em: Artigo publicado originalmente no The New York Times Magazine, em 13 de Setembro de 1970. // Tradução por Felipe Alessandro. Revisão por Matheus Pacini. | Artigo original.
De acordo com o texto assinale a alternativa CORRETA.
	
	A
	A responsabilidade social nada tem a ver com as políticas públicas.
	
	B
	A doutrina coletivista é incompatível com a doutrina da responsabilidade social.
	
	C
	A principal responsabilidade social das empresas é gerar lucros respeitando as leis vigentes.
	
	D
	Responsabilidade social e lucro empresarial são incompatíveis.
	
	E
	As empresas que se desenvolvem mediante fraudes devem ter uma responsabilidade social maior.
Questão 5/5
Sobre as diferenças apresentadas por Durkheim quanto as sociedades tradicionais e sociedades modernas, relacione a Coluna A (tipo de sociedade) com a Coluna B (características da sociedade).
 
	Coluna A
	Coluna B
	 1. Sociedade tradicional
	(   ) Pouca divisão do trabalho
	 2. Sociedade moderna
	(   ) Grande divisão do trabalho
	 
	(   ) Baixa especialização
	 
	(   ) Alta especialização
	
	A
	1, 1, 2, 2
	
	B
	1, 2, 1, 2
	
	C
	2, 1, 2, 1
	
	D
	2, 2, 1, 1
	
	E
	1, 1, 1, 2.

Continue navegando

Outros materiais