Buscar

Prova de Lógica Clássica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA
Questão 01
	Identifique o seguinte silogismo:
		Se nenhum solteiro é casado.
		E todo celibatário é solteiro.
		Então, nenhum celibatário é casado.
	É um silogismo de 2º modo, da 1ª figura. Neste tipo de silogismo, a primeira premissa é universal negativa; a segunda premissa é universal afirmativa; e a conclusão é universal negativa.
Questão 04
	Qual a objeção à inferência dedutiva encontrada no texto “O que a tartaruga disse para Aquiles”? (texto: “Sentido, verdade e argumentação”)
	A inferência dedutiva expressa no texto citado termina em aporia, pois cai no regresso ao infinito gerado pela lei da transitividade.
	Explica-se: a lei da transitividade afirma que, se duas coisas são iguais a uma terceira, logo são iguais entre si (se A = B e B = C, então A = C). Porém, para chegar a essa conclusão, é preciso utilizar uma nova proposição que confirme a validade das primeiras (A/B). Isto é, a dificuldade em provar o próprio postulado (axioma) é o que gera a necessidade de encontrar outro que o comprove. Seguindo esse princípio, o regresso ao infinito é inevitável.
Questão 08
	Por que é dito que a indução não produz certeza?
	A indução busca fazer generalizações e criar postulados a partir de experiências particulares, transcendendo-as. Ela enumera uma dada propriedade encontrada em um grupo de objetos semelhantes e, posteriormente, considera que todos os objetos do gênero possuem a mesma propriedade. Por exemplo: observam-se vários cisnes brancos e, a partir disso, considera-se que todo cisne é branco.
	Porém, essa generalização extrapola os limites que uma experiência particular impõe, transformando hipóteses em certezas. Se não foram observados todos os objetos do gênero, não se pode afirmar que todos possuem a mesma propriedade. Assim, se aparecer um objeto diferente, todo o sistema desmorona (como aconteceu quando encontraram um cisne negro).
	Por isso, se diz que a indução não produz certeza, apenas hipóteses que necessitam de comprovação.
Questão 09
	Como você vê a importância da lógica para a filosofia a partir do que foi discutido no curso?
	Uma vez que a filosofia trabalha com leitura e escrita de textos, a lógica é útil para um melhor desempenho nessas tarefas. Com a lógica é possível organizar, desenvolver e compreender de modo mais eficiente o conjunto de argumentos expostos num texto, a articulação de assuntos que um autor utiliza para dar coesão aos seus escritos, e os paradoxos de certos temas filosóficos.
	Além disso, o conteúdo aprendido no curso de lógica favorece o entendimento de outros temas abordados no curso de filosofia antiga.

Outros materiais